Carreiras

Organize a sua secretária



01.01.2000



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A sua secretária ou mesa de trabalho é uma verdadeira dor de cabeça. O caos impera e já não consegue diferenciar os documentos importantes dos documentos que pertencem ao lixo, para além do pormenor de não ver a base da sua mesa há meses. Se este é o seu caso, não desespere.

É tudo uma questão de organização. Com algum empenho é possível tornar uma verdadeira confusão numa secretária de sonho.

A nossa secretária no trabalho é quase uma segunda casa. Passamos oito horas do dia sentados em frente dela e habituamo-nos a cada pormenor que a caracteriza. Tal como a nossa casa, gostamos de a ter a mais arrumada possível. No entanto, muitas vezes isso não acontece.

Mais uma vez chegou o fim do dia e a sua secretária encontra-se num estado lastimável. Parece que o furacão Mitch passou pelo seu escritório e colocou a sua mesa de pernas para o ar. A solução mais imediata é agarrar todos os papeis espalhados e amontoa-los num canto da secretária ou numa das gavetas do armário. Este é um dos perigos mais frequentes, mas é aquele que se tem de evitar a todo o custo, porque, ao tentar solucionar a desarrumação agrupando os papeis em montes, está a contribuir ainda mais para a desordem total.

O problema surge depois quando precisa de encontrar aquele documento extremamente importante que ainda na semana passada estava à frente dos seus olhos. Será que ele está naquele monte no canto da secretária, ou no monte da primeira ou segunda gaveta?

Existem trabalhadores que são extraordinariamente organizados e as suas secretárias fazem inveja a qualquer colega. Por outro lado, existem aquelas pessoas que não conseguem, por muito que tentem, chegar ao final do dia com a secretária arrumada.

O objectivo principal é tornar a sua secretária funcional. Vai ver que, uma vez organizada, o seu trabalho será mais produtivo pois, não só perde menos tempo à procura de papeis importantes, como é muito mais saudável trabalhar num ambiente equilibrado.

Vá às compras!

Antes de atacar a sua secretária com o balde do lixo, forneça-se do material indispensável para o trabalho. Que tal fazer uma visita a uma papelaria onde encontra o mais variado material de escritório? Pode parecer excessivo mas abasteça-se de separadores, micas, blocos de notas, marcadores, post-it, prateleiras de metal de forma a poder distribuir e organizar a pilha de papeis que teima em crescer.

Renovar a imagem da sua secretária

Agora que já tem tudo o que necessita para tornar a sua secretária num primor, mãos ao trabalho. Há que dispor todo o material que recolheu da forma mais harmoniosa possível.

Agarre primeiro todo o papel, documento, ficheiro que estiver em cima da secretária. Avalie cada um deles e diferencie o lixo daquilo que permanecerá;

Depois desta selecção, divida-os por classes: prioritários, importantes, urgentes, secundários, relevância mínima, etc. Atribua o título que lhe for mais sugestivo;

Agora que tem as prateleiras de metal pode distribuir os documentos segundo as classes que estipulou em cima. Os urgentes em cima, os secundários a seguir, os menos importantes no fim, …;

Os post-it são óptimos auxiliares de memória pois permitem assentar informações importantes. Para não os perder cole-os no ecrã do seu monitor. A vantagem deste método é a de que quando deixam de ser necessários são extremamente fáceis de remover do monitor e deitá-los fora;

Se não gosta dos post-it, aconselhamos uma agenda. É muito útil para escrever ideias ou apontar compromissos;

Para não misturar processos, documentos de assuntos diferentes ou informações que não combinam, use as micas ou os separadores. Pode utilizar micas ou separadores de cores diferentes de forma a, mais uma vez, estabelecer prioridades. O vermelho para os mais urgentes, o verde para menos importantes, etc.;

Se tem dificuldade em perceber imediatamente o assunto dos documentos, pode utilizar os marcadores coloridos para sublinhar palavras-chaves que identificam o tema;

Remate final

Depois deste tratamento, a sua secretária nem parece a mesma. Está tudo tão organizado que é difícil reconhecer a sua "nova" mesa.

Como vê não é complicado. Requer empenho e dedicação é verdade, mas o resultado final vale a pena o esforço.

Agora já sabe, reserve sempre os últimos minutos do dia para arrumar a papelada que utilizou. Não deixe acumular pilhas de papel novamente. Vai ver que lhe dará outro gozo quando, pela manhã, chegar ao escritório e encontrar a sua mesa sem nada fora do lugar.

AH






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