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Os maus clientes dos consultores



01.01.2000



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Os maus clientes dos consultores

Como consultor, lida com clientes de vários tipos. E alguns não são nada fáceis. Os seus clientes pedem-lhe para infringir a lei? Quer pôr fim a este tipo de problemas? Fique a saber alguns conselhos que o podem ajudar nos casos mais complicados.



São muitas as empresas que recorrem a consultores, a quem reconhecem a experiência e conhecimentos necessários, numa tentativa de tomarem decisões que melhor defendam os seus interesses. Esta relação passa de um simples aconselhamento para uma situação de parceria, onde há uma partilha de objectivos e um encontro de vontades, sempre sob o lema de " o sucesso dos clientes é o meu sucesso".

Não é bem assim. Por vezes os clientes pedem e exigem coisas que podem, eventualmente, denegrir o trabalho e a reputação de um consultor. Até onde deve ir? Defina bem os seus limites e lembre-se que o mais importante é não colocar em risco nem o seu trabalho nem a sua reputação.


Como consultor, a situação pode tornar-se delicada quando os seus clientes:


Começam a pedir-lhe conselhos casuais sobre áreas que não são a sua especialidade;

Começam a desviar-se do compromisso que têm consigo;

Não permitem que você receba as pessoas que necessita para o projecto;

Ignoram por completo uma recomendação sua. Mostre-se sempre receoso quando isto acontecer.

Muitas vezes os clientes pedem aos consultores que estes esqueçam a ética e passem à acção. O que deve fazer quando lhe pede para que você lhe forneça pistas de como controlar a lei ou que cometa actos ilegais?

Tome as medidas certas:

Não se sacrifique só porque o seu cliente assim o exige. Diga não à proposta dele e mostre-se firme na sua resposta e atitude.

Não se esqueça que é a sua integridade que está em jogo. Um passo em falso e você pode pagar bem caro por esse erro.

Não se submeta a tácticas de estratégia. Jogue limpo, não se meta em "ruas" de sentido proibido.


Não tenha medo de decepcionar o seu cliente. É preferível decepcioná-lo do que você sair prejudicado desta situação.

Se por acaso o seu cliente lhe pedir para você cometer algo de ilegal, recuse de imediato, não pense duas vezes no caso.


Não se esqueça do ditado que diz: "Mais vale prevenir que remediar".

É importante para os consultores que o seu relacionamento com os clientes assuma uma postura de partilha de experiências e de conhecimentos, na medida em que ambas ficarão enriquecidas com isto. Servir os interesses dos seus clientes é o principal objectivo dos consultores. Mas há clientes e clientes…


VD






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