Notícias

Os engenheiros que Portugal procura

Os engenheiros que Portugal procura

É uma das áreas que gera, mensalmente, maior número de oportunidades de emprego no mercado nacional e internacional. Mas nem todos os ramos da engenharia são sinónimo de empregabilidade. A análise das ofertas de emprego divulgadas durante o último mês no Expresso, identifica as especialidades mais procuradas pelo mercado e coloca em destaque a crescente procura de engenheiros mecânicos.

05.09.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



As Tecnologias de Informação constam sucessivamente nos rankings dos sectores com maior carência de profissionais e, consequentemente, nos que registam maior numero de oportunidades de emprego. Mas na análise das ofertas divulgadas em agosto no universo Expresso Emprego - versão impressa e sítio online (www.expressoemprego.pt) - ainda que o sector em si registe forte dinâmica nas contratações, nomeadamente ao nível de consultores e especialistas em áreas tecnológicas muito específicas, os engenheiros informáticos ou de telecomunicações não constam no top dos profissionais de engenharia mais procurados pelas empresas durante o último mês. Que engenheiros procuram então as empresas e o mercado? Os mecânicos, os eletrotécnicos, os químicos, os industriais e, mais para funções internacionais, os civis.

Das 1924 ofertas de emprego divulgadas pelo Expresso durante o último mês, 435 tinham como público-alvo perfis das áreas da engenharia. Dessas, 123 procuravam especificamente engenheiros mecânicos, 87 engenheiros eletrotécnicos, 63 engenheiros civis e 53 engenheiros industriais. Bem cotados a nível nacional, mas também internacional, os engenheiros portugueses têm captado de forma crescente a atenção de várias multinacionais, em diversos sectores, que atraídas pela qualidade técnica dos engenheiros nacionais recrutam em permanência em Portugal para operações internacionais ou, em alguns casos, decidiram mesmo investir em solo nacional, onde criaram centros de competência com escala e atuação globais.

Na área das engenharias, merece também destaque a crescente procura de profissionais com especialidade na área das energias renováveis ou no sector petrolífero. Recordem-se a título de exemplo os investimentos realizados em Portugal por empresas multinacionais ligadas ao sector do petróleo e do gás, que detém centros de competências mundiais sedeados em Portugal - Subsea 7 e NOV - empregando já largas dezenas de engenheiros portugueses e, também o crescente investimento de empresas como a Galp Energia na qualificação dos profissionais nesta área, através da realização de um mestrado em Engenharia do Petróleo, co-organizado em parceria com o Instituto de Petróleo e Gás e a universidade escocesa Heriot Watt.

Fora deste sector, agosto fechou como um mês dinâmico também no que toca ao recrutamento de perfis ligados à área financeira e de gestão. É de destacar a procura de economistas, gestores, controllers e financeiros para funções no sector empresarial, mas também na banca e seguros. Entre os licenciados em Gestão, as ofertas para a área da Consultoria e Gestão de Recursos Humanos mereceram destaque no último mês. Seguindo a tendência dos últimos meses o recrutamento para a área das vendas e marketing mantém-se igualmente dinâmico.

Quem recruta mais*

Num mês em que a recuperação da dinâmica de contratações se tornou evidente, debelando os normais constrangimentos da sazonalidade, o ranking dos dez maiores recrutadores do Expresso espelha a tendência nacional de um reforço nas áreas mais tecnológicas, mas também nas operacionais. Nas dez empresas desta lista, foram criadas oportunidades nas TI, engenharia, seguros, Consultoria e muitas outras.

1º NOS Empresas
2º Decathlon
3º ERA
4º AMS – BR Star Paper
5º Grupo Simoldes
6º MetLife
7º KPMG
8º SN Seixal – Siderurgia Nacional
9º Grupo Entreposto
10º Panasonic

* Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.


Consulte aqui os últimos empregos para Engenharia




OUTRAS NOTÍCIAS
Emirates e Ryanair voltam a recrutar

Emirates e Ryanair voltam a recrutar


Setembro é mês de missões de recrutamento para Emirates e a Ryanair. As duas companhias aéreas estão de volta a Portugal para contratar. O domínio de vá...

Salários aumentam, mas para os chefes

Salários aumentam, mas para os chefes


O nível salarial dos profissionais com funções ligadas à gestão e direção está a registar, em 2014, aumentos que podem chegar aos 3,31%. A tend&...

KIC potencia negócios da energia

KIC potencia negócios da energia


Investe em média 100 mil euros por cada projeto que aprova e promove ainda a exposição dos conceitos à sua rede de investidores internacionais, obtendo com esta estrat&eacu...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS