Os
maus clientes dos consultores
Como consultor, lida com clientes de vários
tipos. E alguns não são nada fáceis. Os seus clientes
pedem-lhe para infringir a lei? Quer pôr fim a este tipo de problemas?
Fique a saber alguns conselhos que o podem ajudar nos casos mais complicados.
São
muitas as empresas que recorrem a consultores, a quem reconhecem a experiência
e conhecimentos necessários, numa tentativa de tomarem decisões
que melhor defendam os seus interesses. Esta relação passa
de um simples aconselhamento para uma situação de parceria,
onde há uma partilha de objectivos e um encontro de vontades, sempre
sob o lema de " o sucesso dos clientes é o meu sucesso".
Não é bem assim. Por vezes os clientes
pedem e exigem coisas que podem, eventualmente, denegrir o trabalho e
a reputação de um consultor. Até onde deve ir?
Defina bem os seus limites e lembre-se que o mais importante é
não colocar em risco nem o seu trabalho nem a sua reputação.
Como consultor, a situação pode
tornar-se delicada quando os seus clientes:
Começam
a pedir-lhe conselhos casuais sobre áreas que não são
a sua especialidade;
Começam a desviar-se do compromisso que têm consigo;
Não permitem que você receba as pessoas que necessita para
o projecto;
Ignoram por completo uma recomendação sua. Mostre-se sempre
receoso quando isto acontecer.
Muitas vezes os clientes pedem aos consultores que estes esqueçam
a ética e passem à acção. O que deve fazer
quando lhe pede para que você lhe forneça pistas de como
controlar a lei ou que cometa actos ilegais?
Tome as medidas certas:
Não se sacrifique só porque o seu cliente assim o exige.
Diga não à proposta dele e mostre-se firme na sua resposta
e atitude.
Não se esqueça que é a sua integridade que está
em jogo. Um passo em falso e você pode pagar bem caro por esse erro.
Não se submeta a tácticas de estratégia. Jogue limpo,
não se meta em "ruas" de sentido proibido.
Não
tenha medo de decepcionar o seu cliente. É preferível decepcioná-lo
do que você sair prejudicado desta situação.
Se por acaso o seu cliente lhe pedir para você cometer algo de ilegal,
recuse de imediato, não pense duas vezes no caso.
Não
se esqueça do ditado que diz: "Mais vale prevenir que remediar".
É importante para
os consultores que o seu relacionamento com os clientes assuma uma postura
de partilha de experiências e de conhecimentos, na medida em que
ambas ficarão enriquecidas com isto. Servir os interesses dos seus
clientes é o principal objectivo dos consultores. Mas há
clientes e clientes
VD