Carreiras

Como recuperar o seu negócio?



01.01.2000



  PARTILHAR






Como recuperar o seu negócio?

Quando o seu negócio se arrisca a cair no marasmo e num adormecimento criativo, há um conjunto de estratégias que deve seguir. É um pacote de medidas simples mas eficazes, que podem revitalizar a sua área de actuação no mercado. As propostas são avançadas por Jennifer James em "Thinking in the Future Tense" (Simon & Schuster, 1996). A ideia é mesmo olhar uns anos à frente e tentar chegar antes dos seus concorrentes, sem nunca os perder de vista.


1. A primeira estratégia passa por sondar os seus rivais mais directos e até outras indústrias, na procura de lições importantes que possa discorrer da sua conduta. Expandir o negócio para o ciberespaço pode ser uma medida a ter em especial conta, bem como alargar o horário de funcionamento dos serviços prestados.

2. Em seguida, deve esforçar-se por melhorar os seus produtos e formas de produção, numa perspectiva de aperfeiçoamento progressivo. Também aqui importa tomar a dianteira relativamente aos seus concorrentes. Caso contrário, serão eles a oferecer melhores e mais eficientes produtos e serviços.

3. A terceira medida é talvez a mais ecológica. Trata-se de reciclar alguns dos feitos passados em que a sua empresa se distinguiu. O sucesso pode ser cíclico se souber trazer para o presente as suas glórias passadas.

4. Deve ainda verificar continuamente todos os detalhes na sua cadeia de actuação, considerando se devem ou não ser alterados por forma a inovar o produto e aproximar o consumidor da sua montra de ofertas. Tente ainda ir de encontro às aspirações e expectativas de quem usufrui dos seus serviços.

5. A quinta estratégia passa por combinar factores aparentemente inconciliáveis. Grande parte das inovações colocadas no mercado partem de projecções casuais que, de início, não parecem fazer sentido, mas vêm a revelar-se pródigas em captar o interesse de novas audiências.

6. Por último, não se deixe envolver demasiado num registo lógico de pensamento. Sendo certo que o raciocínio ponderado e assertivo é imprescindível para o bom funcionamento de um negócio, a emoção não é de descurar. Um comportamento mais emotivo pode abrir novas portas para o seu negócio.

Não esquecendo de olhar para o seu lado, avance em direcção a um futuro promissor sem jamais negligenciar a herança que transporta consigo.

Helder Gomes






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS