Q.E. - Uma questão de emoções
       A autocrítica, a crítica dos 
        outros, a capacidade de compreensão, a tolerância e o "fair 
        play" são características fundamentais para se ser 
        bem sucedido no local de trabalho. O quoficiente emocional passa exactamente 
        por isso: avaliar a sua capacidade de usar as suas emoções. 
        E é cada vez mais indispensável para o bom desempenho profissional.
      
      
  
  
   
     
       Há quem defenda que a emoção 
        representa tudo o que é contrário à razão 
        e que uma pessoa racional não cede aos seus impulsos emotivos da 
        mesma maneira que a emotividade nos obriga a não responder às 
        directivas racionais.
        
        Na verdade, estas duas componentes complementam-se e é na sua fusão 
        que se alcança a quase totalidade da essência humana. O homem 
        é razão e emoção e é bastante difícil, 
        senão mesmo impossível, conseguir distanciar as duas sem 
        que uma delas não saia prejudicada.
      
      Há sempre uma maneira de conseguirmos 
        juntar as duas sem termos necessariamente de anular uma delas. 
      Controlar as emoções é crucial 
        para ter sucesso na carreira. Conhecendo os seus sentimentos e as suas 
        emoções mais facilmente perceberá como aquilo que 
        sente pode afectar aquilo que você faz. A autoconsciência 
        emocional é indispensável para nos aperfeiçoarmos 
        constantemente. Identificando as nossas emoções, distanciando-nos 
        delas, conseguimos ter uma melhor consciência do que sentimos e 
        porque sentimos, ao mesmo tempo que conseguimos não nos deixarmos 
        arrastar por impulsos que nos podem prejudicar.
      
       Auto-avaliação: 
        pare e pense com franqueza e honestidade em relação aos 
        seus pontos fracos. Sendo autocrítico em relação 
        às suas fraquezas consegue, mais facilmente, melhorar, evoluir 
        e ultrapassar as suas limitações.
        
         Confie 
        nas suas capacidades: sem autoconfiança nunca vai conseguir ultrapassar 
        os desafios diários que lhe vão sendo colocados. Seja realista 
        quanto aos seus pontos fortes para não cair nem na arrogância 
        nem na falta de humildade.
        
         Controle-se: 
        não expluda nem deite tudo cá para fora sem pensar duas 
        vezes naquilo que vai dizer. O que se diz não se pode retirar, 
        mesmo que tenha sido dito de cabeça quente e que no fundo não 
        seja verdade. Aqui é melhor que consiga racionalizar as suas emoções.
        
         Seja 
        de confiança: valores como a integridade, honestidade ou coerência 
        distinguem os profissionais de hoje por serem cada vez mais raros de descobrir. 
        Pontualidade, disciplina e profissionalismo são igualmente apreciados.
        
         Melhorar: 
        sempre. Procure sempre fazer melhor mas sem cair em ambições 
        desmedidas. Dê o seu melhor, vista a camisola. Faça com que 
        os objectivos da empresa se cruzem com as suas metas pessoais.
        
         Optimismo: 
        não deixe nunca que sentimentos negativos perturbem o seu desempenho 
        ou afectem a sua boa disposição. Pense sempre que mesmo 
        nas coisas más há um lado positivo e consegue-se sempre 
        encontrar um lado bom.
        
         Compreenda 
        os outros: seja uma pessoa disponível e sempre disposta a ajudar 
        os seus colegas. Mas também não se deixe enganar. Não 
        ajude quem o prejudica.
        
         Saiba 
        comunicar: ser extrovertido não significa necessariamente que se 
        seja um comunicador nato. Saber ouvir e controlar o sentido de humor também 
        é necessário para bem interagir com os seus colegas.
        
         Aproveite 
        as oportunidades: aprenda a ser perspicaz e a ter visão para saber 
        antecipar e agarrar as oportunidades antes de qualquer outro.
        
         Conflitos: 
        a melhor maneira de sobreviver a um conflito é detectando-o antes 
        de ele aparecer e tomando medidas imediatas. Tente promover a cooperação 
        entre os seus colegas. Trabalhando em grupo mais facilmente se superam 
        dificuldades e se alcançam objectivos. Duas cabeças pensam 
        melhor que uma, mesmo quando o fim demora a atingir.
        
        
        Na verdade, emotividade e racionalidade completam-se e é dessa 
        forma que nos tornamos seres humanos melhores com capacidade para nos 
        melhorarmos constantemente sabendo definir objectivos e estratégias. 
        Valorize as suas emoções e melhore a sua carreira. 
      
        
      
      SW