Carreiras

Notícias



01.01.2000



  PARTILHAR




2001-09-21

Mais um curso para gestores

Desenvolver capacidades para animar e dirigir a sua equipa e obter resultados é o objectivo do curso dirigido aos quadros funcionais e operacionais que exerçam uma função de gestão.
O curso começa a 24 de Setembro, tem a duração de 5 dias (30 horas) e custa 192 mil e oitocentos escudos.
A iniciativa está a cargo do CEGOC e decorrerá na Rua Castilho, 167 1º, em Lisboa.

UGT e CGTP definem estratégia reivindicativa

As centrais sindicais vão delinear as estratégias de luta para o ano sindical que agora começa. CGTP e UGT mostram-se preocupadas com a perda do poder de compra e a necessidade de aumentar o salário mínimo nacional.
Os aumentos dos funcionários no último ano foram em média de 3,8%. A inflação média deste ano situa-se entre os 4,2 e os 4,6%.

Empresa VERSUS Colaboradores

O futuro das empresas está dependente do envolvimento e da participação dos seus colaboradores. Ter uma política de comunicação interna é importante para o sucesso de qualquer entidade empresarial.
Os Administradores e Directores de Recursos Humanos apostam, cada vez mais, neste sentido alertando que a comunicação até pode existir, mas não está estruturada. Isto deve-se em parte à inexistência de uma estratégia para implementar decisões.
Através de uma comunicação interna, os colaboradores podem interagir e identificarem-se pessoalmente com a empresa. Nestas situações é, também, fundamental o papel dos recursos humanos para satisfazer e fidelizar o cliente interno.
Esta combinação começa a ter algum relevo em Portugal, apoiada na ideia de um melhor desenvolvimento da imagem da empresa e satisfação dos colaboradores.


RH do SNS em avaliação

Continua em curso o estudo destinado a conhecer a situação administrativa dos profissionais da saúde em Portugal. No final deste ano esperam-se já alguns resultados sobre a situação dos RH do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Recorde-se que a aprovação deste estudo foi assinada em Protocolo pela Apifarma e a Fundação do Instituto Nacional de Administração, a 24 de Maio.
Coordenado pelo Prof. Luís Rodrigues, o inquérito observa não só Administradores, Administrativos e Auxiliares das Organizações do SNS, mas também Directores Clínicos, Médicos, Enfermeiros e Técnicos.
O estudo em causa, "Os Recursos Humanos do Serviço Nacional de Saúde", terá como resultados uma avaliação do modo como trabalham e como vêem o seu empreendimento profissional ser apreciado pelo utente.


Gestores de RH com credibilidade

Gestores de RH é mais credível que o termo Gestores de Pessoas. Num estudo, publicado na última edição do jornal "Human Resource Management", os investigadores concluíram que os profissionais designados por Gestores de RH têm mais qualificação e mais estratégias do que os Gestores de Pessoas.
O estudo foi baseado numa análise feita, em 1998, na "Workplace Employee Relations Survey" e demonstrou que os Gestores de RH estão mais direccionados para tarefas associadas à gestão RH, para além de darem mais credibilidade à profissão.


Novos recursos humanos para novas exigências


Os gestores que se cuidem porque a geração Y, que trata a internet por tu, está a chegar ao mundo das empresas.
São jovens nascidos entre o fim da década de 70 e o início da de 90. Uma geração com competências e características bastante diferentes das gerações anteriores.
Alguns especialistas consideram-nos a geração mais tolerante de sempre, e afirmam que são um grupo que não tem pretensão a ter um emprego seguro para toda a vida, mas sim, um trabalho que realmente preencha as suas expectativas.
Ao integrar-se no mundo laboral, a geração Y traz novos desafios às empresas e aos gestores de Recursos Humanos.
A criação duma cultura de gestão que reflicta envolvimento através de palavras e actos, a atribuição de prémios de mérito, a preparação de programas de aprendizagem contínua, o acto de comunicar e o posicionamento do negócio de modo a satisfazer as exigências da mudança tecnológica, são alguns dos pontos que a empresa deve ter em conta para gerir com sucesso os novos recursos humanos.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS