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- Vai um e-mail?



01.01.2000



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Vai um e-mail?

Quer saber quais as vantagens e desvantagens de ter um e-mail? Os seus empregados enviam e-mails para fins recreativos? Quer pôr termo a isso?
O aparecimento do e-mail foi a melhor ou a pior coisa que podia ter acontecido à sua empresa?



O e-mail é um novo suporte de comunicação. É um sistema que permite comunicar à distância, através da Internet.


Vantagens do e-mail:

É uma forma de comunicação;

Permite comunicar facilmente com pessoas que não se encontram perto de nós;

É de fácil acesso;

É fácil utilizá-lo;

Obtemos uma resposta quase imediata;

Permite-nos visualizar se a nossa mensagem chegou ou não, através de uma notificação que nos é enviada para o nosso endereço electrónico;

Permite-nos enviar documentos ou imagens anexados à mensagem.


Desvantagens do e-mail:

Perdemos muito tempo a visualizar os e-mails;

Os e-mails causam distracção no trabalho;

Os e-mails podem conter vírus;

É impessoal;

Recebemos e-mails cheios de publicidade;

Por vezes os e-mails chegam a mãos erradas.

Você quer que os seus empregados deixem de trocar correspondência para fins recreativos?

Qualquer empresa tem o direito de exercer a autoridade necessária para regulamentar e controlar o desempenho profissional dos seus funcionários. Não existe qualquer problema quando os seus empregados trocam correspondência de natureza profissional e no âmbito das actividades da empresa, O problema está quando os seus funcionários utilizam o e-mail da empresa para fins recreativos.

O melhor é ser a própria empresa a estabelecer os termos em que e-mail pode ser utilizado por parte dos empregados e que para finalidades: se para fins estritamente profissionais ou se também pode ser utilizado como meio de comunicação privado.

Eis algumas medidas que as empresas podem usar para impor a sua posição quanto ao uso de mensagens electrónicas no seu interior:

As empresas podem distinguir o que é para uso recreativo e o que é para fins profissionais;

Se a empresa for contra o uso do e-mail da empresa para troca de mensagens com conteúdo privado, o melhor é respeitar as regras;

Se eventualmente a sua empresa admitir troca de correspondência privada, porque não criar um e-mail só para fins pessoais;

A empresa pode recorrer a filtros, ou a uma das muitas técnicas que restringem o acesso a alguns sites na Internet, utilizando palavras-chave.

Não se esqueça que medidas demasiado radicais podem gerar um mau ambiente no trabalho e podem contribuir para o desinteresse por parte dos seus funcionários.


VD







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