Saiba
gerir a sua imagem
No seu emprego a sua postura e atitude contam
tanto como as suas habilitações e a sua capacidade de trabalho.
O problema é que não há nenhum curso que nos ensine
a postura a adoptar numa empresa, a reagir em situações de
conflito ou a lidar com o nosso superior hierárquico. Imponha-se,
mantenha uma atitude sempre firme e conheça alguns dos nossos conselhos
para vencer na empresa.
Não há nenhum curso
que nos ensine a bem nos relacionarmos
com todas as pessoas que trabalham connosco e, no entanto, este é
um dos aspectos mais importantes na formação de um bom empregado.
As empresas valorizam as pessoas que sabem trabalhar
em equipa mas é sempre muito complicado que toda a gente
concorde com as mesmas ideias ou olhe na mesma direcção. Cada
indivíduo é único e isso faz com que as nossas personalidades
possam chocar com as das pessoas que nos rodeiam.
Isto não significa que haja algo de pessoal
contra algum colega em especifico. Não. Significa apenas que temos
ideias próprias e que por
vezes nos custa dar "a mão à palmatória"
e abandonar algo que achamos perfeito em detrimento da ideia de um outro
colega.
É tão importante saber reagir a
situações de crise como saber
criar laços de amizade e de confiança com as
pessoas com quem trabalhamos todos os dias, oito horas por dia, cinco
dias por semana, mês após mês, ano após ano.
A questão é
realmente complicada:
- Se, num conflito, reagimos com violência,
deixamos mágoa nos nossos colegas;
- Se "engolimos", ficamos a pensar no
assunto e vamos ficando cada vez mais ressentidos;
- Se não reagimos somos automaticamente considerados
"tapete para limpar os pés" e deixamos de ser respeitados.
Imponha-se!
Tenha espírito de equipa,
Evite cortar relações mas saiba dar "um murro na mesa"
de vez em quando,
Critique apenas actos, nunca pessoas,
Tente compreender as distâncias hierárquicas e adapte-se,
Aprenda a calar-se. Desconfie de intriguistas que repetem a informação,
deformando-a na maior parte das vezes,
Não contrarie o seu patrão em público. Se não concorda com alguma
coisa saiba discuti-la em privado,
Saiba exprimir-se em publico,
Não tolere assédio sexual e/ou moral, desprezo pelos seus direitos
ou ingratidão sistemática. Não aceite comentários desagradáveis ou repressões
pessoais. Exija somente factos,
Não seja "submisso". Mesmo que alguns chefes gostem,
você vai passar a ser desvalorizado pelos seus colegas,
Seja de confiança. Cumpra promessas e prazos. Não se envolva
em intrigas nem em conspirações,
Quando o criticarem justificadamente, assuma o erro e retire disso lições
para o futuro,
Arranje um "guru" dentro da sua empresa, que o possa ir aconselhando,
Não tenha medo de perguntar o que quer que seja. É preferível
perguntar as vezes que achar necessárias a cometer erros que não
tenham remédio,
Tenha uma vida pessoal preenchida. É a melhor maneira de evitar
que a sua vida profissional seja invasora.
No trabalho, a nossa "saúde" depende também
de não deixarmos passar observações desagradáveis,
de reagirmos quando estamos incomodados, de formular críticas e
de dizer não ao chefe. Mostre que é uma pessoa com a atitude
mas que sabe respeitar quem a rodeia.
SW