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Inofor alerta para obstáculos à
qualidade da formação
Um ano após a reforma do Sistema de Acreditação
de Entidades Formadoras, que definiu critérios de qualidade mais
exigentes na validação dos organismos formadores, o Inofor
concluiu que as maiores dificuldades no cumprimento de requisitos localizam-se
no âmbito das competências de níveis transversais ou
gerais. Estas competências dizem respeito à gestão,
à orientação para resultados e ao planeamento estratégico,
elementos essenciais para a qualidade dos programas de formação
profissional desenvolvidos pelas entidades.
Segundo aquele instituto, os organismos formadores enfrentam obstáculos
ligados a factores estruturantes do próprio processo formativo,
como a dificuldade em efectuar diagnósticos de necessidades, de
forma a sustentar o planeamento. A gestão de estrutura e de recursos
humanos pouco profissionalizada, com uma baixa valorização
das práticas de avaliação de resultados, é
outro elemento que compromete a evolução contínua
e sistematizada da actuação destas entidades.
Os requisitos de Acreditação do Inofor constituem os "standards"
do Sistema de Acreditação do Instituto, e têm como
função definir as práticas necessárias para
uma actuação de qualidade das entidades na área da
formação. Além das competências de níveis
gerais, as entidades devem desenvolver aptidões a níveis
específicos, consoante as fases do ciclo formativo em que intervêm.
Outra condição determinante para a qualidade da formação
é o investimento na articulação, interdependência
e interligação de todas as fases do ciclo formativo. Isto
porque a formação só se conclui após a realização
da sua avaliação de resultados, momento em que se define
a linha estratégica para a melhoria contínua nos resultados
futuros.
Cristina Parga