A empresa onde vai trabalhar
A Synere Group é uma empresa Portuguesa fundada em 1974, especializada em soluções Metalomecânicas e Engenharia Industrial, sediada em Lordelo, Paredes, no Distrito do Porto.
O Grupo Synere combina experiência com investimento contínuo em tecnologia de ponta, posicionando-se como referência na produção de componentes metálicos de alta precisão. Reconhecido pela qualidade e inovação, o Grupo assume-se como parceiro estratégico para clientes nacionais e internacionais que procuram soluções sólidas e sustentáveis.
Tem como missão minimizar o impacto ambiental e maximizar a tecnologia para o desenvolvimento sustentável. A Synere Group aposta em I&D (Investigação e Desenvolvimento) para desenvolvimento de soluções capazes de otimizar os projetos dos clientes, e assim aportar valor.
O Grupo Synere dispõe de diferentes Entidades, Inovocorte, MUVV e Antropos.
A sua nova função
Surge com o objetivo de ser criada uma função corporativa para centralizar e otimizar as Compras e a Logística do Grupo Synere.
O Diretor de Compras e Logística terá como foco a procura de novos parceiros e soluções técnicas, incluindo subcontratos especializados e fornecimento de componentes estratégicos para reforço da capacidade operacional do Grupo.
Como Missão terá de assegurar a redução de custos, otimização de processos, eficiência, integração da cadeia de abastecimento e o desenvolvimento de novos parceiros e de soluções técnicas.
Terá como principais responsabilidades:
- Definir e implementar a estratégia corporativa de Compras e Logística do Grupo;
- Reduzir custos globais através de sinergias, consolidação de volumes e negociações estratégicas;
- Desenvolver novos parceiros e fornecedores técnicos, nacionais e internacionais;
- Garantir abastecimento eficiente e fiável, alinhado com os planos de produção e operações;
- Otimizar transportes, armazéns e planeamento de materiais em todas as unidades;
- Criar processos e políticas de Procurement comuns ao Grupo;
- Acompanhar e reportar KPIs de performance (custos, prazos, níveis de serviço e eficiência);
- Promover a melhoria contínua e digitalização do Supply Chain, em articulação com o IT e os Processos.
Terá como principais autoridades:
- Definir e aprovar a política global de Compras e Logística do Grupo;
- Negociar e validar contratos e acordos-quadro com fornecedores estratégicos;
- Selecionar e homologar novos parceiros e soluções técnicas;
- Implementar e acompanhar os planos de sourcing, investimentos logísticos e metas de poupança;
- Estabelecer prioridades e estratégias de abastecimento;
- Rever e aprovar indicadores de performance (custos, prazos e níveis de serviço);
- Propor melhorias estruturais e organizacionais na cadeia de Compras e Logística.
Terá como principais interações:
- Direção Geral » Alinhamento estratégico, metas de poupança e eficiência;
- Direção Financeira » Controlo orçamental, cash-flow e reporting de custos;
- Direções Industriais (Fabrico e Operações) » Planeamento de materiais, prazos e fluxos logísticos;
- Direção de R&D » Especificações técnicas e desenvolvimento de fornecedores estratégicos;
- Direção de Qualidade » Homologação e auditoria de fornecedores e subcontratos;
- Direção de IT e Processos » Digitalização, automação e integração no ERP (Sage X3);
- Gestores Operacionais de Compras e Logística » Coordenação funcional e alinhamento de políticas;
- Fornecedores e Parceiros Externos » Negociação, contratos e desenvolvimento conjunto.
A posição irá reportar diretamente ao Diretor Geral do Grupo Synere e terá como reportes diretos os Gestores Operacionais de Compras, Logística e subcontratos.
O que necessita para ser bem sucedido
A posição terá como requisitos principais:
- Licenciatura / Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, Gestão, Logística, Economia (ou área similar);
- Formação complementar valorizada:
- Certificações em Procurement e Supply Chain Management
- Lean Six Sigma (Green ou Black Belt)
- Especialização em Gestão de Operações, Compras Estratégicas ou Logística Internacional
- Formação em Negociação Avançada, Gestão de Contratos e Análise de Custos Totais (TCO)
- Sustentabilidade e Procurement (ESG)- +10 anos de experiência em funções de Direção ou Gestão Sénior nas áreas de Compras, Logística ou Supply Chain (preferencialmente em ambiente Industrial do Setor Metalomecânico);
- Experiência Profissional essencial:
- Experiência em negociação técnica e estratégica com fornecedores de materiais, componentes e serviços industriais
- Implementação de estratégias corporativas de Procurement e Logística com enfoque em redução de custos e eficiência operacional
- Coordenação de cadeias logísticas complexas e multisite
- Desenvolvimento e homologação de fornecedores técnicos, incluindo subcontratos de corte e quinagem, maquinação, pintura, montagem e componentes elétricos/mecânicos
- Gestão de equipas transversais e multicentro com forte interface com produção, engenharia e qualidade
- Resultados comprovados em poupança, lead time, fiabilidade de fornecimento e otimização de fluxos logísticos
Competências Técnicas:- Gestão estratégica de Compras e Procurement:
- Planeamento e execução da estratégia de sourcing global e local
- Avaliação de fornecedores com base em TCO, qualidade e fiabilidade
- Desenvolvimento de parcerias técnicas e acordos de longo prazo
- Negociação e gestão de contratos:
- Capacidade de negociar contratos complexos e multisite
- Gestão de acordos-quadro, cláusulas de desempenho e SLA’s
- Experiência em contratos de subcontratação industrial e serviços técnicos
- Gestão da cadeia logística e planeamento:
- Otimização de transportes, armazenagem e fluxos de abastecimento
- Planeamento integrado S&OP / MRP, alinhado com as operações
- Implementação de sistemas de rastreabilidade e eficiência logística
- Gestão de custos e eficiência operacional:
- Capacidade de análise financeira e controlo de custos logísticos
- Criação e monitorização de KPIs de performance e savings
- Implementação de projetos de redução de custos e lead time
- Digitalização e integração de sistemas:
- Experiência em ERP (Sage X3) e integração de fluxos logísticos
- Utilização de Power BI para análise e reporting de performance
- Conhecimentos em automação e data-driven Supply Chain:
- Lean Logistics e melhoria contínua
- Aplicação de metodologias Lean / Kaizen à Logística e Procurement
- Revisão e simplificação de processos administrativos e operacionais:
- Cultura de melhoria contínua, normalização e eficiência transversal
- Gestão de risco e compliance
- Identificação e mitigação de riscos de fornecimento e dependências críticas
- Conformidade com políticas internas (normas ISO 9001, 14001 e 45001)
- Integração de critérios de sustentabilidade e responsabilidade social (ESG)
- Competências Digitais:
- Conhecimento prático de ERP (Sage X3)
- Domínio de Power BI e de ferramentas de análise de dados logísticos e financeiros
- Familiaridade com SCOR Model, S&OP (Sales & Operations Planning) e MRP II
- Competências Comportamentais:
Orientação para resultados;
Liderança e influência;
Negociação e assertividade;
Visão sistémica e estratégica;
Tomada de decisão e resiliência;
Rigor e disciplina;
Melhoria contínua e inovação;
Ética e transparência;
Colaboração e comunicação;
O que a empresa lhe pode oferecerFocados no desenvolvimento de pessoas, na excelência operacional e no compromisso com a comunidade, a Synere Group constrói um futuro mais eficiente, responsável e alinhado às exigências do mercado global. Venha fazer parte desta Missão, num Grupo em crescimento contínuo!
Próximo passo
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