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-Saiba gerir a sua imagem



01.01.2000



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Saiba gerir a sua imagem

No seu emprego a sua postura e atitude contam tanto como as suas habilitações e a sua capacidade de trabalho. O problema é que não há nenhum curso que nos ensine a postura a adoptar numa empresa, a reagir em situações de conflito ou a lidar com o nosso superior hierárquico. Imponha-se, mantenha uma atitude sempre firme e conheça alguns dos nossos conselhos para vencer na empresa.

Não há nenhum curso que nos ensine a bem nos relacionarmos com todas as pessoas que trabalham connosco e, no entanto, este é um dos aspectos mais importantes na formação de um bom empregado.


As empresas valorizam as pessoas que sabem trabalhar em equipa mas é sempre muito complicado que toda a gente concorde com as mesmas ideias ou olhe na mesma direcção. Cada indivíduo é único e isso faz com que as nossas personalidades possam chocar com as das pessoas que nos rodeiam.

Isto não significa que haja algo de pessoal contra algum colega em especifico. Não. Significa apenas que temos ideias próprias e que por vezes nos custa dar "a mão à palmatória" e abandonar algo que achamos perfeito em detrimento da ideia de um outro colega.


É tão importante saber reagir a situações de crise como saber criar laços de amizade e de confiança com as pessoas com quem trabalhamos todos os dias, oito horas por dia, cinco dias por semana, mês após mês, ano após ano.

A questão é realmente complicada:

- Se, num conflito, reagimos com violência, deixamos mágoa nos nossos colegas;

- Se "engolimos", ficamos a pensar no assunto e vamos ficando cada vez mais ressentidos;


- Se não reagimos somos automaticamente considerados "tapete para limpar os pés" e deixamos de ser respeitados.


Imponha-se!

Tenha espírito de equipa,

Evite cortar relações mas saiba dar "um murro na mesa" de vez em quando,

Critique apenas actos, nunca pessoas,

Tente compreender as distâncias hierárquicas e adapte-se,

Aprenda a calar-se. Desconfie de intriguistas que repetem a informação, deformando-a na maior parte das vezes,

Não contrarie o seu patrão em público. Se não concorda com alguma coisa saiba discuti-la em privado,

Saiba exprimir-se em publico,

Não tolere assédio sexual e/ou moral, desprezo pelos seus direitos ou ingratidão sistemática. Não aceite comentários desagradáveis ou repressões pessoais. Exija somente factos,

Não seja "submisso". Mesmo que alguns chefes gostem, você vai passar a ser desvalorizado pelos seus colegas,

Seja de confiança. Cumpra promessas e prazos. Não se envolva em intrigas nem em conspirações,

Quando o criticarem justificadamente, assuma o erro e retire disso lições para o futuro,

Arranje um "guru" dentro da sua empresa, que o possa ir aconselhando,

Não tenha medo de perguntar o que quer que seja. É preferível perguntar as vezes que achar necessárias a cometer erros que não tenham remédio,

Tenha uma vida pessoal preenchida. É a melhor maneira de evitar que a sua vida profissional seja invasora.


No trabalho, a nossa "saúde" depende também de não deixarmos passar observações desagradáveis, de reagirmos quando estamos incomodados, de formular críticas e de dizer não ao chefe. Mostre que é uma pessoa com a atitude mas que sabe respeitar quem a rodeia.


SW






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