Carreiras

-Violência verbal no trabalho



01.01.2000



  PARTILHAR




Violência verbal no trabalho

Pessoas agressivas e violentas nas palavras fazem, muitas vezes, parte do nosso quotidiano. Desde o impaciente condutor na fila de trânsito que nos insulta só porque o carro foi abaixo nos semáforos até ao motorista do autocarro que, entre maus modos, nos diz que tínhamos obrigação de levar dinheiro trocado. Mas, e quando os mal-educados estão no nosso local de trabalho?


"Quando comecei o meu novo emprego fui confiante de que me iria dar bem, não só no que ia fazer mas também com todos os meus colegas. Nos primeiros tempos as coisas até correram bem mas passado pouco tempo comecei a ter algumas divergências com um colega que desempenhava as mesmas funções que eu. Se calhar sentia-se ameaçado, não sei. Só sei que eu desesperava de cada vez que tinha que discutir algum assunto com ele porque ele se tornava extremamente violento. Nunca me tentou agredir fisicamente mas era extremamente mal-educado e rebaixava-me de todas as maneiras possíveis. Dizer que eu era incompetente, burra, lenta ou "deficiente" era o mais suave que eu podia ouvir".

O local onde trabalhamos deveria ser um sítio de realização profissional e pessoal. Um bom ambiente de trabalho é sempre muito importante para nos sentirmos bem com o que fazemos e darmos o máximo rendimento possível. Ninguém rende se não gostar daquilo que faz ou se sentir hostilizado pelas pessoas com quem trabalha.

Mas por vezes isto acontece e depende de nós o rumo que esse tipo de comportamento pode levar.

Quando se começa um novo trabalho há, por vezes, pormenores que nos são estranhos e para os quais precisamos de alguma ajuda. Ninguém é obrigado a saber tudo, aliás, não há ninguém que saiba tudo.

E é preferível, quando se tem dúvidas, perguntar do que achar que se consegue e depois fazer asneiras que podem já não ter remédio.

Independentemente da razão que leva certas pessoas a serem mal-educadas para com os colegas, a verdade é que não há qualquer razão possível que justifique esse tipo de comportamento nem razão alguma que leve alguém a aguentar ser humilhado diariamente pelos colegas.

Qual a melhor solução?

O seu superior hierárquico também serve para estas coisas e não só para o "afogar" em trabalho.

Arranje um colega que seja testemunha da violência verbal a que você é sujeito e peça-lhe que testemunhe a seu favor.

Estes casos não podem, nem devem ser escondidos porque quanto mais tempo você deixar arrastar este tipo de situação só se prejudica cada vez mais. O seu colega toma-o por fraco e a tendência é que ele seja cada vez mais agressivo e mal-educado consigo.

Faça-lhe frente e mostre que não deixa que façam de si saco de pancada mas não se rebaixe ao ponto de cair nos mesmos argumentos que o seu colega. Mostre que é superior a este tipo de discussões. Mas não deixe cair estas situações no esquecimento. Faça queixa do seu colega ao seu chefe e mostre que quando o contrataram para trabalhar não especificaram que teria de suportar este tipo de comportamentos porque de outra forma nunca teria aceite este emprego.

Se nada mudar, ou o seu chefe não estiver para se chatear a decisão fica inteiramente nas suas mãos. Ou se despede porque não está para ser constantemente mal tratado e vai em busca de outro emprego ou fica porque, apesar de tudo, gosta muito do que faz.

Lembre-se só que empregos há muitos, mesmo que por vezes não se consiga logo à primeira o emprego com que sempre se sonhou e que nada compensa a violência verbal a que é sujeito.

Tenha orgulho em si mesmo e preserve a sua auto-estima.


SW






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS