Descrição da Função
A empresa onde vai trabalhar
Empresa líder no setor de mercado em que se insere, que procura reforçar a sua equipa com um Técnico Superior de Segurança no Trabalho e Ambiente.
A sua nova função
- Desenvolver e divulgar as medidas necessárias para prevenir os riscos profissionais e promover a segurança e a saúde dos trabalhadores;
- Planear a avaliação de riscos a todos os níveis e para a totalidade das atividades desenvolvidas pela empresa;
- Realizar a avaliação dos riscos, tendo por base, os requisitos legais em vigor em matéria de Segurança, Saúde e Ambiente, elaborando os respetivos relatórios;
- Elaborar o plano de prevenção de riscos profissionais, bem como planos detalhados de prevenção e proteção exigidos por legislação específica;
- Desenvolver atividades de promoção da saúde dos colaboradores;
- Elaboração do plano de emergência interno, incluindo os planos específicos de combate a incêndios, evacuação de instalações e primeiros socorros;
- Analisar, gerir e manter a atualização das fichas de dados de segurança dos produtos químicos utilizados na empresa;
- Gestão e tratamento dos resíduos produzidos, de acordo com a legislação em vigor e maximizando a valorização dos mesmos;
- Colaborar na definição de locais, métodos e organização do trabalho, bem como, na escolha e na manutenção de equipamentos de trabalho;
- Supervisionar o aprovisionamento, a validade e a conservação dos equipamentos de proteção individual, bem como a instalação e a manutenção da sinalização de segurança;
- Desenvolver atividades de promoção da saúde dos colaboradores;
- Desenvolver as medidas a adotar em caso de perigo grave e iminente e divulgá-las junto de todos os colaboradores;
- Supervisionar as condições de trabalho de colaboradores e implementar medidas que permitam a prevenção e proteção contra riscos profissionais;
- Conceber e desenvolver o programa de informação para a promoção da segurança e saúde no trabalho, promovendo a integração das medidas de prevenção nos sistemas de informação e comunicação da empresa;
- Conceber e desenvolver o programa de formação para a promoção da segurança e saúde no trabalho;
- Apoiar as atividades de informação e consulta dos representantes dos trabalhadores para a segurança e saúde no trabalho ou, na sua falta, dos próprios trabalhadores;
- Organizar os elementos necessários por forma a responder às notificações obrigatórias;
- Analisar as causas de acidentes de trabalho ou da ocorrência de doenças profissionais, elaborando os respetivos relatórios;
- Coordenar ou acompanhar auditorias, inspeções internas e monitorizações em matéria de segurança e ambiente;
O que necessita para ser bem sucedido
- Licenciatura ou Mestrado (preferencial)
- CAP SHST – Certificação Aptidão Pedagógica para Função de Técnico Superior de Segurança no Trabalho;
- CCP – Certificação de Competências Pedagógicas
- 3 a 5 anos de experiência como Técnico Superior de Segurança e Saúde no Trabalho na área industrial
O que a empresa lhe pode oferecer
Oportunidade de crescimento profissional numa empresa de referência.
Próximo passo
Caso tenha interesse nesta oportunidade, envie-nos o seu CV atualizado. Se procura outro tipo de desafio profissional, contacte-nos para falar sobre outras oportunidades de carreira, sempre de forma totalmente confidencial.
Contacto
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