Ideias Loucas... O segredo do meu sucesso
Catarina Simões, Copy
Chamo-me Catarina Simões e desde pequena decorava
anúncios e sabia os slogans na ponta da língua.
Sempre fui uma pessoa muito criativa e foi por isso que nunca tive dúvidas
em seguir Marketing e Publicidade.
Tirei o Curso no Instituto de Novas profissões em Lisboa e quando
terminei vi-me confrontada com um mercado de trabalho bastante competitivo.
Apesar disso não fiquei alarmada, enviei vários currículos
para agências de publicidade a candidatar-me a copy-writer
Eu queria muito criar os conceitos das campanhas publicitárias,
redigir textos ou relatórios de campanha, fazer sondagens, analisar
relatórios de mercado e outras fontes documentais que contribuíssem
para a criação dos conceitos.
Consegui trabalho como copy júnior, aquele que em colaboração
com um redactor publicitário sénior e/ou director criativo,
realiza tarefas inerentes à função de redactor publicitário.
Estive alguns meses sobre supervisão, mas em breve começaram
a ter confiança em mim, penso que gostaram da minha irreverência
e deram-me aquele que viria a ser o primeiro trabalho totalmente meu,
porque ia realizá-lo sem qualquer ajuda.
Eu precisava de criar uma frase que publicitasse um perfume e queria muito
ter tanto sucesso como o impulse...que ficou na cabeça de toda
a gente quando inventou o ... só não te protege de um grande
amor!
Não consegui um resultado tão bom, mas tendo em conta que
era o meu primeiro trabalho até correu bastante bem, e todos os
meus colegas me elogiaram.
A partir dai foi um instante até conseguir bastante êxito
e ser muito requisitada para diversos tipos de publicidade...
Quando digo diversos tipos é tendo em conta que por vezes temos
de publicitar as coisas mais bizarras. Desde laxantes a marcas de alimentos
geneticamente modificados, por vezes um tanto estranhas. Enfim! há
de tudo.
Uma vez para um laxante fiz um slogan que dizia assim...Quando o intestino
avaria... "Dulco" alivia!
É que para este tipo de produtos, temos por vezes de optar por
um estilo um tanto descontraído e até hilariante.
Acho no entanto que fazer campanha para produtos difíceis é
sempre um desafio à imaginação e capacidade criativa
de cada um.
Mesmo antes de entrar na profissão participei em diversos concursos
de slogans e verifiquei que o que é realmente essencial é
ter ideias! Ideias que por vezes parecem loucas mas que acabam por ser
geniais!
Hoje tenho a minha própria empresa de publicidade e só contrato
pessoas com ideias loucas e que não temam fazer algo só
porque nunca foi feito anteriormente.
Aí é que reside a verdadeira essência de uma ideia...
e o segredo do meu sucesso!