Carreiras

Opinião - U-Marketing: O sucesso começa em ti!



01.01.2000



  PARTILHAR




U-Marketing: O sucesso começa em ti!
(12-01-2007)

Rui Ventura
Director Executivo da Ogilvy Comunicação & Imagem


Quando há 3 anos José Mourinho chegou a Londres e afirmou que iria ser campeão pelo Chelsea, a imprensa inglesa rotulou-o de arrogante e louco. No entanto, Mourinho limitou-se a fazer aquilo que qualquer gestor de topo faria ao chegar ao seu novo projecto. Formou a equipa, traçou objectivos concretos e desenvolveu uma estratégia para os alcançar. Mourinho provou ser um líder nato e inovou ao importar métodos de gestão empresarial modernos para o mundo desportivo. A imprensa inglesa confudiu confiança, profissionalismo e determinação com arrogância. O resto é história e os resultados falam por si.
Para quê lermos a Arte da Guerra de Sun Tzu, ou outros documentos estáticos sobre liderança e gestão quando temos este exemplo prático, mutável e português, oferecido a um ritmo semanal, que apaixona a opinião pública há já 3 anos? Hoje os modelos de liderança, gestão e a imagem de Mourinho são exemplos em todos os mercados e reflectem uma abordagem moderna, global e contemporânea que a cada semana ganha adeptos pelo mundo fora.

Vejo o campeonato inglês de Futebol como um plano de negócios a 360º onde todas as semanas existem novas variáveis a ser ponderadas: resultados desportivos, condições climatéricas, gestão e motivação do plantel, nível exibicional e número de espectadores, audiências e transmissões televisivas, investimentos publicitários e satisfação dos sócios e dos investidores. Variáveis que afectam o “produto” final e que obrigam a uma estratégia em constante revisão e a planos de acção flexiveis e just-in-time .

Em contraponto, vejo o potencial dos novos empreendedores e futuros gestores que têm de ser capazes de vencer o medo de arriscar, a tendência para a inércia, a excessiva burocracia, a falta de investimento e ao mesmo tempo serem capazes de inovar, de criar valor e de acreditar no seu potencial. De facto e olhando para este exemplo, podemos afirmar sem qualquer margem de dúvida que o sucesso começa em nós e na nossa atitude perante os projectos que nos rodeiam. E os caminhos traçados pelas empresas são um reflexo do perfil do gestor que lidera as operações.

Nesta equação, estima-se que 75% dos gestores optam por escolhas mais conservadoras, sem dar nas vistas, que valorizam a estabilidade, a segurança mas que são menos ambiciosas e possuem margens de crescimento e de sucesso menores. Os outros 25% são empreendedores. São controversos pelas decisões corajosas que tomam e pela constante ambição por vencer.

Os melhores gestores e líderes encontram-se nestes 25%. No entanto, a esta equação é ainda necessário retirar 10% - aqueles que se recusam a aprender com os erros, que não ouvem quem os rodeia ou os que adormecem pelo caminho e deixam de querer actualizar o seu know-how - para encontrarmos o Lote Premium.

Mourinho está nesse lote. O lote restrito dos 15% de líderes e gestores completos que conseguem fazer a diferença. Diferença essa que começa pela sua atitude perante os problemas e oportunidades e pela capacidade de adaptação e resposta perante alterações à estratégia inicial e na capacidade de motivação da sua equipa.

Acreditar em nós e no nosso potencial é meio caminho andado para o sucesso. O resto é uma receita de paixão pelo que fazemos, trabalho constante, focalização, persistência e criatividade no desenvolvimento de ideias.

Desperta o Mourinho que há em ti!






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS