Notícias

Os engenheiros que o mercado procura

Os engenheiros que o mercado procura

O sector da engenharia manteve-se ao longo de 2015 como um dos mais dinâmicos em matéria de contratação, mas não em todas as áreas de especialidade. Apesar de alguma recuperação que vai sendo, gradualmente, mais evidente, a procura de engenheiros civis continua estagnada. Já os engenheiros mecânicos, eletrotécnicos ou industriais, têm estado cada vez mais na mira das empresas. 

08.01.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Sem fugir ao que foi a tendência registada durante quase todo o ano passado, o sector da Engenharia fechou 2015 na liderança das intenções de contratação das empresas nacionais. À luz da habitual análise mensal às ofertas divulgadas no Expresso Emprego, versão impressa e plataforma online (expressoemprego.pt), a Engenharia foi o sector que mais oportunidades de emprego congregou, na análise global das ofertas divulgadas.

Entre 1723 novas oportunidades de trabalho disponíveis nas plataformas de emprego do Expresso, 332 visavam o preenchimento de vagas em várias funções ligadas a este sector. Mas este otimismo não é extensível a todas as especialidades da engenharia. Algumas formações específicas - como a engenharia civil, agrónoma, aeronáutica ou do ambiente - continuam a lutar com dificuldades de integração no mercado de trabalho nacional. São os engenheiros mecânicos e os eletrotécnicos os mais procurados pelas empresas.?

Entre as 332 oportunidades de emprego geradas na área da engenharia durante o mês de dezembro, 102 procuravam especificamente engenheiros com especialização na área de mecânica, 51 na área eletrotécnica e 49 na área industrial. As demais oportunidades relacionadas com este sector dividiam-se pelas restantes especialidades da engenharia, com maior incidência na área informática e química. A crescente dinâmica da industria nacional em sectores como os têxteis e os moldes, por exemplo, tem promovido um aumento da procura por perfis especializados nestas áreas, levando em muitos casos os recrutadores a assumirem mesmo dificuldades em encontrar no mercado nacionais perfis disponíveis com as competências necessárias.? 

A análise dos dados relativos às oportunidades de emprego divulgadas pelas empresas através do Expresso, permite ainda traçar um cenário de otimismo para áreas como as Tecnologias de Informação, a Gestão, o Retalho e a Consultoria, com a procura de profissionais especializados nas várias funções que integram estes sectores a registarem aumentos de contratação ao longo de todo o ano de 2015. Um dos exemplos mais notórios é o dos gestores e diretores de Recursos Humanos que, depois de iniciarem 2015 com um número residual de oportunidades divulgadas pelas empresas (cerca de 10 oportunidades registadas em janeiro), fecharam o ano com 79 oportunidades de emprego adequadas ao seu perfil.

Quem recruta mais*

O ranking dos dez maiores recrutadores de dezembro no Expresso Emprego, confirma o que foi prática durante todo o ano em matéria de contratação: engenheiros, especialistas em tecnologias de informação, gestores, consultores e perfis com vocação comercial, figuram entre as prioridades dos recrutadores portugueses no momento de aumentar as suas equipas.

1º Bosch Termotecnologia
2º Teleperformance
3º Farmodiética
4º Keller Williams
5º Autoridade da Concorrência
6º Niposom
7º St. Dominics International School
8º Leroy Merlin
9º PwC
10º Sodexo



OUTRAS NOTÍCIAS
Afinal, não são os chefes quem motiva

Afinal, não são os chefes quem motiva


Para 42% dos profissionais europeus, os colegas têm um papel mais determinante no seu envolvimento e motivação profissional do que os seus superiores diretos (apenas referidos por ...

Dois cursos para dominar a arte dos videojogos

Dois cursos para dominar a arte dos videojogos


Foram desenvolvidos em parceria com empresas como a Nerd Monkeys, Battlesheep e Bica Studios, que dão cartas na área dos videojogos em Portugal, e contam com os seus fundadores entre o c...

2016: quem vai contratar

2016: quem vai contratar


Cerca de 76% das empresas portuguesa inquiridas no estudo Workforce+Pay 2016, do Hay Group (a consultora de gestão do Grupo Korn Ferry), prevê realizar novas contratações em...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS