IT Operations Manager (M/F)
Adecco Recruitment
19.11.2024 | Castelo Branco, Portugal | Referência: 2231939
PARTILHAR
Descrição da Função
A Adecco Recrutamento Especializado está à procura de um profissional Gestor de Projeto de Sistemas de Informação para um cliente no distrito de Castelo Branco - contrato direto com cliente. Esta oportunidade é 100% presencial num ambiente colaborativo e desafiador.
O Gestor de Projeto de Sistemas de Informação é responsável pela gestão dos sistemas de informação de 2 locais (Fundão e Guarda) e garante a gestão dos recursos e operações diárias, bem como a fiabilidade dos sistemas de informação.
Atividades Principais
- Responsável pela segurança dos sistemas de informação, o Gestor de Projeto SI gere as ferramentas e as infraestruturas informáticas e de comunicação em Portugal (equipamento, redes e software), em conformidade com a política e estratégia do grupo;
- Planificar, organizar, liderar e controlar todas as atividades relacionadas com projetos de SI para garantir o seu sucesso dentro dos prazos definidos;
- Colaborar com as Direções de SI centrais e equipas operacionais locais, gerindo os serviços portugueses existentes;
- Garantir a operacionalidade dos sistemas locais e fornecer suporte aos utilizadores;
- Contribuir para a otimização e eficiência do processo industrial;
- Assegurar a entrega dos projetos locais dentro do cronograma e orçamento;
- Implementar e monitorizar a implementação de projetos informáticos do Grupo;
- Garantir a segurança das atividades informáticas do Polo;
- Elaborar planos de projeto detalhados, incluindo as etapas, os recursos necessários e os prazos do projeto;
- Servir como ponto de contacto principal para todas as questões relacionadas com os projetos, tanto a nível interno como externo;
- Organizar e conduzir reuniões regulares para manter as partes interessadas informadas sobre o progresso do projeto e resolver quaisquer problemas;
- Realizar estudos funcionais e técnicos, em colaboração com as equipas operacionais locais e a DSI do Grupo;
- Identificar os riscos potenciais para os projetos e desenvolver estratégias de mitigação;
- Responder rapidamente aos problemas identificados durante a execução dos projetos e implementar / propor soluções eficazes;
- Monitorizar com detalhe o progresso dos projetos face ao plano definido e ajustar os recursos ou as estratégias de acordo com as necessidades;
- Avaliar a qualidade das realizações e garantir que cumprem as normas e os requisitos definidos;
- Antecipar as necessidades de mudança organizacional decorrentes dos projetos e facilitar a transição;
- Comunicar eficazmente as mudanças planeadas e seus impactos às partes interessadas;
- Manter documentos completos e precisos relacionados aos projetos, incluindo relatórios de progresso e cronogramas;
- Preparar relatórios regulares sobre o estado dos projetos para apresentar à Direção e aos stakeholders;
- Assegurar a gestão e manutenção dos sistemas de informação existentes nas instalações;
- Atualizar o plano de continuidade do negócio (procedimentos, backup, etc.);
- Gerir os equipamentos de infraestrutura, estações de trabalho, telefones e todas as ferramentas de comunicação;
- Monitorar a resolução de incidentes e mapear riscos para garantir a continuidade da atividade;
- Gerir os pedidos de serviço e monitorizar o acesso aos sistemas e dados;
- Implementar processos de gestão de mudanças de SI e garantir alinhamento com políticas de segurança do Grupo;
- Promover novas ferramentas informáticas junto das equipas;
- Fornecer suporte técnico aos utilizadores internos;
- Avaliar as novas tecnologias e definir a sua relevância para a organização;
- Organizar, supervisionar e controlar o trabalho de fornecedores recorrentes e/ou regulares;
- Realizar regularmente convocatórias e benchmarks para controlar a eficácia dos fornecedores;
- Negociar contratos e acordos com fornecedores informáticos;
- Facilitar uma comunicação eficaz entre a equipa informática e os stakeholders;
- Colaborar com outros departamentos para atender às necessidades tecnológicas da empresa.
Perfil
- Licenciado preferencialmente em engenharia de sistemas de informação;
- Pelo menos 5 anos de experiência em gestão de projetos num ambiente industrial;
- Bom domínio de inglês e/ou francês;
- Boa compreensão da gestão de projetos, nomeadamente a implementação de ERP e infraestrutura;
- Comunicação clara junto das equipas multidisciplinares sobre os projetos;
- Boas capacidades de organização e de priorização;
- Capacidade de tomar decisões e contribuir com soluções na gestão de projetos do Grupo;
- Capacidade de criar dashboards regulares e concisos sobre o progresso dos projetos;
- Orientado para os resultados e o cumprimento de prazos.