12 dicas para um Líder
Nem todas as pessoas nascem com um perfil de líder. Consulte
as nossas dicas para ser um líder de sucesso. Aprenda a gerir o
seu trabalho e lembre-se que a aprendizagem é um bom começo.
Aprenda a cultura empresarial
Entenda a empresa, a sua política e conheça os princípios
básicos da organização.
Não deixa a empresa ter um efeito sufocante: quando há uma
coisa que não entende, pergunte e não se esqueça
que a única pergunta estúpida é aquela que não
faz.
Mantenha os olhos abertos
Observe, olhe e escute. Aprenda tanto das pessoas
que respeita como das pessoas que não são as suas favoritas.
Trabalhe 'no duro'
Empenhe-se a sério
no seu trabalho. Mostre-se interessado, activo e cheio de ideias novas.
Tente fazer mais do que supostamente lhe compete.
Dê atenção
à família
O apoio da sua família é indispensável. Avançar
dentro da empresa significa, às vezes, uma mudança regular
para um novo local. Encare essas mudanças pela positiva. Encontrar
um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida privada é um
desafio.
Ganhe experiência
Não hesite em aceitar vários trabalhos dentro da empresa,
mesmo que estes não signifiquem nenhuma subida na hierarquia. Quanto
mais souber sobre a empresa, melhor para si.
Procure um bom conselheiro
Escolha um bom conselheiro. Aprenda os truques do ofício e tire
frutos com a experiência dele. Peça sempre o seu conselho,
seja atencioso e aperceba-se da importância de ter bons colegas,
pois também eles podem influenciar a sua carreira.
Foque o seu objectivo
Aconteça o que acontecer, não perca o seu objectivo de vista.
Se alguma coisa correr mal, admita-o e siga em frente.
Desenvolva uma rede
Aproveite todas as ocasiões para estabelecer contactos.
Este aspecto deve estar presente tanto na sua vida privada como na profissional.
A informação e os contactos tanto podem ser dados pela sua
prima como pelo concelho de administração. Conheça
homens e mulheres de sucesso e empreendedores que fazem o mesmo que você.
Saia do seu gabinete
Não se esconda atrás da sua secretária.
Procure contactos e fontes e faça-se sócio de associações
profissionais e outras que considere interessantes.
Visite feiras e participe em conferências ou seminários profissionais.
São todos excelentes meios de aprendizagem. Poderá também
desenvolver a sua rede de contactos nessas ocasiões. As pessoas
não o podem ajudar, empregar nem recomendar se não o conhecem!
Desenvolva as suas capacidades
Liste as suas capacidades e desenvolva capacidades
específicas que o podem fazer subir dentro do seu sector.
Informe-se sobre as possibilidades de formação para adquirir
novos conhecimentos e alargue assim o seu espectro. Muitas empresas pagam
cursos universitários ou seminários. Se não o fizerem,
invista você mesmo na sua formação. Se puder, pague
do seu bolso.
Faça um plano
Não tem que cumprir o plano rigorosamente, mas delinear
objectivos, pensar neles, visualizá-los e escrevê-los, ajuda
a pessoa a focar-se no que realmente quer fazer.
Reavalie o planeamento da sua carreira constantemente e procure uma pessoa
de confiança que pode ajudá-lo a determinar os seus objectivos.
Aperceba-se também das tendências económicas e dos
movimentos no seu sector. É sempre bom estar actualizado.
Passe a estar online
Não subestime o poder da Internet.
É um meio para entrar em contacto com outros gestores e para trocarem
experiências. Através da Internet pode aumentar a sua lista
de contactos consideravelmente. Lembre-se que a Web é também
uma fonte ilimitada de informação.