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Comunicação eficaz aumenta ROI
Um estudo recente da empresa de consultoria americana
Watson Wyatt indica que a eficácia da comunicação
entre empresa e empregados é um factor decisivo para a produtividade
e favorece um maior retorno aos accionistas.
O Watson Wyatt Communication ROI Study (estudo sobre a comunicação
e o retorno de investimentos da Watson Wyatt) examinou um total de 267
grandes companhias americanas, representantes de todos os principais sectores
industriais.
Os pesquisadores da Watson Wyatt procuraram analisar a relação
entre as práticas e estratégias de comunicação
de diferentes organizações e o seu retorno aos accionistas.
De acordo com a investigação, as companhias cujos funcionários
comunicavam com maior facilidade obtiveram 26% de retorno aos seus accionistas
entre 1998 e 2002, enquanto as demais não ultrapassaram os 15%.
Os investimentos resultaram num aumento de cerca de 30% no valor do mercado.
Segundo Kathryn Yates, directora global de comunicação na
Watson Wyatt e uma das co-autoras do estudo, os resultados demonstram
claramente que quanto melhor uma companhia comunicar com seus empregados,
maior será o lucro dos seus accionistas. Assim, a comunicação
ganha o estatuto de função empresarial obrigatória
para o sucesso financeiro das empresas.
A pesquisa mostrou ainda que a eficácia da comunicação
também tem um impacto positivo na diminuição da rotatividade
dos empregados. As companhias que melhor comunicam têm maior probabilidade
(51%) de manterem seus funcionários por mais tempo no cargo, contra
33% das suas concorrentes, onde a comunicação é deficiente.
A análise identificou nove práticas comunicacionais directamente
relacionadas com o crescimento do retorno nas acções. As
práticas mais efectivas dizem respeito a um compromisso dos directores
quanto à eficácia da comunicação e à
necessidade de clareza na distinção entre os objectivos
da empresa e o trabalho de seus empregados.
Além disso, também é aconselhada a preparação
de um documento com estratégias e planos de implementação
específicos para o processo comunicacional.
Yates também afirma que essas actividades devem ser praticadas
em conjunto, integradas num programa orientado para resultados efectivos.
Segundo a autora, o modelo certo de comunicação no momento
certo conduz não só a uma mudança comportamental,
como também proporciona um aumento significativo em retornos de
investimentos.
Outra descoberta do estudo é que a forma como as empresas medem
o seu nível comunicacional também origina um impacto no
retorno de investimento. As companhias que utilizam critérios de
medição como a produtividade, o cumprimento de objectivos
e as mudanças comportamentais para controlar a eficácia
da sua comunicação têm um maior retorno aos accionistas.
Já as empresas que utilizam critérios como a consciência,
a satisfação e a compreensão não obtêm
retornos tão elevados.
Cópias do Communication ROI Study™, Connecting Organizational
Communication to Financial Performance, podem ser encontradas em www.watsonwyatt.com
Guia
da comunicação eficaz
A diversificação de habilidades que a comunicação
implica torna os profissionais mais flexíveis às flutuações
do mercado
Os funcionários sentem fazer parte de uma organização
cujo sucesso depende de suas acções
Os novos funcionários integram-se mais rápida e eficazmente
à cultura da companhia
Estratégias
para obter um maior retorno de investimento:
Construir uma estrutura sólida de comunicação formal
apoiada por suportes tecnológicos e baseada no "feedback"
do funcionário
Conviver directamente com temas estratégicos como a mudança,
o desenvolvimento contínuo e planos de integração e
alinhamento financeiro
Apoiar mudanças positivas nos comportamentos de directores e supervisores
como forma de incentivo à evolução profissional dos
funcionários
Cristina Parga