Notícias

Engenharia lidera oportunidades

Engenharia lidera oportunidades

A Engenharia lidera o ranking da oportunidades de emprego divulgadas durante o mês de março no Expresso Emprego. Em 2153 ofertas publicadas, 431 eram para empresas e funções do sector da engenharia. Mas a dinâmica das contratações desta área não têm uma correspondência direta no volume de candidaturas registadas. 

01.04.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



O último mês voltou a colocar os diplomados de Engenharia no topo das prioridades das empresas em matéria de contratação, à luz das ofertas de emprego divulgadas durante os 31 dias de março nas plataformas de emprego do Expresso, o caderno Expresso Emprego e a página online expressoemprego.pt. Mas entre os candidatos, a disponibilidade para mudar de emprego não acompanha esta dinâmica. Se o sector figura na primeira posição da lista das oportunidades geradas, com 431 ofertas divulgadas ao longo do mês (num total de 2153), a análise às candidaturas revela que só 1316 engenheiros apresentaram candidaturas ás oportunidades em aberto, através do site expressoemprego.pt. Os profissionais de engenharia ocupam a quinta posição na lista dos mais dinâmicos na procura de emprego na sua área.

Engenharia, Comércio, Franchising e Vendas, Construção e Indústria e Tecnologias de Informação, foram em março os quatro sectores onde os empregadores anunciantes no Expresso mais contrataram. A grande novidade desta lista, que se mantém relativamente constante há vários meses, é a Construção e Indústria que depois de um período relativamente longo de estagnação tem vindo a traçar uma trajetória crescente de dinamismo e, consequentemente, de contratação. ?Durante o mês passado, as empresas do sector da Construção e Indústria divulgaram 282 oportunidades de emprego, figurando na terceira posição dos maiores recrutadores, e registando 1778 candidaturas via site Expresso Emprego.

Entre as funções mais procuradas pelas empresas, especificamente na área da Construção, estão os engenheiros civis (cuja procura também tem estado a evoluir positivamente nos últimos meses), os arquitetos, consultores imobiliários, diretores de obra e administrativos. Já no campo da Indústria, a engenharia volta mais uma vez a estar em destaque, sobretudo para profissionais com qualificações nas áreas da engenharia industrial, mecânica e informática, mas também se registam aumentos na procura de gestores de produto, designers, responsáveis de armazém, administrativos, gestores de projetos e de clientes, diretores de vendas, especialistas em marketing e financeiros.

Quem Recruta mais*

O Top 10 dos maiores recrutadores Expresso Emprego de março espelha uma dinâmica crescente do sector nacional da indústria com a presença de empresas âncora como a Bosch Termotecnológica que detém em Aveiro o seu Centro de Investigação e Desenvolvimento, para o qual contrata com regularidade.

1º Bosch Termotecnológica
2º AKI Portugal
3º Brico Depôt
4º OLAmobile
5º Lusiaves
6º Outsystems
7º Stanley Security Portugal 
8º Sotheby's International Realty
9º The navigator Company
10º ERA



OUTRAS NOTÍCIAS
Atrair talento pela inovação

Atrair talento pela inovação


Um dos principais desafios do sector tecnológico é a atração de talento. O reconhecido défice nacional de recursos humanos disponíveis no mercado, com as comp...

Negócios: aprender a sobreviver entre 'tubarões'

Negócios: aprender a sobreviver entre 'tubarões'


Há mais semelhanças do que diferenças entre um oceano povoado de tubarões e o quotidiano empresarial. Ou pelo menos é essa a teoria do luso-descendente Randy M. Ata&...

OLAmobile recruta 30 em Portugal

OLAmobile recruta 30 em Portugal


Não é preciso ser altamente especializado em tecnologia ou mobile marketing para ter lugar nesta empresa que quer recrutar mais de 30 novos elementos em Portugal, durante este ano. A fil...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS