Notícias

Banca lidera dinâmica nas contratações

Banca lidera dinâmica nas contratações

O sector da Banca, Seguros e área Financeira, destacou-se no último mês pela sua dinâmica nas ofertas de emprego publicadas no Expresso. Pela primeira vez, o sector superou as Tecnologias de Informação no número de anúncios para recrutamento publicados.

06.06.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Depois de largos meses onde os sectores das Tecnologias de Informação (TI) e da Engenharia lideraram as oportunidades de emprego divulgadas através do Expresso Emprego (versão impressa e sítio online - wwww.expressoemprego.pt), maio ficou marcado por uma nova dinâmica no mercado de trabalho com o sector da Banca, Seguros e área Financeira a destacar-se entre os recrutadores de topo. A análise realizada às 1774 ofertas divulgadas no último mês espelha uma nova realidade: o sector gerou no último mês 268 ofertas para vários perfis e áreas. As TI e as Engenharias que no último meses foram assumindo uma presença regular na liderança do mercado totalizaram 248 e 188 oportunidades, respetivamente. No caso específico da engenharia, o sector caiu da 3ª para a 5ª posição no ranking dos recrutadores, sendo ultrapassado pelos sectores do Comércio, Franchising e Vendas (na terceira posição) e pelo Retalho (na quarta posição).

Entre as funções que mais beneficiaram desta dinâmica estão os contabilistas, controllers, auditores, economistas, diretores financeiros ou analistas. Mas o último mês reforçou também a procura por outras funções, seja para empresas portuguesas ou estrangeiras. No sector da saúde, por exemplo, registou-se uma subida expressiva nas oportunidades divulgadas que no último mês totalizaram 51 anúncios, sobretudo orientados para o recrutamento internacional de médicos e enfermeiros portugueses. O Luanda Medical Center foi uma das empresas que mais recrutou nesta área.

No último mês, registaram também crescimento áreas como as Vendas, o Marketing e a Gestão de Reccursos Humanos que sozinha assegurou a divulgação de 77 novas oportunidades de emprego. Merece igualmente destaque a recuperação do sector imobiliário espelhada num novo impulso das contratações que desde há alguns meses tem vindo a ocorrer no sector. Construtoras como o Grupo Mota-Engil, mas também empresas ligadas à área da promoção e mediação imobiliária como a Remax, Era, Prebuild ou Sotheby’s International Realty mostraram-se no último mês ativas nas novas contratações. Relembre-se que na última semana a rede de mediação imobiliária Remax anunciou a intenção de contratar 400 novos comerciais até ao final de junho.

Entre as funções que continuam a registar menor procura por parte das empresas estão web designers, formadores, desenhadores, designers industriais, funções ligadas à educação e ensino, mas também profissionais ligados ao sector da comunicação, automóvel, advocacia, serviços administrativos telemarketing ou turismo. As 1774 oportunidades divulgadas no último mês constituem também um reforço da subida que desde março se vem verificando nos números de oportunidades divulgadas no Expresso Emprego. Nesse mês, foram divulgadas 1326 novas oportunidades de trabalho para profissionais qualificados.

Quem recruta mais*
O ranking dos maiores recrutadores do mês combina oportunidades nacionais e internacionais. Nas primeiras posições destaca-se a Checkserv que está a recrutar para a sua operação em Angola, na área da distribuição de combustível. Na lista destacam-se ainda o Grupo Mota-Engil com contratações ativas para a Polónia ou República Checa e o Luanda Medical Center que procura profissionais de saúde.

1º RUMOS
2º Checkserv
3º Optimus Negócios
4º Luanda Medical Center
5º Grupo M. Couto Alves
6º Aker Solutions
7º Banco de Portugal
8º BA Vidro
9º SAP
10º Grupo Mota-Engil

* Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.



OUTRAS NOTÍCIAS
Academy38 forma empreendedores

Academy38 forma empreendedores


O viveiro de empresas” Dock38 acaba de lançar uma cademia de formação pensada para apoiar os empreendedores e empresários na gestão quotidiana dos seus neg&oac...

TI pode, gerar 5000 empregos

TI pode, gerar 5000 empregos


Portugal há cinco mil ofertas de emprego por satisfazer na área das Tecnologias de Informação (TI), das quais 2000 são em Microsoft”. Foi desta forma que Jo&at...

Unicer procura talento das escolas

Unicer procura talento das escolas


Recrutar os melhores para a empresa é a missão de Tiago Brandão, diretor de Pessoas Unicer. Para cumprir este propósito, a empresa iniciou esta semana um roadshow em cinco ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS