Empresa:
Grupo Bimbo
Descrição da Função
O Grupo Bimbo é líder mundial no setor de panificação, composto por mais de 135.000 Colaboradores em todo o mundo e encontra-se em plena expansão. Com mais de 75 anos de experiência, tem operações em 34 países e lidera os mercados mais importantes, como os Estados Unidos, Canadá, Espanha, China, Brasil e muitos mais.
Atualmente, lideramos o mercado com marcas como Bimbo , Donuts , Donettes , Bollycao , Oroweat e The Rustik Bakery , entre outras. Além disso, tem uma divisão comercial B2B, representando o principal fornecedor de produtos de padaria para cadeias de fast-food como McDonald's e Burger King .
Em Portugal, contamos com uma equipa de mais de 400 colaboradores e duas fábricas (em Albergaria-a-velha e Mem Martins), que pretendemos reforçar.
Missão
Inserido na área de Operações, o(a) Maintenance Operations & Projects Manager será responsável por liderar integralmente o departamento de manutenção - desde a gestão das operações diárias à condução de projetos de engenharia e melhoria contínua sempre em estreito contacto com os restantes departamentos dentro da área de operações.
Esta função assume uma responsabilidade transversal, com impacto direto na fiabilidade, segurança e desempenho técnico dos ativos da empresa. Nesta posição irá liderar uma equipa técnica com mais de 10 elementos, através de 2 reportes diretos, e será responsável por garantir os padrões de excelência, o controlo orçamental, a organização do armazém técnico e a inovação contínua dos sistemas e processos de manutenção.
Valorizamos uma mentalidade vencedora, proatividade, sentido de responsabilidade e compromisso com resultados.
Principais Responsabilidades:
- Gerir e coordenar toda a operação do departamento de manutenção (corretiva, preventiva e preditiva);
- Liderar a equipa técnica, garantindo motivação, desenvolvimento e desempenho;
- Supervisionar a boa organização, controlo e gestão de stock do armazém técnico de manutenção;
- Planear e executar projetos de engenharia, em coordenação com a pessoa responsável por engenharia de projetos, modernização de ativos e otimização de sistemas;
- Gerir recursos, orçamentos, contratos e fornecedores técnicos;
- Assegurar o cumprimento de indicadores de desempenho (KPIs), qualidade e segurança operacional;
- Promover uma cultura de melhoria contínua e excelência técnica (Lean, TPM, etc.);
- Representar o departamento junto da Direção e das áreas operacionais da empresa;
- Garantir o cumprimento legal e regulamentar das instalações e dos equipamentos técnicos.
Principais Requisitos:
- Licenciatura/Mestrado em Engenharia (Mecânica, Eletrotécnica, Industrial ou similar);
- Experiência mínima de 3 anos em funções de responsabilidade na manutenção em ambiente fabril;
- Experiência comprovada na liderança de equipas técnicas com estrutura de reporte;
- Conhecimentos sólidos de ferramentas de planeamento (MS Project, Excel, etc.) e sistemas de manutenção (SAP PM, CMMS ou equivalentes);
- Fortes competências de liderança, organização, comunicação e tomada de decisão;
- Português fluente (obrigatório), inglês técnico (nível intermédio ou superior) e espanhol técnico (preferencial).
- Compromisso em defender os valores da empresa: Afeto, Respeito Justiça e Confiança.
Valorizamos:
- Perfil orientado para o esforço, a superação e a entrega de resultados com qualidade;
- Certificações em gestão de projetos (PMP, IPMA) ou metodologias Lean / TPM / Six Sigma;
- Experiência prévia em contextos industriais exigentes (alimentar, farmacêutico, automóvel, energia, etc.);
- Conhecimentos em automação, sustentabilidade, eficiência energética ou sistemas críticos (HVAC, UPS, etc.).
ZONA DE TRABALHO: Mem Martins, Sintra

Observações
Lisboa (Portugal)