Recursos humanos em
debate
"Os recursos humanos na
base do desenvolvimento das comunicações" foi o tema
que esteve em debate em mais um seminário organizado pela Associação
Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações que abordou
temas como as tendências internacionais na gestão do talento,
a formação comportamental, a gestão dos quadros de
elevado portencial, a avaliação dos recursos humanos e a
procura e oferta nas Tecnologias, Media e Telecomunicações.
O seminário teve lugar no passado dia 26 de Fevereiro no Hotel
Altis Park, em Lisboa, e contou com a presença de diversos oradores
das mais diversas áreas ligadas aos recursos humanos, novas tecnologias
e telecomunicações.
Com a diversidade de temas abordados muitas foram as conclusões
a que se chegou.
Para grande parte dos participantes a mais valia das organizações
passa pelo seu valor humano, pelo que consideram necessário descobrir
e seleccionar candidatos maximizando a satisfação de clientes
e candidatos. Fernando Neves de Almeida, managing-partner da Boyden, foi
um dos oradores presentes enquadrado no tema "Tendências Internacionais
na Gestão do Talento Criativo". A sua apresentação
incidiu sobre a necessidade de tomar algumas medidas importantes no sentido
de saber seleccionar e gerir talentos criativos. Disse ainda que "não
há pessoas boas ou más; há, sim pessoas adequadas
ao momento estratégico e cultura da empresa.", opinião
partilhada pelos restantes oradores que consideram mesmo que os maus resultados
numa empresa advêm, geralmente, do excessivo tempo que as pessoas
ficam no mesmo sitio, deixando de ser adequadas para a empresa.
A Associação
A Associação
Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações bate-se
pela divulgação do mercado das comunicações
e tenta contribuir para o debate e estudo de pontos de interesse ligados
às novas tecnologias da informação, passando pelo
intercâmbio entre diferentes associações nacionais
e estrangeiras. Surgiu em 1984 e alcançou em 1987 o estatuto de
organização de utilidade pública. Em 1985 publica
o primeiro número da revista "Comunicações"
e em 1998 lança o seu site na Internet. Conta actualmente com cerca
de 1500 sócios individuais e cem associados institucionais.
SW