Carreiras

Os projectos que tenho feito...



01.01.2000



  PARTILHAR




Os projectos que tenho feito...

por Joana Silva, estudante de Química Aplicada

Estou agora a terminar a minha licenciatura em Química Aplicada. Dentro da licenciatura de Química Aplicada optei pelo ramo de Biotecnologia. É uma área que gosto bastante e, à medida que o curso avança, gosto cada vez mais. Aliás, eu comecei por ingressar em Engenharia do Ambiente e só ao fim de um ano é que pedi transferência para Química Aplicada. Ainda bem que o fiz pois fui descobrindo e ficando com certezas que é mesmo isto que eu gosto. Estudos e investigação na área da Quimica.

Durante o curso tenho desenvolvido vários projectos nesta área. Uns enquadrados na vasta componente prática da licenciatura, outros desenvolvidos pessoalmente com o objectivo de aprender cada vez mais coisas novas com pessoas que já trabalham na área em que pretendo desenvolver a minha carreira.

Destes últimos, a experiência mais gratificante que tive até hoje aconteceu no Verão de 2000. Fui para Inglaterra durante dois meses e estive a assistir uma professora numa sua tese de doutoramento. Foi uma experiência fantástica quer por ter estado no estrangeiro, quer por ter estado integrada num ambiente de investigação na área de Química Aplicada. Eu gosto muito de investigação e esta estadia deu-me a conhecer uma realidade que até aí não passava dos meus trabalhos para as cadeiras da faculdade.

No âmbito dos projectos desenvolvidos para o curso, estes são geralmente elaborados em grupo. Ou seja, eu tenho o meu grupo de estudo e de elaboração de trabalhos.
Posso falar de um trabalho que fizémos para Bioquimica Analitica I. O tema era "Isolamento, Purificação e Caracterização do citocromo c" e o objectivo deste trabalho foi extraír o citocromo c (proteína) de uma levedura, Saccharomyces cerevisiae, purificá-lo e caracterizá-lo. Este trabalho compreendeu três passos, um de isolamento e dois de purificação, ao longo dos quais foram utilizados dois métodos para quantificação do citocromo c por espectrofotometria de ultra-violeta. A estrutura do relatório deste trabalho é a seguinte: Resumo; Introdução Teórica; Procedimento Experimental; Resultados Experimentais e Cálculos; Discussão dos Resultados e Bibliografia.

Este é apenas um exemplo de projecto enquadrado na componente prática do meu curso pois geralmente tenho dois deste tipo de projecto por cadeira. Estes trabalhos podem, no entanto, ser representativos da investigação que se faz.

Os trabalhos envolvem sempre uma componente teórica e outra prática no laboratório e temos sempre de apresentar os métodos utilizados, os resultados das experiências e a respectiva análise.

Se tudo correr bem termino brevemente a minha licenciatura. Não sei bem ainda o que vou fazer mas uma coisa é certa: mesmo que tenha uma posição na indústria, gostaria de continuar a desenvolver projectos e trabalhos na área de investigação.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO




ÚLTIMOS EMPREGOS


ACCOUNT MANAGER

Michael Page Portugal

ACCOUNTANTS PAYABLE / FLUENTE EM FRANCÊS

Spring Professional Portugal

ACCOUNTING MANAGER/CHARTERED ACCOUNTANT

Experis Finance, HR, Tax & Legal