Notícias

Qualidade gera trabalho

São cada vez mais os profissionais a actuar nesta área de actividade
02.06.2006


  PARTILHAR



Fernanda Pedro e Maribela Freitas

A procura da qualidade tem levado as empresas a repensarem as suas estratégias. O certificado de qualidade é hoje o cartão de visita para qualquer organização que se queira afirmar no mercado. É por esse motivo que os profissionais que actuam nesta área têm vindo a aumentar. Auditores, consultores, responsáveis de qualidade, directores e gestores , engenheiros especializados nesta área, controladores, inspectores, técnicos e formadores são algumas das profissões associadas ao segmento da qualidade.

Segundo Carla Oliveira, assistente de qualidade e selecção da direcção da zona Centro-Sul da empresa de recursos humanos Adecco, as funções mais solicitadas são as de consultoria, de prestação de serviços, auditoria, responsáveis/directores de qualidade, técnicos e controladores de qualidade, na vertente mais técnica.

A procura de profissionais nestas áreas tende a ser cada vez maior, «essencialmente pela contínua preocupação e aposta das empresas nas suas certificações de qualidade». Carla Oliveira adianta que as organizações continuam a encontrar na qualidade inúmeras vantagens, entre as quais o aumento da confiança e satisfação dos clientes.

A questão da qualidade começou a ganhar mais visibilidade nos anos 60. «Nessa altura, as organizações preocupadas com a satisfação dos seus clientes e com o aumento da competitividade sentiram necessidade de exigir aos seus fornecedores garantias de qualidade do produto ou serviço fornecido», explica Sara Cerdeira, adjunta de direcção da qualidade e recursos humanos da Associação Portuguesa de Certificação (APCER).

Acrescenta que «com a publicação das normas ISO 9000 no final dos anos 80, assistiu-se a uma uniformização das práticas relacionadas com a qualidade. Era o surgimento de um referencial único e internacional. Em Portugal tem-se assistido a um crescimento da actividade de certificação».

Nesta medida e para Sara Cerdeira, a certificação da qualidade é cada vez mais considerada pelas organizações como uma mais-valia e como um motor de crescimento, competitividade e diferenciação. «Existir um colaborador responsável por esta área nas organizações parece-nos essencial», conclui.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS