Notícias

150 talentos na mira da Novabase Neotalent

150 talentos na mira da Novabase Neotalent

A tecnológica Novabase reestruturou a sua unidade de IT staffing e reposicionou-se no mercado sob a chancela Novabase Neotalent. Célia Vieira lidera a nova unidade de negócio, numa das áreas mais exigentes e competitivas do mercado de recrutamento. Nos primeiros nove meses do ano a marca recrutou 400 profissionais. Até ao final do ano tem mais 150 contratações para realizar. Ao Expresso, Célia Vieira  falou de um mercado de trabalho onde são os candidatos quem dita as regras.

04.11.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



“O mercado das Tecnologias de Informação é marcado por uma grande assimetria entre a oferta e a procura, que o torna completamente candidate driven”. Por outras palavras, garante Célia Vieira, managing director da Novabase Neotalent, a unidade de negócio de IT staffing (contratação tecnológica) da Novabase, “é o candidato quem decide quem quer ouvir e cabe às empresas serem diferentes e ter a melhor proposta de valor para os conseguir atrair”. Esta e outras características do mercado de trabalho no sector levaram a tecnológica a repensar a sua posição no início deste ano, e iniciar um processo de reposicionamento onde o mercado internacional tem papel de destaque. Fruto da nova estratégia, a Novabase Neotalent recrutou 400 profissionais altamente qualificados nos primeiros nove meses do ano e antes do fecho de 2016 deverão ainda entrar na empresa 150 novos talentos. Contas feitas, a tecnológica assegura em 2016 a criação de 550 postos de trabalho.

As novas formas de relacionamento entre candidatos e recrutadores impuseram ao mercado novas regras. “Os canais são mais rápidos e diretos, mas muito transparentes, expondo muito mais aquilo que empresas e candidatos são”, explica Célia Vieira. Este processo é tão mais importante num sector como as tecnologias de informação onde o recrutamento é cada vez mais global. “Não existem fronteiras para o talento e o nosso país está particularmente sujeito a esta pressão internacional: formamos excelentes profissionais de IT, que vêem facilmente os seus conhecimentos e experiências remunerados duas ou três vezes mais lá fora do em quem Portugal”, explica a managing directo da Novabase Neotalent que reconhece que “o mercado é cada vez mais global, integra players comercialmente muito agressivos e talento cada vez mais escasso e exigente”.

Este contexto desafiante inspirou segundo a líder o novo posicionamento da Neotalent, “mais global e ambicioso”. Segundo Célia Vieira, ”o foco das soluções da Novabase Neotalent passa por capacitar as empresas com profissionais de excelência, capazes de facilitar a transformação positiva do seu negócio. Para isso conta com o conhecimento de mais de 2500 especialistas que compõem o universo Novabase e metodologias como o Design Thinking, entre outras”. A grande aposta da empresa em matéria de internacionalização é o mercado espanhol onde a Novabase Neotalent já está presente com uma operação que conta com 150 profissionais. O objetivo de Célia Vieira é continuar a explorar novos mercados/geografias e a testar localmente os modelos de negócio mais adequados aos clientes.

O cumprimento destes objetivo passa, naturalmente, pela capacidade da empresa atrair talentos de topo. As 400 contratações formalizadas até setembro deste ano representam segundo a diretora um crescimento de 15% face a 2015. Com 150 recrutamentos para realizar ainda este ano, as prioridades de Célia Vieira vão para profissionais com competências ao nível da programação Java, .Net, consultores de plataformas Outsystems, business intelligence e business analysts. Para 2017, a empresa deverá continuar o ritmo de contratações. Célia Vieira reconhece, contudo, que o bom momento que se vive no mercado tecnológico é também um momento de desafios acrescidos. “Há uma tendência de crescente interesse das multinacionais em optarem por Portugal para localizar os seus centros de nearshore. Esta tendência vai contudo acentuar o gap entre a oferta e a procura de talento, aumentando o turnover e inflacionando os salários, que já são significativamente superiores em IT face aos restantes sectores”, confirma.



OUTRAS NOTÍCIAS
Grupo NORS procura talentos

Grupo NORS procura talentos


Chama-se Growing e é o programa formativo e de deteção de talentos da Nors, que desde 2014 abre as portas da empresa a novos talentos. Nesta fase, o objetivo do grupo é ref...

Empresas procuram gestores de RH

Empresas procuram gestores de RH


No último mês, o número de oportunidades de emprego para gestores ou diretores de Recursos Humanos, divulgadas no Expresso Emprego (versão impressa e plataforma online expre...

E você, é imune ao desemprego?

E você, é imune ao desemprego?


Competências sociais (de relacionamento humano) e de raciocíonio matemático. São estes, segundo o professor de Harvard, David Deming, os dois grandes trunfos dos profissiona...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS