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Responsável Departamento Cobrança de Portagens (M/F)

Via Livre

15.05.2019 | Mindelo (Vila do Conde) | Referência: 1985102


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Descrição da Empresa

A Cintra, que faz parte do Grupo Ferrovial, é um dos principais líderes no desenvolvimento privado de infraestruturas no mundo, tanto pelo número de projetos como pelo volume de investimentos. Gere na totalidade 26 Concessões que somam mais de 2.072 Km de autoestradas.
Em Portugal, a Cintra gere 3 concessões e uma operadora: a Vialivre, que é uma empresa pioneira no mundo da cobrança de portagens free flow de forma totalmente eletrónica e que atualmente presta o serviço de cobrança de portagens nas concessões do Norte Litoral e da Via do Infante.

Estamos interessados em admitir um Responsável pelo Departamento de Cobrança de Portagens, com início a partir de junho.


Descrição da Função

Reportando ao Diretor Geral, será responsável pela gestão integral da área de cobrança de portagens, com uma equipa constituída neste momento por aproximadamente 20 colaboradores, nomeadamente através da supervisão e do acompanhamento dos dois coordenadores de Front Office (um para o Norte Litoral e outro para o Algarve),do coordenador de Back Office (comum para ambas as concessões), e de um técnico de cobrança de portagens, de forma a garantir a qualidade do atendimento, a maximização da cobrança, a minimização dos custos e a gestão adequada das equipas. O candidato deverá desempenhar, nomeadamente, as seguintes atividades:

Gestão das equipas:

- Assegurar a boa organização do departamento através da definição, redação e melhoria contínua dos processos e procedimentos;
- Motivar, avaliar e controlar a atividade dos colaboradores do seu departamento;
- Dimensionar as equipas de acordo com as necessidades do departamento.
- Estabelecer a coordenação geral com os restantes departamentos da Vialivre (sistemas, financeiro e jurídico), especialmente no caso de grandes projetos.

Gestão operacional:

- Gestão integral da cobrança coerciva de portagens e do atendimento ao utente, com o objetivo de minimizar viagens pendentes de cobrança e custos associados com a cobrança, maximizando ao mesmo tempo o nível de satisfação dos utentes;
- Gestão dos contratos com parceiros externos (subcontratos, fornecedores), incluindo seguimento de SLAs (níveis de serviço) e KPIs e validação de faturas;
- Análise e controlo dos KPIs operacionais da área, incluindo implementação de medidas corretivas;
- Criação e produção de relatórios específicos da sua área, quer para a Direção quer para outras áreas (em particular, relatórios de cobrança coerciva para controlo da receita pelo departamento financeiro);
- Participação como “product owner” na definição funcional, testes e implementação dos sistemas de informação de apoio às cobranças (Back Office comercial, CRM, Website e outros);
- Coordenação com os restantes agentes envolvidos na cobrança de portagens, quer internos (departamentos de sistemas, financeiro e jurídico), quer externos (nomeadamente IP (Infraestruturas de Portugal), APCAP, Via Verde, CTT.).

Gestão orçamental

- Propor eventuais investimentos relacionados com a atividade do seu departamento;
- Orçamentação, seguimento orçamental e implementação de medidas corretivas, incluindo preparação e atualização permanente de modelos analíticos para projeção de custos relacionados com a atividade do departamento.


Perfil do Candidato

- Formação Superior em engenharia, finanças/gestão ou direito;
- Mínimo de 5 anos de experiência em posições com responsabilidades semelhantes, especialmente no que diz respeito a atendimento a utentes e cobranças (vertentes front office e back office);
- Experiência em liderança de equipas (obrigatório);
- Conhecimentos médios de espanhol e inglês (como mínimo nível B do QECRL);
- Nível bom/avançado de Excel e PowerPoint
- Carta de condução.

COMPETÊNCIAS
- Gestão de contratos de prestação de serviços;
- Planeamento/ Controlo de qualidade (a través de SLA e KPI) de serviços externos e internos;
- Gestão de equipas de trabalho;
- Planeamento e controlo de tarefas;
- Capacidade de delegação;
- Gestão de cobranças/recuperação de dívidas;
- Atendimento ao utente;
- Trabalho em equipa;
- Capacidade analítica e de modelização/previsão plurianual de custos;
- Definição funcional de sistemas de informação, especialmente relacionados com cobranças (sistemas de back office) e atendimento a utentes (CRM).


Contacto

Os candidatos interessados devem enviar a sua candidatura até ao dia 29 de maio de 2019.





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