Comercial 
      e Consultor
      
      Hoje em dia a maioria das empresas não 
      passa sem serviços de consultoria especializados que tragam um valor 
      acrescentado às organizações. Os consultores tanto 
      podem fornecer um simples aconselhamento como apresentar um conjunto de 
      soluções a nível estratégico com vista à 
      resolução de problemas específicos. 
      
  
  
   
     O que se passa hoje em dia é 
      que os comerciais, para fidelizarem os clientes, têm que ter alma 
      de consultores.
      
      Para a criação, manutenção 
      e gestão de contactos com os clientes é necessário 
      seguir uma estratégia. Cada empresa de consultoria tem a sua, consoante 
      a área onde presta serviços. O desafio é responder 
      às exigências das empresas, que exigem um conhecimento profundo 
      do negócio.
      
      Qualquer empresa pode recrutar um consultor, independentemente da sua dimensão. 
      Mas afinal o que é que faz um consultor?
      
      A palavra consultar tem raízes na palavra 
      Latina consultare, que significa pensar com. 
      Os consultores ajudam os clientes a pensar na melhor maneira de resolver 
      problemas específicos, juntos determinam qual é melhor solução. 
      
      
      O consultor vende os seus conhecimentos e experiência, mas para tal 
      têm de conhecer bem o mercado e a concorrência. Pode ainda desempenhar 
      funções de carácter comercial junto do cliente.
      
      
      Qual a melhor estratégia? 
      Quando 
        solicitado o consultor tem de apresentar um conjunto de soluções, 
        mas para chegar a este nível, o profissional primeiro tem de perceber 
        como é que a empresa funciona. Tem de efectuar um estudo sobre 
        a organização da empresa, as suas orientações, 
        estratégicas, objectivos, etc. É esse levantamento pormenorizado 
        da situação, que lhe vai permitir fazer um levantamento 
        das suas necessidades. 
        
        Nesse campo a ajuda do cliente é preciosa. É com ele que 
        vai delimitar a área de intervenção e descobrir qual 
        é a performance desejada. Para isso tem ganhar a confiança 
        do cliente. É ele que o vai conduzir à solução. 
        
        onal;
        
      Como 
        descobrir as causas?
      O cliente é a principal 
        preocupação do consultor. Concentre-se nele.
        Faça-o reflectir em voz alta sobre a sua companhia, enquanto isso 
        ouça e tira notas. Deixe o divagar sobre a companhia durante 10 
        a 15 minutos, peça-lhes detalhes, mostre-se interessado.
        
        Avance para a segunda etapa, faça-o falar do futuro da empresa. 
        Pergunte-lhe quais são as suas perspectivas de crescimento para 
        a empresa.
        Consiga que ele se foque nos problemas que a sua organização 
        está a atravessar.
        Pergunte-lhes quais são os obstáculos que estão a 
        enfrentar no percurso para atingir os objectivos por eles definidos. 
        
        Nesta fase já conseguiu que os clientes reflictam nos problemas 
        que necessitam de ser resolvidos para poderem progredir. 
        Ouça enquanto eles revelam os seus problemas e necessidades. A 
        recolha de informação e o tratamento dado a essa informação 
        são determinantes para encontrar a solução adequada.
        
        É importante para os consultores que o seu relacionamento com os 
        clientes assuma uma postura de partilha de experiências e conhecimentos.
        Servir os interesses dos seus clientes é o principal objectivo.
        
        Saiba se o problema da empresa envolve falta de dados, comunicação, 
        competências, motivações e expectativas.
        Sem estas informações o consultor não consegue elaborar 
        medidas correctivas e avaliar o respectivo impacto organizacional das 
        adaptações previstas.
        
        
        Depois de descobertas as causas, o consultor já pode apresentar 
        a intervenção a efectuar podendo passar por:
        
         
        formação e desenvolvimento de competências;
        
         
        sistemas de informação;
        
         
        sistemas de incentivo;
        
         
        redefinição da estrutura organizacional;
        
        
        O objectivo do trabalho desempenhado é melhorar o funcionamento 
        da empresa, actuar nas áreas em que foram identificadas falhas 
        e potenciar soluções de valor acrescentado. Mas será 
        que a sua solução vai ter resultados?
        
      Verifique 
        se conseguiu aumentar:
       
        o volume de negócios;
        
         
        a rendibilidade operacional e líquida;
        
         
        a produtividade;
        
         
        a qualidade de serviço;
        
         
        a taxa de retenção de clientes;
        
         
        a capacidade de inovação;
      Se não for capaz de 
        encontrar resultados efectivos é porque alguma coisa falhou na 
        sua avaliação da empresa e das necessidades.
        
        
         
      
      CN