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12 Dicas para um Líder



01.01.2000



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12 dicas para um Líder

Nem todas as pessoas nascem com um perfil de líder. Consulte as nossas dicas para ser um líder de sucesso. Aprenda a gerir o seu trabalho e lembre-se que a aprendizagem é um bom começo.

 



Aprenda a cultura empresarial

Entenda a empresa, a sua política e conheça os princípios básicos da organização.
Não deixa a empresa ter um efeito sufocante: quando há uma coisa que não entende, pergunte e não se esqueça que a única pergunta estúpida é aquela que não faz.

Mantenha os olhos abertos

Observe, olhe e escute. Aprenda tanto das pessoas que respeita como das pessoas que não são as suas favoritas.

Trabalhe 'no duro'

Empenhe-se a sério no seu trabalho. Mostre-se interessado, activo e cheio de ideias novas. Tente fazer mais do que supostamente lhe compete.

Dê atenção à família

O apoio da sua família é indispensável. Avançar dentro da empresa significa, às vezes, uma mudança regular para um novo local. Encare essas mudanças pela positiva. Encontrar um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida privada é um desafio.

Ganhe experiência

Não hesite em aceitar vários trabalhos dentro da empresa, mesmo que estes não signifiquem nenhuma subida na hierarquia. Quanto mais souber sobre a empresa, melhor para si.

Procure um bom conselheiro

Escolha um bom conselheiro. Aprenda os truques do ofício e tire frutos com a experiência dele. Peça sempre o seu conselho, seja atencioso e aperceba-se da importância de ter bons colegas, pois também eles podem influenciar a sua carreira.

Foque o seu objectivo

Aconteça o que acontecer, não perca o seu objectivo de vista. Se alguma coisa correr mal, admita-o e siga em frente.

Desenvolva uma rede

Aproveite todas as ocasiões para estabelecer contactos.
Este aspecto deve estar presente tanto na sua vida privada como na profissional. A informação e os contactos tanto podem ser dados pela sua prima como pelo concelho de administração. Conheça homens e mulheres de sucesso e empreendedores que fazem o mesmo que você.

Saia do seu gabinete

Não se esconda atrás da sua secretária.
Procure contactos e fontes e faça-se sócio de associações profissionais e outras que considere interessantes.
Visite feiras e participe em conferências ou seminários profissionais. São todos excelentes meios de aprendizagem. Poderá também desenvolver a sua rede de contactos nessas ocasiões. As pessoas não o podem ajudar, empregar nem recomendar se não o conhecem!

Desenvolva as suas capacidades

Liste as suas capacidades e desenvolva capacidades específicas que o podem fazer subir dentro do seu sector.
Informe-se sobre as possibilidades de formação para adquirir novos conhecimentos e alargue assim o seu espectro. Muitas empresas pagam cursos universitários ou seminários. Se não o fizerem, invista você mesmo na sua formação. Se puder, pague do seu bolso.

Faça um plano

Não tem que cumprir o plano rigorosamente, mas delinear objectivos, pensar neles, visualizá-los e escrevê-los, ajuda a pessoa a focar-se no que realmente quer fazer.
Reavalie o planeamento da sua carreira constantemente e procure uma pessoa de confiança que pode ajudá-lo a determinar os seus objectivos. Aperceba-se também das tendências económicas e dos movimentos no seu sector. É sempre bom estar actualizado.

Passe a estar online

Não subestime o poder da Internet.
É um meio para entrar em contacto com outros gestores e para trocarem experiências. Através da Internet pode aumentar a sua lista de contactos consideravelmente. Lembre-se que a Web é também uma fonte ilimitada de informação.




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