|     Seguinte  

Técnico Superior na área de Recursos Humanos (M/F)

Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (ESPAP, I.P.)

22.10.2025 | | Referência: 2318634

Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (ESPAP, I.P.)

  PARTILHAR






Descrição da Empresa

2025.36 - Recrutamento de 1 (um) trabalhador/a Técnico Superior na área de Recursos Humanos na carreira de Técnico Superior em regime de cedência de interesse público / contrato individual de trabalho para o Núcleo de Desenvolvimento, Gestão de Talento e Cultura Organizacional (NDO) da Direção de Gestão de Recursos Humanos (DRH).

A Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (“ESPAP, I.P.”) pretende recrutar 1 (um) trabalhador/a em regime de cedência de interesse público / contrato individual de trabalho, ao abrigo do disposto nos artigos 1.º, n.º 3, e 1.º-A, do Decreto-Lei n.º 117-A/2012, de 14 de junho, 17.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 133/2013, de 3 de outubro, e 241.º e seguintes da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (“LTFP”), aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, ou comissão de serviço prevista no artigo 20.º, do Decreto-Lei n.º 133/2013, de 3 de outubro, para o exercício de funções de Técnico Superior, na área de Recursos Humanos, da carreira de Técnico Superior para o Núcleo de Desenvolvimento, Gestão de Talento e Cultura Organizacional (NDO) da Direção de Gestão de Recursos Humanos (DRH).



Perfil do Candidato

1. Perfil pretendido

Obrigatório:

• Licenciatura na área Ciências Sociais, que corresponde ao ponto 3 da tabela de Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF) Portaria n. º 256/2005, de 16 de março;
• Mínimo de 3 anos de experiência profissional na área de recursos humanos.;
Preferencial (requisitos especialmente valorizados):
• Formação específica relevante para as funções (RH);
• Formação geral relevante para as funções.

Competências associadas ao posto de trabalho e perfil pretendido:

i. Competências Transversais/Nucleares:

• Orientação para a Colaboração - Estabelecer relações efetivas com os seus interlocutores, contribuir para uma rede relacional colaborativa e promover um clima de bem-estar para alcançar objetivos comuns;
• Orientação para Resultados - Focar a ação em objetivos que acrescentam valor para a sociedade e para o cidadão, otimizando a utilização dos recursos, garantindo elevados padrões de qualidade e, no seu todo, a sustentabilidade da atividade na organização.

ii. Competências Transversais/Funcionais:

• Comunicação - Transmitir informação com clareza, utilizando todas as vias de
suporte disponíveis para o efeito, e adaptar a forma e o conteúdo à audiência,
assegurando que a mensagem é bem recebida e corretamente interpretada;
• Iniciativa - Agir proativamente no sentido de alcançar os objetivos, intervir com autonomia em contextos críticos, realizar atividades mesmo que fora do âmbito da sua intervenção com o propósito de facilitar a resolução de problemas, procurar soluções mesmo que não tenha sido solicitado/a a fazê-lo, atuar com prontidão perante as solicitações da Organização;
• Organização, Planeamento e Gestão de Projetos - Assegurar uma utilização metódica de informações e equipamentos, garantir o cumprimento de prazos, procedimentos, custos e padrões de qualidade, gerir as expectativas das partes interessadas, realizar ou respeitar o planeamento da atividade, sua e de outros, e preparar-se antecipadamente para as tarefas e atividades.

2. Caracterização do eventual posto de trabalho:

As funções a desempenhar e que caracterizam o posto de trabalho são análogas às previstas para o conteúdo funcional de Técnico Superior, em consonância com o conteúdo definido no Regulamento de Carreiras da ESPAP, I.P., compreendendo, entre outras:

Avaliação de Desempenho

• Realizar os procedimentos inerentes à execução dos ciclos avaliativos de SIADAP 2 e SIADAP 3;
• Monitorizar os processos avaliativos individuais para cumprimento dos requisitos legais;
• Prestar apoio às Direções, Avaliadores e Avaliados no desenvolvimento do processo de avaliação;
• Prestar apoio ao núcleo no desenvolvimento do processo de avaliação;
• Prestar apoio aos coadjuvantes no âmbito do processo de avaliação de desempenho;
• Assegura o atendimento no âmbito da avaliação de desempenho ( SIADAP);
• Secretariar as reuniões de CCA e elaborar as atas;
• Agregar e disponibilizar informação em matéria de avaliação de desempenho para a elaboração de planos de desenvolvimento individual.

Formação e Desenvolvimento

• Realizar o levantamento de necessidades de formação dos trabalhadores, em articulação com as demais unidades orgânicas;
• Apoiar, acompanhar e monitorizar a execução do plano de formação
• Implementar programas de aprendizagem e desenvolvimento de soft e hard skills.
• Monitorizar o impacto das formações na produtividade e desempenho em articulação com as demais unidades orgânicas
• Comunicar e articular com entidades formadoras, dirigentes e e trabalhadores;
• Elaborar e implementar planos de desenvolvimento de carreira e talento;
• Realizar formação interna no âmbito das atribuições.

Bem- Estar, Saúde e Segurança no Trabalho

• Planear, implementar, monitorizar e acompanhar apolítica de bem-estar organizacional;
• Realizar as tarefas inerentes à implementação da política de bem-estar organizacional;
• Promover atividades para a organização no âmbito do bem-estar e cultura organizacional;
• Gerir o sistema de saúde, higiene e segurança no trabalho;
• Desenvolver políticas internas de comunicação organizacional;
• Desempenhar outras funções no âmbito da gestão e desenvolvimento de recursos humanos, entre elas:
Elaborar relatórios sobre a execução das políticas de RH e o seu impacto na organização;
Definir e monitorizar indicadores de gestão de pessoas como rotatividade, absentismo e clima
organizacional;
Garantir a comunicação e disseminação das diretrizes de RH para todos os trabalhadores.

3. Local de trabalho

Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (ESPAP, I.P.), Avenida Leite de Vasconcelos, 2, Alfragide, 2614-502 Amadora, ou no «Campus XXI», sito em Avenida João XXI, n.º 63, 1000-300 Lisboa.

4. Requisitos de admissão

Trabalhadores detentores de vínculo de emprego público nas modalidades previstas na LTFP ou no regime jurídico do sector público empresarial.



Oferta

5. Remuneração

O valor da remuneração a atribuir é de 1.810,99 €, correspondente à base da carreira Técnica Superior,
conforme prevista no Regulamento de Carreiras da ESPAP, I.P.

6. Horário de Trabalho

O período normal de trabalho é de 40 horas semanais, distribuídas de segunda a sexta-feira em regime de horário flexível. A jornada diária é de 8 horas, incluindo intervalo para almoço. O trabalho poderá ser prestado em regime híbrido de teletrabalho (2 dias presenciais e 3 dias remotos), caso a natureza das funções a desempenhar o permitam.

7. Avaliação e seleção

Em conformidade com o disposto no artigo 74.º, n.º 3, do Regulamento Interno da ESPAP, I.P., será dada preferência na ocupação de postos de trabalho a trabalhadores com prévia relação jurídica de emprego com organismos da Administração Pública ou do sector público empresarial.
As candidaturas serão objeto de análise curricular, complementada por entrevista profissional, sendo que apenas os/as candidatos/as pré-selecionados/as na análise curricular serão contactados para a realização de entrevista.
A aplicação do método de seleção é efetuada de modo sequencial, sendo apreciadas, em primeiro lugar, as candidaturas dos candidatos com prévio vínculo público, e, subsequentemente, as demais candidaturas.
Sempre que da aplicação sequencial dos métodos de seleção resulte a aprovação de candidato(s) com vínculo prévio à Administração Pública ou do setor público empresarial, será dada preferência ao seu recrutamento, sendo que, no caso em que o número de postos de trabalho disponíveis seja igual ou inferior ao número de candidatos nestas condições, o processo de recrutamento poderá ser encerrado. No caso em que o número de postos de trabalho disponíveis seja superior ao número de candidatos com vínculo prévio à Administração Pública ou do sector público empresarial, prosseguir-se-á com a aplicação dos métodos de seleção às demais candidaturas.

8. Nós, eSPap, oferecemos

Novos desafios | Evolução profissional | Acesso a formação diversificada | Estrutura de comunicação com formalidade reduzida | Participação em projetos aliciantes e motivadores | Integração em equipa sólida e dinâmica | Conciliação da vida profissional, familiar e pessoal.


Contacto

9. Formalização das candidaturas

Requerimento dirigido ao Presidente do Conselho Diretivo da ESPAP, I.P., exclusivamente em formato digital, para o link:

//www.espap.gov.pt/FrontEnd/Paginas/Genericas/Recrutamento_Consulta_tpl_1.aspx?ID=221

no prazo de 10 (dez) dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação, acompanhado do curriculum vitae, detalhado e atualizado, e cópia do certificado de habilitações literárias, sob pena de exclusão.
Aos candidatos com prévia relação jurídica de emprego com organismos da Administração Pública ou do sector público empresarial é adicionalmente exigido declaração de funções com menção expressa do vínculo, da carreira/categoria que detêm, da posição e nível remuneratório e correspondente remuneração mensal, e do serviço ou organismo a que pertence, sob pena de exclusão.
Os candidatos estrangeiros, nacionais de um país que não integra a UE, devem ainda anexar à sua candidatura: comprovativo de que residem em Portugal e comprovativo do grau habilitacional ou profissional, devidamente reconhecido, quando adquirido noutro país que não Portugal, sob pena de exclusão.





EMPREGOS SEMELHANTES





ÚLTIMOS EMPREGOS