Carreiras

Camaradagem no escritório

A camaradagem entre os colegas de trabalho é essêncial para um bom ambiente laboral e até para atingir lugares cimeiros.
Saiba quais os "pecados" que não deve cometer e fique com alguns conselhos para melhorar as suas relações de trabalho.



01.01.2000



  PARTILHAR




Colaborar com os colegas e melhorar as relações de trabalho implica:

Existir entre-ajuda
Lembre-se que, se assim for, o ambiente de trabalho será muito melhor.

Não ser o detentor da razão
Se for teimoso ao ponto de não aceitar as opiniões dos outros, verá que em pouco tempo arranja vários opositores.

Considerar os colegas como amigos
É obviamente necessário fazer amigos. Sem eles a vida torna-se muito mais complicada.

Saber delegar tarefas
Se for o caso, saber delegar tarefas é muito importante, até porque evita alguns conflitos de hierarquia.

Ser observador
Se souber observar os outros com alguma sensibilidade, poderá reparar que o seu colega não está a ter a produtividade habitual porque tem algum problema.

Neste caso, deve tentar ajudá-lo.

Marcar encontros extra laborais 
Esta é sempre uma boa maneira das pessoas conviverem fora do ambiente de trabalho e conhecerem melhor as outras facetas de cada um dos seus colegas.

Ser Participativo
Faça perguntas, mostre interesse e partilhe ideias com os outros de uma forma pessoal;

Saber Comportar-se
Não esteja sempre a refilar e não tenha uma postura negativa durante os contactos;

Ser Entusiasta
Mostre que sabe onde quer ir, mostre entusiasmo com o seu trabalho e crie um ambiente aberto para os outros;

Contar com os outros antes de tomar decisões
Tente tomar decisões não esquecendo a opinião dos outros.

Como comunicar com os colegas no trabalho?

Os sete pecados capitais:


1. A ameaça silenciosa
Muitas vezes, as pessoas tentam calar-se mutuamente ignorando-se. O resultado é um ambiente pouco agradável que pode levar a discussões.

2.
Fingir que nunca aconteceu
Como se sentem as pessoas quando as suas observações são ignoradas?

3.
Mudar de assunto
As pessoas mudam frequentemente de assunto quando não querem falar sobre algo. Outras preferem pôr tudo em pratos limpos.

4. Dizer que o problema não é importante

A intenção é, obviamente, a de insultar o outro.
É necessário usar uma maneira mais respeitosa para comunicar.

5.
As pessoas atribuem sentimentos de culpa a outras
Há quem pense que pode atacar outra pessoa, porque acha que o transformou em vítima.

6. O que sente não está correcto
Dizer a outra pessoa que não percebeu bem é uma forma de calá-la.

7. Você está doido!
Muitas pessoas acham que ofendendo os outros ou levantando-lhes a voz é uma forma de os transtornar. É claro que isto não tem sentido.

AF






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS