Notícias

Financeiros na mira dos recrutadores

Financeiros na mira dos recrutadores

A procura de profissionais especializados na área financeira está a aumentar em Portugal. No segundo trimestre de 2015, o recrutamento de financeiros aumentou 47% face ao período homólogo. Os dados são da consultora Page Personnel que justifica a tendência com o aumento do investimento externo em Portugal.

21.08.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Nos primeiros três meses do ano, a procura de profissionais com especialização e qualificações na área financeira já tinha mostrado sinais de recuperação, com uma evolução positiva das contratações na ordem dos 27%, face a igual período de 2014. De abril a junho, o crescimento das contratações de financeiros superou este número e alcançou os 47%, segundo dados divulgados pela consultora de recrutamento de quadros intermédios e funções técnicas de suporte, Page Personnel. A maior fatia (80%) das contratações realizadas foi protagonizada por empresas multinacionais, ainda que Bernardo Samuel, manager da Page Personnel Finance, reconheça que as empresas nacionais, sobretudo as que se posicionaram ou estão a posicionar-se em mercados internacionais, estão também a contratar em Portugal. ?

Cerca de 15% dos recrutamentos realizados na área financeira, durante o segundo trimestre do ano, foram realizados por empresas portuguesas em processo de expansão internacional. O responsável pela área de recrutamento financeiro da Page Personnel destaca a relevância de ambos os números, mas enfatiza sobretudo a dinâmica do mercado, depois de um longo período de quebra nas contratações. “2015 tem sido um ano marcante para o mercado nacional, uma vez que diversas empresas saíram de grandes processos de reestruturação e, em consequência, aumentaram a procura estratégica de funções de middle management”.

Investimento estrangeiro alavanca carreiras
Para Bernardo Samuel, o aumento das contratações na área financeira está sobretudo sustentado no investimento estrangeiro em Portugal. Uma tendência que para o especialista deverá manter-se no próximo ano, sendo por isso de esperar que os profissionais do sector continuem a registar procura por parte das empresas. Segundo o especialista, “este tem sido um bom ano para os perfis financeiros e antevemos uma continuação muito positiva”. O manager da Page Personnel Finance acrescenta que “até 2016, as empresas estarão a recuperar de diversos planos de reestruturação (financeiros e de recursos humanos) e em renovação de vários dos seus quadros empresariais”, o que continuará a potenciar a procura de perfis especializados nesta área para funções de middle management. “Tudo aponta também para a continuação, e até aumento, do investimento estrangeiro em Portugal, em especial do mercado chinês”, realça o manager.?

Entre os profissionais mais beneficiados com as novas oportunidades que o mercado está a gerar estão os responsáveis administrativos e financeiros, que registam uma média salarial variável entre os 28 e os 30 mil euros anuais, os responsáveis de contabilidade (TOC), com vencimentos anuais na ordem dos 21 e os 28 mil euros, os controllers (entre os 18 e os 25 mil euros/ ano) e os técnicos de faturação e cobranças (a auferir entre os 14 os 18 mil euros anuais para níveis de experiência de cinco anos). Bernardo Samuel destaca ainda que, paralelamente às competências técnicas, as empresas valorizam hoje elevados níveis de auto-motivação e compromisso, a par com a proatividade e “um background académico em escolas reconhecidas pelo sector”.



OUTRAS NOTÍCIAS
Sitel quer contratar 600 até ao final do ano

Sitel quer contratar 600 até ao final do ano


A empresa de outsourcing Sitel está a selecionar 150 profissionais para integrar a sua operação nacional. O processo de recrutamento visa preencher as vagas disponíveis nos...

O evangelista tecnológico

O evangelista tecnológico


Nuno Moreira da Silva percebeu cedo que queria consolidar uma carreira como evangelista tecnológico. Por isso, quando a Microsoft Corporation lhe lançou o desafio de deixar a subsidi&aac...

Este emprego serve-lhe?

Este emprego serve-lhe?


Em época de desemprego elevado, conseguir uma primeira colocação é motivo de celebração. Mas para o especialista em gestão de carreira Ryan Niessen, co...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS