Notícias

Empresas querem consultores

Empresas querem consultores

Nem só de engenheiros e especialistas em TI vive Portugal. As últimas estatísticas do Expresso Emprego comprovam-no.

07.06.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Ainda que engenheiros e perfis mais tecnológicos figurem entre os profissionais com maior facilidade de encontrar colocação no mercado de trabalho nacional e internacional, em maio, os consultores e as profissões ligadas à área financeira, ganharam terreno. 

Em 652 anúncios de recrutamento divulgados em maio, 172 tinham como meta captar, para projetos nacionais ou internacionais, profissionais nas áreas da consultoria, banca, fiscalidade ou contabilidade. O número real de oportunidades é díficil de estimar já que para cada anúncio públicado há multiplas vagas em aberto. A consultora PwC comprova esta tendência. A multinacional lidera o ranking dos maiores recrutadores do último mês. Procurava sobretudo consultores para a sua equipa.

A dinâmica das novas contratações continua a estar do lado da engenharia e das tecnologias de informação, onde os profissionais figuram entre os mais disputados pelo mercado português e estrangeiro. Mas em Portugal outros sectores estão a ganhar terreno. A terceira posição dos sectores que mais recrutaram no último mês é ocupada pelo Comércio, Franchising e Vendas, a que se segue a Banca, Seguros e Área Financeira.

Saúde e Marketing, são também áreas que parecem estar a ganhar um novo fôlego Se no primeiro, as contratações para o sector público parecem estar a dificultar a vida a médicos e enfermeiros, as oportunidades crescentes que o mercado internacional está a gerar na área para profissionais portugueses, parecem ser suficientes para voltar fazer mexer o sector. O Marketing também trouxe surpresas em maio. Fruto da necessidade de assumir uma postura comercial mais agressiva no mercado, constatada pelas empresas, os profissionais de marketing e publicidade voltaram a registar forte procura no último mês.

Reforçando uma tendência que já vinha sendo notada nos últimos meses, a área financeira está também a ganhar terreno no panorama do emprego nacional. Analistas financeiros, auditores, consultores financeiros, diretores financeiros, controllers e fiscalistas são alguns dos profissionais que em maio puderam constatar o aparecimento de novas oportunidades no mercado e um acréscimo de novas contratações na sua área. Entre os profissionais que registam menor número de ofertas divulgadas estão os designers industriais e os profissionais de desporto, áreas onde as oportunidades são escassas ou inexistentes. Depois de largos meses com ofertas centradas sobretudo na área da engenharia e das tecnologias, o mercado de trabalho nacional parece estar a reconquistar dinamismo em sectores até aqui afetados pela estagnação.

Quem recruta mais*

Pela primeira vez em vários meses, o ranking dos maiores recrutadores do Expresso Emprego é predominantemente composto por empresas com vagas abertas para território nacional. Da consultora PwC à Ria Stone, a fábrica da Vista Alegre que vai comera a produzir para o gigante sueco IKEA, passando pela Bial ou pela tecnológica Atos, dominam projetos nacionais com vontade de contrariar a crise e a austeridade e criar emprego em Portugal. Merece porém destaque a Clear Angola, na décima posição da tabela, que procura perfis portugueses.

1º PwC
2º Bureau Veritas
3º MetLife
4º RIA STONE
5º Projectos Globais
6º Visabeira Global
7º Grupo Auto Sueco
8º Bial
9º Atos
10º Clear Angola Instalações Eletromecânicas

* Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção. 



OUTRAS NOTÍCIAS
Talento nacional a caminho do Japão

Talento nacional a caminho do Japão


Os portugueses que queiram frequentar um curso superior, desenvolver investigação, realizar um mestrado ou um doutoramento no Japão, têm agora a vida mais facilitada. O Mini...

InstitutoCuf forma em medicina

InstitutoCuf forma em medicina


Chama-se +Saber e tem a chancela do institutocuf Porto, com o objetivo de promover a formação médica contínua, através da realização de sessões ...

Deloitte recruta 200

Deloitte recruta 200


Exigente, rigoroso e pensado ao pormenor de modo a captar e atrair os melhores talentos. Assim se alinham todos os programas de recrutamento realizados na consultora Deloitte, seja a meta contratar jo...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS