Carreiras

A arte de ser chato



01.01.2000



  PARTILHAR




A arte de ser chato

Vendedores! É uma chatice quando eles chegam com aquele discurso bonito, já estruturado e enfiado no cérebro! Esta pode ser a ideia geral de quem não veste na pele a profissão de vendedor ou comercial. Mas já pensou no que eles pensam de si enquanto cliente?



É melhor pensar duas vezes e conhecer um pouco da "tarefa" destes profissionais, antes de falar ou colocar, de imediato, um ar de "frete". Para os vendedores, as sucessivas reuniões com os clientes também podem cansar, até porque nem todos os clientes são fáceis de se aturar. Mas é o trabalho deles e fazem-no com gosto.

Além disso, não subestime a profissão de um vendedor ou comercial. Para estes profissionais o conhecimento é a sua chave de ouro. É importante terem um estudo dos seus clientes e conhecer algumas estratégias que permitam "dar a volta" ao cliente, até mesmo ao mais inflexível.

Ter perfil para vendedor é trazer sempre um sorriso, manter uma boa disposição e, por vezes, dizer uma piada. Isto, todos os dias, não é tarefa fácil! Com certeza que está a pensar que falta aqui uma outra qualidade ou defeito (consoante o ponto de vista): ser chato ou teimoso!

É-se chato quando se é mau vendedor. Quando se é chato para um cliente, geralmente há duas razões por detrás:

ou por falta de qualidade do produto;

ou por desespero e, neste aspecto, é indicador de alguma falta de profissionalismo.

Se a sua vida depende da sua profissão e das "vendas", não tem interesse nenhum em ser chato - assumir esta posição é destruir qualquer hipótese de sucesso. Tenha bom senso, racionalidade, o "dom" da comunicação aliado à arte de negociar e, em algumas situações, persistência.
Esta persistência não é considerada como teimosia se, antes, tiver estabelecido uma boa relação com o cliente. É essencial ter consigo os seguintes ingredientes:

Produto com qualidade;

Auto-confiança;

Empatia com o interlocutor;

Posicionar-se no lado do cliente;

Persuasão.

Se conseguir unir todos estes factores, está no caminho para o sucesso. Do que depender de si, é já uma batalha vencida. O pior é quando as dificuldades não partem de si, mas do produto. Se este não tiver qualidade tem uma alternativa: mude de emprego porque os clientes fáceis de se enganarem são poucos.


TP






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS