Carreiras

Perfil



01.01.2000



  PARTILHAR




Eng. Técnico Agrário

Perfil

Nesta profissão é importante o gosto por actividades no meio rural, desde a lavoura, a pecuária ou a florestação. A forte relação com o meio ambiente, desenvolve nestes profissionais uma preocupação fundamental que está presente no trabalho a ser desenvolvido. Por exemplo, na aplicação de pesticidas o Eng. Técnico Agrário deve ter o cuidado porque a sua utilização em excesso pode colocar em risco os lençóis de água.
Ter espírito para trabalhar em equipa também é fundamental, uma vez que desenvolvem muitas vezes tarefas com os engenheiros agrónomos, veterinários, biotécnicos, etc.

A formação dos Eng. Técnicos Agrários consiste num bacharelato na área das ciências agrárias, podendo tirar uma especialização ou uma licenciatura que lhe transfere o título de Eng. Técnico para Engenheiro.
As principais disciplinas são a biologia, a botânica e as tecnologias. Para além de um bom conhecimento das ciências agrárias, é importante possuir conhecimentos informáticos e de línguas para ser capaz de responder às futuras solicitações do trabalho.

Após a formação, o Eng. Técnico inicia a sua carreira no sector público com um estágio de 12 meses. A progressão vai depender do seu mérito, do tempo de serviço e das vagas, sendo menos rápida do que no sector privado.
Neste, o estágio é de seis meses e a evolução da carreira depende da empresa (da dimensão, do tipo de actividade, etc).


Bacharelatos e Licenciaturas

Engenharia Agrária Esc. Sup. Agrária de Ponte de Lima do Inst. Politéc. de Viana do Castelo

Esc. Sup. Agrária de Santarém do Inst. Politéc. De Santarém

Escola Superior Agrária de Viseu do Inst. Politéc. De Viseu Engenharia Agrária e Desenvolvimento Regional Escola Superior Agrária de Elvas do Inst. Politéc. De Portalegre Engenharia Agrícola, variante de Hortofruticultura Escola Superior Agrária de Viseu do Inst. Politécnico de Viseu Engenharia Agrícola, variante de Zootecnia Escola Superior Agrária de Viseu do Inst. Politéc. de Viseu Engenharia Agro-Alimentar Esc. Sup. Agrária de Santarém do Inst. Politéc. De Santarém Engenharia Agro-Florestal Esc. Sup. Agrária de Beja do Inst. Politéc. de Beja Engenharia Agro-Pecuária Esc. Sup. Agrária de Coimbra do Inst. Politéc. de Coimbra

Esc. Sup. Agrária de Beja do Inst. Politéc. de Beja Engenharia das Indústrias Agro-alimentares Esc. Sup. Agrária de Viseu do Inst. Politéc. de Viseu Engenharia de Produção Esc. Sup. de Estudos Industriais e de Gestão do Inst. Politéc. do Porto (Vila do Conde) Engenharia de Produção Animal Esc. Sup. Agrária de Santarém do Inst. Politéc. de Santarém Engenharia de Produção Florestal Esc. Sup. Agrária de Castelo Branco do Inst. Politéc. de Castelo Branco Engenharia Rural Esc. Sup. Agrária de Castelo Branco do Inst. Politéc. de Castelo Branco Engenharia Hortícola e Paisagista Esc. Sup. Agrária de Ponte de Lima do Inst. Politéc de Viana do Castelo Engenharia Alimentar Esc. Sup. Agrária de Coimbra do Inst. Politéc. de Coimbra;

Esc. Sup. de Tecnologia de Faro da Univ. do Algarve;

Esc. Sup. Agrária de Beja do Inst. Politéc. de Beja;

Esc. Sup. De Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo do Inst. Politéc. de Viana do Castelo Engenharia das Ciências Agrárias, opção Agrícola Esc. Sup. Agrária de Castelo Branco do Inst. Politéc. de Castelo Branco Engenharia das Ciências Agrárias, opção Animal Esc. Sup. Agrária de Castelo Branco do Inst. Politéc. de Castelo Branco Engenharia Agronómica Esc. Sup. Agrária de Bragança do Inst. Politéc. de Bragança Engenharia Florestal Esc. Sup. Agrária de Bragança do Inst. Politéc. de Bragança Engenharia dos Recursos Florestais Esc. Sup. Agrária de Coimbra do Inst. Politéc. de Coimbra Engenharia dos Sistemas Agrícolas e Ambientais Esc. Sup. Agrária de Bragança do Inst. Politéc. de Bragança





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS