Como recuperar o seu negócio?
Quando o seu negócio se arrisca a cair no marasmo e num adormecimento
criativo, há um conjunto de estratégias que deve seguir.
É um pacote de medidas simples mas eficazes, que podem revitalizar
a sua área de actuação no mercado. As propostas são
avançadas por Jennifer James em "Thinking in the Future Tense"
(Simon & Schuster, 1996). A ideia é mesmo olhar uns anos à
frente e tentar chegar antes dos seus concorrentes, sem nunca os perder
de vista.
1. A primeira estratégia passa por sondar os seus rivais mais
directos e até outras indústrias, na procura de lições
importantes que possa discorrer da sua conduta. Expandir o negócio
para o ciberespaço pode ser uma medida a ter em especial conta,
bem como alargar o horário de funcionamento dos serviços
prestados.
2. Em seguida, deve esforçar-se por melhorar os seus produtos
e formas de produção, numa perspectiva de aperfeiçoamento
progressivo. Também aqui importa tomar a dianteira relativamente
aos seus concorrentes. Caso contrário, serão eles a oferecer
melhores e mais eficientes produtos e serviços.
3. A terceira medida é talvez a mais ecológica. Trata-se
de reciclar alguns dos feitos passados em que a sua empresa se distinguiu.
O sucesso pode ser cíclico se souber trazer para o presente as
suas glórias passadas.
4. Deve ainda verificar continuamente todos os detalhes na sua cadeia
de actuação, considerando se devem ou não ser alterados
por forma a inovar o produto e aproximar o consumidor da sua montra
de ofertas. Tente ainda ir de encontro às aspirações
e expectativas de quem usufrui dos seus serviços.
5. A quinta estratégia passa por combinar factores aparentemente
inconciliáveis. Grande parte das inovações colocadas
no mercado partem de projecções casuais que, de início,
não parecem fazer sentido, mas vêm a revelar-se pródigas
em captar o interesse de novas audiências.
6. Por último, não se deixe envolver demasiado num registo
lógico de pensamento. Sendo certo que o raciocínio ponderado
e assertivo é imprescindível para o bom funcionamento
de um negócio, a emoção não é de
descurar. Um comportamento mais emotivo pode abrir novas portas para
o seu negócio.
Não esquecendo de olhar para o seu lado, avance em direcção
a um futuro promissor sem jamais negligenciar a herança que transporta
consigo.
Helder Gomes