Carreiras

Os novos valores



01.01.2000



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Os novos valores

Será que os valores mudaram realmente e que o ambiente de trabalho está diferente?
Parece que existe, de facto, uma mudança social e estrutural ao nível dos valores no ambiente de trabalho - o que implica, é claro, a própria maneira de se trabalhar.



Os valores que devemos ter sempre do nosso lado...

Dinamismo

Observação

Competição (qb.)

Esperteza

Sensibilidade

Emotividade

Criatividade

Liderança

Espírito de equipa

Humildade

Actualização

O que se espera do trabalhador...

Maior nível de educação e formação continua ao longo da vida;

Desenvolvimento dos valores do espírito de equipa;

Espírito jovem;

Que gira o seu tempo em função do cliente.

Os novos valores empresariais...

Procurar emprego
Cada vez mais se procura emprego em função do ambiente de trabalho, em vez de se procurar em função de uma marca ou de uma firma com uma imagem de prestigio, como costumava acontecer.

Mudar de emprego
As novas gerações estão predispostas à mudança porque acham que é uma forma de evoluir na carreira.

Trabalhar por gosto
Cada vez mais as pessoas trabalham por gosto e realização pessoal. Felizmente, o trabalho já não é encarado como um meio de sobrevivência ou uma obrigação.

Dizer não à reforma
Actualmente, as pessoas tendem a procurar um segundo e até um terceiro emprego. As pessoas precisam de se sentir activas, de terem pelo menos um hobby.

Trabalhar em equipa
Faz parte dos principais valores de quase todas as empresas. Um dos requisitos fundamentais é a capacidade de cada um para o relacionamento inter-pessoal.

A importância da Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é motivada pela Educação Emocional que é um conjunto de técnicas psico-pedagógicas que têm por objectivo desenvolver cinco aptidões emocionais básicas. Se quer ser emocionalmente inteligente, esforce-se por...

1. Sentir empatia
A capacidade de perceber as emoções do outro como se fossemos ele próprio ou estivéssemos no seu lugar. Ter esta capacidade é fundamental para bons relacionamentos, seja na família ou no trabalho.

2. Reconhecer os próprios sentimentos
Se não for capaz de avaliar a qualidade e intensidade dos próprios sentimentos, o outro não poderá definir até que ponto esses sentimentos o estão a influenciar a si e aos que estão à sua volta.

3. Integrar-se emocional e interactivamente
É a capacidade de estar consciente do próprio estado emocional, estando ao mesmo tempo em sintonia com o estado emocional daqueles que o cercam. Além disso, é ser capaz de interagir eficazmente com eles.

4. Controlar as próprias emoções
Ter controle sobre as próprias emoções significa ser capaz de expressar adequadamente o que está a sentir, evitando assim expressões emocionais ofensivas e improdutivas. Há ainda a capacidade de adiar a expressão das mesmas até um momento propício, mas não confunda isto com a supressão das emoções.

5. Remediar danos emocionais
Desenvolva a capacidade de reconhecer os próprios erros em relação aos outros e de reparar os danos que possa ter causado. É realmente muito importante saber admitir que errou e pedir desculpa.

Se sentir e agir como nos pontos anteriores será meio caminho andado para o seu sucesso pessoal e profissional!

AF






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