Notícias

ANJE cria Centro de Incubação Virtual

08.07.2005


  PARTILHAR




Cátia Mateus

A ASSOCIAÇÃO Nacional de Jovens Empresários (ANJE) prepara-se para criar o Centro de Incubação Virtual ANJE (CIVA). A nova estrutura pretende transportar para o universo virtual tudo o que é possível realizar num usual centro de incubação empresarial. O CIVA resulta de uma parceria entre Portugal, Espanha e França e, apesar de ainda não ter sido oficialmente lançado, conta já com seis empresas incubadas.

Na base da criação do CIVA está, segundo Mário Genésio, director de infra-estruturas da ANJE, «a constatação de que o mundo empresarial português tem vários problemas que urge resolver. Nomeadamente a existência de assimetrias regionais no apoio ao empreendedorismo jovem ou até a falta de dados sobre indicadores económicos que permitam avaliar uma ideia de negócios».

Para colmatar estas lacunas, e outras, a ANJE criou a partir do seu sítio na Internet uma estrutura — www.anje.pt/civa — que «permite ao empresário, a partir do universo virtual, criar e gerir a sua empresa, promovendo o intercâmbio com clientes e parceiros», explica Mário Genésio.

O centro de incubação virtual já conta com seis empresas incubadas, embora ainda esteja em teste. O director de infra-estruturas da ANJE esclarece que as grandes vantagens do CIVA se centram numa «economia de meios, fortalecimento das relações com parceiros empresariais estrangeiros e aproveitamento do grande potencial da net enquanto ferramenta de negócios».

Mário Genésio espera que esta estrutura ajude a dar o «empurrão» que falta a quem pensa empreender, mas nunca deu o primeiro passo.

No projecto, a ANJE investirá cerca de 300 mil euros em dois anos. A associação está neste momento a concluir a fase de desenvolvimento do CIVA e até 2006 consolidará a exploração do centro de incubação virtual. Mário Genésio faz questão de frisar que, «apesar de se tratar de uma plataforma web, o CIVA está apto a incubar qualquer tipo de negócio e não apenas empresas ligadas às novas tecnologias».

Uma vez concretizado, este centro de incubação passará a integrar a Red Europea de Info-viveros Virtuales, do qual já fazem parte os parceiros do projecto Espanha e França.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS