Carreiras

- Fui despedido porque...



01.01.2000



  PARTILHAR




Fui despedido porque….

O despedimento, hoje, é algo que pode acontecer a qualquer um. No entanto, são poucos os que reagem com calma. É um sentimento devastador, capaz de provocar reacções inesperadas e frequentemente desastrosas que podem liquidar uma carreira, se a reacção não for adequada.



Quando uma pessoa não sabe lidar com as suas emoções e reage de forma violenta, acaba por fechar a porta. Por muito zangado que esteja, controle-se. Imagine que acaba de ser despedido. O que faz? Feche a boca, respire fundo e limite-se a ouvir tranquilamente o que lhe dizem. Sair com uma postura positiva é uma forma de ser sempre lembrado. Se deixar uma boa imagem quando sai, nada o impede de ter boas referências. Saia da mesma forma como entrou, de cabeça erguida.

Como reagir

A coisa mais dolorosa que pode acontecer a um profissional que trabalhou durante toda a sua vida é ficar parado, sentir-se impotente e desorientado durante o período de tempo necessário para conseguir uma nova colocação. Na maior parte das vezes, a vivência excessiva de um "brusco despedimento" gera um ciclo de absoluto descontrolo psicológico que impede uma reflexão lúcida e positiva sobre novos horizontes que se abrem. As horas não passam, os amigos e os familiares próximos distanciam-se, as contas acumulam-se. Fica crítico, desconfiado, "chato" e implica com tudo e com todos.


A sequência de um despedimento pode provocar os mais diversos sentimentos:

Inquietação

Um belo dia você começa a ouvir boatos de que há despedimentos à vista;

Preocupação

Começa a notar que os seus colegas olham para si de lado e com pena, o seu chefe passa por si e diz-lhe que precisa de falar consigo um assunto muito importante;

Choque

Chega o dia em que você é chamado para uma conversa reservada e o seu chefe diz " lamento muito";

Alivio

Você tenta enganar-se a si próprio, conformando-se que foi o melhor que lhe podia ter acontecido, e tenta consolar-se;

Negação

Começa a questionar-se "Porquê eu?", "Não pode ser", "Deve haver algum engano","Trabalho aqui há tanto tempo";

Depressão

Você deixa-se levar pelo sentimento de fracasso e inutilidade.

Não é vergonha nenhuma ser-se despedido. A vida continua e oportunidades de emprego é que não irão faltar-lhe. Não entre numa depressão, não deixe que o sentimento de revolta se apodere de si, seja optimista e mantenha a sua confiança acima de tudo.

Como explicar o despedimento

Você é chamado para ir a uma entrevista e, no meio da entrevista, a pessoa que o está a entrevistar pergunta-lhe o porquê de ter sido despedido. Não entre em pânico, saiba responder a essa pergunta sem ter qualquer receio.

Siga algumas das nossas sugestões:

Não se mostre nervoso durante a resposta, poderão pensar que você está a esconder alguma coisa;

Mostre-se confiante;

Responda com sinceridade;

Não pormenorize a resposta;

Não utilize o termo "despedido";

Não mostre que ficou com ressentimentos;

Fale dos seus sucessos na empresa;

Fale da sua lealdade para com a empresa.

Não pense que por estar a justificar o seu despedimento, que isso vai prejudicar a sua candidatura. Não se preocupe desnecessariamente e " bola para a frente que atrás vem gente".


VD






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS