A sua carreira é o nosso trabalho
Empresas
    Voltar
  Desempregos de longa duração  

Apoios a jovens à procura do primeiro emprego

Jovem à procura do 1º emprego

1) Consideram-se jovens à procura do 1º emprego, os trabalhadores, com idade compreendida entre os 16 e os 30 anos, que se encontrem inscritos nos centros de emprego e que nunca hajam prestado a sua actividade no quadro de uma relação de trabalho subordinado, cuja duração, seguida ou interpolada, ultrapasse os seis meses.
A idade dos trabalhadores afere-se à data do início do contrato de trabalho sem termo.

2) Apoios à criação de postos de trabalho em iniciativas locais de emprego
Aos projectos de iniciativas locais de emprego que obedeçam aos requisitos legais é atribuído um apoio financeiro, sob a forma de subsídio não reembolsável, de montante correspondente a 18 vezes a remuneração mínima mensal mais elevada garantida por lei, por cada posto de trabalho criado.

O apoio financeiro à criação de postos de trabalho previsto no número anterior é objecto das majorações, cumuláveis entre si, a seguir especificadas:

20 %, quando o posto de trabalho seja preenchido por desempregado de longa duração, desempregado com idade igual ou superior a 45 anos, jovem à procura do 1º emprego ou beneficiário do rendimento mínimo garantido;

25 %, quando o posto de trabalho seja preenchido por pessoa com deficiência.
Caso o promotor não proceda ao preenchimento da totalidade dos postos de trabalho a que se obrigou nos termos do contrato de concessão de incentivos, no prazo previsto, apenas terá direito à atribuição dos apoios correspondentes aos postos de trabalho efectivamente criados.

Apoios ao investimento em iniciativas locais de emprego

Aos projectos de iniciativas locais de emprego que obedeçam ao disposto legal é atribuído um apoio financeiro, sob a forma de subsídio não reembolsável, até ao montante limite de 40% do investimento total admissível.
Para efeitos do disposto no número anterior, apenas serão elegíveis os projectos que tenham viabilidade económica e financeira e em que se demonstre que se encontram asseguradas as respectivas fontes de financiamento, incluindo, pelo menos, 5% do montante do investimento elegível em capitais próprios.

Sempre que os promotores dos projectos não disponham, manifestamente, de meios que lhes permitam assegurar o cumprimento do disposto previsto no parágrafo anterior podem solicitar, mediante requerimento a apresentar ao IEFP, a dispensa, total ou parcial, da respectiva aplicação.
O apoio financeiro a atribuir não pode corresponder, em caso algum, a um valor superior a 2500 contos por cada posto de trabalho criado e preenchido por trabalhadores que se encontrem numa das situações de desempregado de longa duração ou jovem à procura de primeiro emprego.

A não execução do projecto nos termos constantes do contrato de concessão de incentivos e no prazo previsto é fundamento bastante para a respectiva resolução unilateral, com a consequente restituição dos apoios atribuídos pelo IEFP.
Caso haja lugar à execução parcial do projecto, o respectivo promotor pode solicitar, mediante requerimento a apresentar ao IEFP, a restituição parcial do apoio concedido ao abrigo do Nº 1, desde que a parte não executada não ponha em causa a respectiva viabilidade económico-financeira.

Iniciativas locais de emprego, requisitos
Os apoios previstos serão atribuídos aos projectos de iniciativas locais de emprego em que:

a) Pelo menos metade dos respectivos promotores, têm de se encontrar numa das situações previstas de desemprego de longa duração ou jovem à procura de primeiro emprego.

b) A respectiva execução não pode ter sido iniciada, à data de apresentação da candidatura, há mais de 60 dias úteis nem encontrar-se integralmente concluída à mesma data;

c) As entidades a constituir não podem ter dimensão superior a 20 trabalhadores;

d) Os postos de trabalho a criar têm de ser obrigatoriamente preenchidos por trabalhadores que se encontrem numa das situações de desemprego de longa duração ou serem jovens à procura de primeiro emprego, mediante a celebração de contratos de trabalho sem termo, que assegurem o respectivo emprego a tempo inteiro;

e) A respectiva área de actividade tem de se inscrever, imperativamente, na listagem constante na lei;

f) O investimento total não exceda os 30 mil contos.(1. Transformação e comercialização de bens, produzidos em sistema de agricultura biológica, certificados; 2) Ocupação de tempos livres da população escolar e da terceira idade; 3- Conservação, restauro e divulgação do património cultural; 4- Conservação e divulgação do património ambiental e paisagístico; 5- Prática de desporto e actividade de lazer em sinergia com a exploração de desportos da natureza e com o desenvolvimento da actividade turística local; 6- Instalação e manutenção de dispositivos de combate à poluição; 7- Produção e comercialização de bens derivados da aplicação das artes e ofícios tradicionais.)

A data de início do projecto, para efeitos do disposto na alínea b), é determinada por referência à data da factura mais antiga relativa a investimentos elegíveis em activos corpóreos.
O projecto deve ser executado no prazo de um ano a contar da data de assinatura do contrato de concessão de incentivos.
Aos projectos de iniciativas locais de emprego que não cumpram os requisitos previstos nas alíneas a) ou e) podem ser atribuídos outros apoios previstos.

Para mais informações, deve consultar sobre estas e outras situações passíveis de abonos, subsídios e incentivos à criação de postos de trabalho, o Instituto do Emprego e Formação profissional e os decretos leis:

DL 206/79, Incentivos à mobilidade Geográfica;

DL 89/95, Incentivos à contratação de jovens à procura do primeiro emprego e desempregados de longa duração;

Lei 50/98, Subsídio de inserção de jovens na vida activa;

Portaria 348-A/98, apoios a empresas de inserção;

Lei 31/98, Incentivos ao emprego domiciliário de trabalhadores com deficiências;

Portaria 328/99, concessão de apoio financeiro à contratação de jovens;

Portaria 196-A/01, estimulo de oferta de emprego.


    Voltar
  Desempregos de longa duração  


Deixe o seu comentário




 
Publicidade
Siga-nos: Facebook Expresso Emprego Twitter Expresso Emprego Linkedin Expresso Emprego

Publicidade


Formação Em Destaque...   Formação
 

Insurance Finance Responsible

Randstad Professionals

Claims Responsible

Randstad Professionals

Suporte Técnico

Page Personnel

Liquidity Risk Manager

Michael Page

Responsável de Marketing

Michael Page

Controller Financeiro

Randstad Professionals
 

Publicidade

©2014 | Expressoemprego | Todos os direitos reservados