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O mundo já veste estas camisolas

O mundo já veste estas camisolas

Estar one step forward (um passo à frente) é ser capaz de antecipar, criar tendências ou detetar nichos de mercado, mas é também ser menor de idade, frequentar o ensino secundário e criar uma marca de roupa que em escassos meses de presença nas redes sociais conquistou compradores na Suíça, Brasil ou Estados Unidos. 

12.09.2014 | Por Cátia Mateus


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Gonçalo Afonso, 16 anos, está one step forward. Com ele estão Raquel Almeida, 17 anos, e Joana Afonso, de 23, que se juntou mais tarde ao projeto. Juntos, vestiram a camisola do espírito que é querer estar sempre à frente e antecipar, e criaram uma marca de roupa que faz jus a essa forma de estar. A OSF Urban Clothing nasceu em janeiro de 2013, prepara-se para apresentar a sua quinta coleção e graças a plataformas como o Facebook já veste jovens mundo fora.

Foi uma brincadeira de escola que lançou a base para a criação da marca OSF. “Eu e a Raquel queríamos surpreender o nosso grupo de amigos, com uma coleção de roupa só para consumo interno do grupo. Uma coleção que fosse exclusiva da nossa ‘tribo’”, explica Gonçalo Afonso. Raquel, estudante de artes, que desde muito jovem foi explorando a sua vocação artística somando aos 17 anos um invejável currículo de exposições de pintura, estava, literalmente, “a nadar na sua praia”. Criaram a primeira coleção e, em simultâneo, a página da marca no Facebook. A adesão foi tal que a brincadeira extravasou os portões da escola e passou para o mercado. “Há o barómetro dos amigos, que é sempre suspeito, e depois há o dos desconhecidos e esse não falha”, desabafa Gonçalo. Foi só quando viram o seu projeto passar no crivo dos desconhecidos que perceberam que a OSF tinha pernas para andar.

É nesta fase do projeto, quando ele precisou de ganhar escala e cumprir outros requisitos, que entrou Joana Afonso, a irmã de Gonçalo. Foi no nome da Joana que registaram a marca, ultrapassando o facto de serem ambos menores de idade, e é a experiência e formação da Joana como designer que tem permitido à equipa expandir o seu projeto e ambicionar novos patamares. A base comercial da OSF ainda é o Facebook, mas a equipa está já a desbravar novos caminhos. A comercialização da marca em lojas que se identifiquem com o espírito das coleções é a próxima etapa. “Estamos a analisar a viabilidade financeira desta opção. Para darmos este salto e passar da venda por encomenda à produção de um volume considerável de peças capazes de dar resposta rápida às encomendas, é necessário acautelar toda uma estrutura de resposta e não queremos sacrificar a qualidade do nosso produto”, explica Joana Afonso.

As coleções são totalmente produzidas em Portugal e nesta fase inicial a equipa funciona “numa espécie de regime de incubação numa empresa da família”. Nenhum dos jovens se dedica a full-time a este projeto, mas a ambição é essa. Tanto mais que as roupas da OSF já têm fieis seguidores mundo fora. Gonçalo e Raquel querem entrar para a universidade. Ele quer formar-se em Economia, ela em Design. O sonho da equipa é ver a sua marca ganhar escala no mercado e poderem, no futuro, viver em exclusivo do seu projeto.

BI Empresarial:

Promotores: 
Gonçalo Afonso, 16 anos, estudante de Economia;
Raquel Almeida, 17 anos, estudante de Artes;
Joana Afonso, 23 anos, licenciada em Design

Data de criação da marca: 
Janeiro de 2013.

Postos de trabalho criados: 
Até à data, apenas os três promotores da iniciativa estão envolvidos no projeto em regime de part-time, conciliando o lançamento da marca com a sua atividade escolar ou profissional.

Investimento inicial: 
O da produção das primeiras peças de roupa que incialmente se resumiram a algumas t-shirts para surpreender o grupo de amigos.

Ponto da situação atual:
A equipa está neste momento a a lançar a 5ª coleção da marca e prepara o plano de viabilidade financeira que lhe permitirá dar o salto das vendas online, para a colocação das coleções em lojas orientadas para o seu conceito de urban clothing.

 Ambições futuras: 
Criar uma marca reconhecida a nível nacional e internacional, que permita aos três jovens a dedicação exclusiva ao projeto, em termos profissionais.

Facebook: 
www.facebook.com/OSFUrbanClothing



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