Carreiras

MBA: O caminho para a especialização

Há uma crescente especialização a nascer entre os MBA portugueses. Do Direito à Aviação, a oferta é cada vez mais específica.



30.08.2013



  PARTILHAR




Texto de Cátia Mateus

Os MBA já ganharam as preferências dos profissionais portugueses que ambicionam o reforço das suas competências de gestão. Mas estes programas de formação executiva estão a entrar numa nova Era, a da especialização.

Em Portugal, o arranque desta tendência deu-se na área do Direito com aparecimentos dos LL.M, mas o conceito já se alargou à saúde e até à aviação. Áreas de abordagem mais específicas que não deixam de ter como foco central a gestão e que estão a cativar um número crescente de profissionais.

Fatores como a liderança, a negociação, a internacionalização e o empreendedorismo são temáticas-chave em qualquer MBA. Mas quem disse que elas têm de ser tratadas da mesma maneira para um perfil que venha da área de gestão, direito, engenharia, medicina ou aviação? Perfis e áreas de atividade diferenciadas tem necessidades distintas.

Foi a pensar nesta realidade que a AESE e Faculdade de Direito da Universidade de Navarra (FDUN), se uniram para colocar no mercado um MBA para advogados e juristas. O Executive LL.M assume-se como uma formação executiva em gestão para juristas e advogados com funções de liderança.

O modelo internacional da AESE e da FADUN, contempla uma aposta na troca de experiências globais entre os participantes e numa aquisição de conhecimentos muito sustentada pela participação nas diversas conferências que integram o programa e na semana de imersão em cenários internacionais que também está prevista, mas não é o único.

Há cerca de seis anos que estes LL.M (Master of Laws) estão no mercado. Na essência, estes programas procuram aprofundar as vertentes da gestão e dos negócios internacionais, aplicadas ao Direito. Uma área cada vez mais essencial na conjuntura atual. Temas como a arbitragem, contratos, propriedade intelectual, são aqui trabalhados  sempre na ótica internacional.

Nesta aposta de especialização, a que suscita maior espanto é o MBA em Aviação lançado em parceria pelo Instituto do Turismo (IPDT) e a Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA). O curso é dirigido a pilotos e quadros técnicos, médios e superiores, com experiência na indústria aeronáutica ou com responsabilidades pela definição de estratégias, desenvolvimento organizacional e formação.

A meta do curso, asseguram os promotores é “transmitir novas competências de gestão, essenciais para o negócio do transporte aéreo”. Como qualquer MBA. O MBA em Aviação está acreditado pela Universidade Fernando Pessoa e conta com a participação de peritos da Boeing e da Aibus e docentes de várias universidades estrangeiras. Contempla, tal como o LL.M, vários seminários, entre os quais: Airline Fleet Planning, Global Aviation Management ou Aviation Law e Regulations.

A especialização chegou também à Universidade Portucalense que criou um MBA para Gestores de Pequenas e Médias Empresas (PME). O facto de 96% das empresas do Norte do país serem de pequena dimensão e da maioria da oferta formativa disponível estar centrada nos gestores e colaboradores de grandes empresas, levou a instituição a consolidar um programa de formação executiva para quem gere em ponto pequeno e totalmente focado na realidade, ambições e dificuldades dos gestores das PME nacionais.

A área da saúde é outra das que pode vir a beneficiar com esta tendência de especialização dos MBA. A gestão de serviços nesta área é uma aposta em crescimento e é cada vez maior a necessidade de formação específica por parte dos gestores centrados em unidades de saúde, sejam hospitais, centros de saúde públicos ou privados, clínicas, mas também empresas farmacêuticas. 






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS