Notícias

“É indispensável  inovar na procura ativa de emprego”

“É indispensável inovar na procura ativa de emprego”

Luísa Pestana tem um percurso que já se torna raro nos dias que correm. A recém-nomeada diretora de Recursos Humanos da Vodafone Portugal consolidou toda a sua carreira dentro da mesma empresa e diz que se sente bem onde está.
17.02.2012 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Integrou a equipa da Vodafone Portugal aos 23 anos, logo após sair da universidade, como analista de negócio. Ainda a empresa tinha a designação de Telecel. Quatro anos depois, com a entrada em Bolsa da Telecel, assumiu a função de adjunta do diretor na recém-criada Direção de Relações com Investidores. Pouco depois, acabou por assumir a direção do departamento até 1999, altura em que foi nomeada diretora de Comunicação, Apoio à Gestão e Responsabilidade Social da Vodafone Portugal. Atualmente lidera a gestão de RH da empresa e é Presidente da Comissão Executiva da Fundação Vodafone Portugal, entidade vocacionada para as políticas de apoio à edificação da Sociedade de Informação no país e para as grandes intervenções na área da responsabilidade social.

Um percurso trilhado dentro da mesma organização que Luísa Pestana reconhece que já ser raro. A Vodafone Portugal integra atualmente uma equipa de 1500 colaboradores. A responsabilidade de gerir os seus destinos é para a diretora de recursos humanos um imenso desafio que “passa por definir estratégias e colocar em prática políticas de acordo com a missão, valores e cultura da empresa”, explica Luísa Pestana adiantando que “o grande objetivo é adequar e melhorar as competências dos colaboradores de modo a responder aos desafios do mercado”.

Com uma média etária que ronda os 38 anos, os colaboradores da Vodafone Portugal são maioritariamente homens ligados às áreas da engenharia, finanças e marketing, mas há também perfis com outras valências. A diversidade é de resto a tónica dominante nesta empresa que tem neste momento em marcha o curso Discover Vodafone Graduates Programe. “Trata-se de um programa reconhecido como estratégico ao nível da gestão do capital humano da empresa, introduzindo novas competências e novas formas de pensar, com o objetivo de captar e reter jovens com elevado potencial para a Vodafone”, explica Luísa Pestana. Segundo a líder dos recursos humanos da empresa, o objetivo surgiu com a missão de levar os recém-graduados de elevado potencial a conhecerem o mercado das telecomunicações. “Durante um ano, os novos graduates, têm a possibilidade de conhecer funções diferentes e participar em projetos onde poderão deixar a sua marca”, enfatiza. E esta questão da diferenciação é para Luísa Pestana deveras importante no momento de recrutar.

A Vodafone irá, à semelhança do que acontece todos os anos, aumentar os seus quadros em 2012, mas sempre tendo como base a evolução do mercado, da economia e das necessidades diagnosticadas nas diferentes áreas da empresa. O recrutamento inicia-se, numa primeira fase, com testes online e de aptidão verbal e motivacional. Depois, seguem-se outras provas específicas e uma ou mais entrevistas pessoais. Neste processo conta, e muito, o sentido ético, crítico e de cidadania dos candidatos, bem como a sua capacidade de iniciativa, de análise, de comunicação oral e escrita e de fluência em inglês.

Para Luís Pestana o enquadramento na cultura da empresa não é menos importante neste processo. A maioria dos candidatos provem de instituições de ensino de referência, mas para a especialista, tão ou mais importante que o percurso académico, para triunfar no mercado na atual conjuntura “é indispensável que os candidatos se diferenciem pelo valor que poderão acrescentar á organização, visto que há inúmeros candidatos ao mesmo lugar”. E a este respeito Luísa Pestana alerta também: “é indispensável inovar na procura ativa de emprego e recorrer a ferramentas alternativas às tradicionais, como as redes sociais e os currícula em formatos diferenciadores”.
Procura constante de oportunidades de emprego, boas competências profissionais e uma boa apresentação curricular, são fatores-chave para encontrar emprego na conjuntura atual e a líder dos recursos humanos da Vodafone Portugal deixa ainda um conselho: “é indispensável acrescentar valor a tudo o que fazemos e para isso há princípios que não podem ser esquecidos, como a disciplina, o rigor e a competência”.

Luísa Pestana
41 anos
Diretora de Recursos Humanos da Vodafone Portugal
Formação:
É licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

Percurso:
Iniciou a carreira como analista de negócio na área técnica da Telecel, tinha então 23 anos. Cresceu na empresa e acompanhou a sua evolução até ao cargo que hoje ocupa. Foi ajdunta do diretor de Relações com Investidores, uma área criada na sequência da entrada em Bolsa da Telecel, e chegou a diretora da área. Foi ainda diretora de Comunicação, Apoio à Gestão e Responsabilidade Social da Vodafone, antes de assumir o cargo que agora ocupa na direção de RH e de Presidente da Comissão executiva da Fundação Vodafone Portugal.

Maior desafio da carreira:
As funções que tem alcançado são sempre o seu grande desafio em termos pessoais e profissionais, mas salienta no seu percurso o cargo na direção de Relações com Investidores, “pela sua especificidade e importância” como um momento importante da sua carreira.

Princípio de gestão:
“Considero indispensável acrescentar valor a tudo quanto fazemos e para tal há princípios que não podem ser esquecidos como a disciplina, o rigor e a competência”.

Família:
Casada e mãe de dois filhos.

Hóbis:
Dedica os seus tempos livres à família e à prática do seu desporto de eleição, o mergulho, mas também ao ski e a idas regulares ao ginásio.

Lema de vida:
“Projeto o melhor, espero o pior e aceito com o mesmo ânimo o que Deus quiser”.



OUTRAS NOTÍCIAS
Organizações mais humanas

Organizações mais humanas


Nunca tanto como agora as questões ligadas à gestão de pessoas e talentos assumiram tanta importância. Num cenário de adversidade nacional que tem feito vítima...

Um negócio para travar fumadores

Um negócio para travar fumadores


A crise não fez tremer Hugo Lourenço Silva quando em finais do ano passado decidiu implantar em Portugal um conceito de cessação tabágica por terapia soft laser, j&a...

Gestão de PME em curso

Gestão de PME em curso


Março é o mês de arranque da 19ª edição do curso de Empreendedorismo e Gestão de PME. A formação é promovida pela UpSkills, tem duração de 72 horas e assume como missão dotar os participantes das comp...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS