Carreiras

Notícias



01.01.2000



  PARTILHAR




2002-05-27

Descoberto novo aminoácido

O 22º aminoácido foi descoberto por cientistas norte-americanos depois de, durante mais de três décadas, se ter acreditado que o património genético dos seres vivos só codificava 20 aminoácidos. Só em 1986 se descobriu o 21º aminoácido - a selenocisteína. O 22º segundo chama-se pirrolisina. Não é uma bactéria, embora se assemelhe a uma, é codificado pelo material genético de um micro-organismo chamado "Methanosarcina barkeri" e acabou por ser descoberto na sequência de um trabalho sobre bioquímica básica.

2002-05-17

Organização Mundial de Saúde quer regular Medicinas tradicionais

Foi apresentado, ontem, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um relatório onde é definido uma estratégia para regulamentação das medicinas tradicionais ou paralelas em todo o Mundo, de maneira a torná-las mais acessíveis, seguras e viáveis. Para a Organização esta estratégia é consequência da preocupação que alguns consumidores e praticantes têm em relação à inocuidade dos produtos usados neste tipo de medicina. A OMS pretende com este plano de estratégia regulamentar a actividade, assegurando assim a sua qualidade e, ao mesmo tempo, proteger e preservar os conhecimentos tradicionais.

2002-05-14

Conhecidos novos benefícios da aspirina

A partir de um estudo realizado por uma equipa britânica, foram conhecidos mais alguns benefícios do medicamento mais famoso do mundo. A aspirina, que já era famosa pelos seus benefícios na prevenção de doenças cardíacas, é agora, também, igualmente útil na prevenção das inflamações ligadas às doenças cardiovasculares. Segundo Patrick Vallance, professor de farmacologia na Universidade de College, em Londres, e autor do estudo, "certos efeitos da aspirina devem-se às suas propriedades anti-inflamatórias, conhecidas há cem anos ou mais".

2002-04-12

Crianças no mundo inteiro morrem devido à falta de vacinas

Cerca de quatro mil crianças de todo o mundo morrem devido à falta de vacinação. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está a tentar resolver esta situação deplorável. Para a UNICEF, o mundo está a enfrentar uma falta grave de vacinas, que consequentemente coloca em risco os programas de imunização nos países em desenvolvimento e industrializados. A organização garante cerca de 40% das vacinas para crianças à escala planetária mas, a directora - executiva da organização, Carol Bellamy, anunciou, durante a conferência internacional dedicada ao problemas das vacinas, precisar de uma resposta global urgente para que assim evitem o que se pode tornar numa crise mundial.

2002-03-19

Finlândia proíbe comercialização do Nimed

Foi proibida a comercialização do anti-inflamatório Nimed na Finlândia. A agência finlandesa do medicamento proibiu ontem a sua comercialização devido ao registo de uma morte e vários casos de reacções hepáticas sérias associadas ao seu uso. Segundo uma informação divulgada pelo organismo finlandês, até 13 de Março foram recebidas 109 notificações de efeitos opostos associados ao Nimed, tendo recentemente sido relatado o primeiro caso fatal como consequência da reacção hepática.

2002-03-12

Farmácias online são muito mais caras

Segundo um teste realizado pela "Teste Saúde" as condições de utilização das farmácias online não compensam, chegando a ter medicamentos que podem custar 16 vezes o preço normalmente praticado. O "Xanax" e o "Prozac" custam oito vezes mais e não existe qualquer mecanismo de segurança que garanta a sua qualidade, segurança, eficácia, informação ou entrega. A maioria das páginas encontra-se escrita em inglês e os dados sobre os medicamentos encontram-se incompletos. A "Teste Saúde" concluiu também que facilmente se compra medicamentos sujeitos a receita médica como o "Viagra" ou o "Prozac".

2002-03-05

Ministério da Saúde recruta médicos lá fora

O Ministério da Saúde vai abrir um concurso público internacional com o intuito de recrutar clínicos estrangeiros para os hospitais e centros de saúde nacionais. A Ordem dos Médicos opõe-se a esta decisão alegando que esta medida não é solução para diminuir a falta de profissionais da área. O Bastonário da Ordem dos Médicos lamenta que se opte por ir buscar médicos ao estrangeiro ao invés de estimular a sua mobilidade para o interior onde realmente fazem falta.

2002-03-01

Ministro da Saúde autoriza importação de vacinas para Meningite C

O Ministro Correia de Campos autorizou a introdução no mercado de cem mil doses da vacina contra a meningite provocada pelo meningococo C. O ministro justifica a sua decisão alegando que pretende evitar importações irregulares e devido à ruptura do produto no mercado. Esta autorização, que permite uma importação rápida, verificou-se a pedido de um dos laboratórios que comercializa este produto. Estas doses vão ser comercializadas pelas farmácias numa embalagem com indicações e instruções em Português.

2002-02-28

Vacina contra a Sida apresenta bons resultados

Na Conferência Anual sobre Retrovírus, a decorrer nos Estados Unidos, foram apresentados os primeiros resultados dos ensaios em seres humanos de uma nova vacina contra a sida. Segundo os cientistas envolvidos na investigação os resultados são bastante positivos. No entanto, os voluntários ainda não estiveram em contacto com situações de potencial contaminação, pelo que não se sabe ainda se a vacina os protegerá.

2002-02-22

Encontrada possível vacina contra a toxoplasmose

Segundo um artigo ontem publicado pela revista "Nature", uma equipa de investigadores norte-americanos descobriu como neutralizar o parasita responsável pela toxoplasmose. Deste modo, abre-se caminho à possibilidade de encontrar uma vacina que neutralize uma doença que provoca profundas malformações nos fetos. Por outro lado, estes estudos poderão também ajudar a combater outras doenças como o paludismo..

2002-02-21

Casos de meningite C cada vez mais preocupantes

Graças a um primeiro grande estudo português sobre a meningite C e a predominância de serotipos (tipos de meningococos) muitos médicos pediatras mudaram de opinião quanto à importância da vacinação na prevenção da doença. O estudo aconselha a vacinação e revela que a incidência do meningococo C atinge os 53,4% enquanto o meningococo B chega aos 45,5%. Concluiu-se, ainda, existir um aumento progressivo de meningococos de serotipo C em Portugal.

2002-02-20

Vacinas para a meningite esgotam em Bragança

As vacinas para a meningite esgotaram em Bragança. Todas as reservas de vacinas disponíveis nas farmácias esgotaram devido à incessante procura nos últimos dias. Segundo o responsável de uma das farmácias consultadas, a vacina já nem em Espanha se encontra disponível. Os utentes estão a deixar as suas receitas nas farmácias e aguardam que a vacina chegue aos estabelecimentos.

2002-02-19

Bebés aprendem enquanto dormem

Um estudo realizado por neurologistas revelou que as crianças de tenra idade têm a suprema arte de aprender enquanto dormem. Marie Cheour, da Univerdidade de Turku, na Finlândia, não percebe como é que os bebés processam a aprendizagem durante a noite, mas justifica a sua teoria afirmando que, ao contrário dos adultos, esta capacidade especial pode indicar que os bebés não "desligam" o córtex cerebral enquanto dormem.

2002-02-15

Encontrada vacina para bactéria resistente

A "estafilococo dourado" é uma bactéria que está na origem de infecções adquiridas nos hospitais e que é das mais resistentes aos antibióticos. Com esta nova vacina, desenvolvida por investigadores norte-americanos, reduziu-se em 57 por cento os riscos de contaminação de um grupo de doentes a fazerem tratamento de hemodiálise. Este grupo de doentes constitui a primeira população em risco de contrair infecções nos hospitais.

 






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS