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Inofor alerta para obstáculos à qualidade da formação



01.01.2000



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Inofor alerta para obstáculos à qualidade da formação

Um ano após a reforma do Sistema de Acreditação de Entidades Formadoras, que definiu critérios de qualidade mais exigentes na validação dos organismos formadores, o Inofor concluiu que as maiores dificuldades no cumprimento de requisitos localizam-se no âmbito das competências de níveis transversais ou gerais. Estas competências dizem respeito à gestão, à orientação para resultados e ao planeamento estratégico, elementos essenciais para a qualidade dos programas de formação profissional desenvolvidos pelas entidades.

Segundo aquele instituto, os organismos formadores enfrentam obstáculos ligados a factores estruturantes do próprio processo formativo, como a dificuldade em efectuar diagnósticos de necessidades, de forma a sustentar o planeamento. A gestão de estrutura e de recursos humanos pouco profissionalizada, com uma baixa valorização das práticas de avaliação de resultados, é outro elemento que compromete a evolução contínua e sistematizada da actuação destas entidades.

Os requisitos de Acreditação do Inofor constituem os "standards" do Sistema de Acreditação do Instituto, e têm como função definir as práticas necessárias para uma actuação de qualidade das entidades na área da formação. Além das competências de níveis gerais, as entidades devem desenvolver aptidões a níveis específicos, consoante as fases do ciclo formativo em que intervêm.

Outra condição determinante para a qualidade da formação é o investimento na articulação, interdependência e interligação de todas as fases do ciclo formativo. Isto porque a formação só se conclui após a realização da sua avaliação de resultados, momento em que se define a linha estratégica para a melhoria contínua nos resultados futuros.

Cristina Parga






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