Carreiras

O saber não ocupa lugar



01.01.2000



  PARTILHAR




O saber não ocupa lugar

Por Anica Ferreira, Internet Project Manager

A minha experiência em consultoria é um pouco diferente da tradicional carreira nesta área.

Não tive ainda a oportunidade de trabalhar numa empresa de consultoria mas já fiz vários projectos com equipas de consultores. Dos melhores projectos da minha vida. De resto, acho que desde que comecei a trabalhar sempre fui consultora ou por outra, sempre tive uma atitude de consultora. E no fundo também acho que todos os projectos foram os melhores da minha vida pois em todos eles aprendi muito e trabalhei com equipas fantásticas. Tive sobretudo muita sorte em trabalhar num ambiente em que me deixaram ter aquela "atitude de consultora", ter projectos em várias áreas e com objectivos muito diversificados e com tudo isto ter tido a oportunidade de aprender muito e crescer profissionalmente. Mas agora eu gostava era de falar de consultoria e do que aprendi nos projectos em que trabalhei com equipas de consultores.

O que mais me atrai em consultoria é a intensidade de aprendizagem e a grande diversidade de projectos em que uma pessoa pode estar envolvida. O trabalho de equipa, a entrega aos projectos, a análise permanente dos factos, o contacto com especilistas de várias áreas de negócio, a identificação de oportunidades de negócio, os estudos da concorrência, o estar sempre a questionar as situações por forma a arranjar as soluções mais inovadoras e rentáveis para o cliente, e, depois, a organização lógica de toda a informação, a definição da estratégia e a elaboração do plano de negócio. E é assim. Mesmo o que eu gosto! A consultoria está sempre a puxar por nós pois é sempre preciso fazer mais e melhor tendo sempre em conta a evolução da própria economia.

Geralmente há dois grandes desafios: o desenvolvimento de um projecto numa área que não dominamos (até porque mesmo que tenhamos conhecimento, achamos sempre que não dominamos) e o tempo que temos para esse mesmo projecto. Daí a entrega necessária. Mas o bom de estar integrada numa equipa de consultores é que há uma entrega de todos e o trabalho em equipa é muito estimulante. Os consultores têm uma mente muito aberta, estão sempre à procura de novos conhecimentos, ouvem vários especialistas e têm de saber integrar os dados recolhidos e transformá-los em informação útil para o projecto.

São pessoas de mente inquieta e ambiciosa. Pessoas ambiciosas de conhecimento e de soluções e embora cada pessoa possa ser responsável por uma determinada área, o que resultou da minha experiência é que todas as pessoas têm interesse em saber sobre o desenvolvimento das outras áreas por forma a terem um bom conhecimento do projecto na sua globalidade. E isso é muito bom. É muito bom trabalhar neste ambiente positivo e de crescimento permanente.
É fundamental perceber o sentido do projecto na estratégia global do cliente e também na economia.

E mais, se a economia é fascinante porque é um mundo de oportunidades de negócio, a consultoria (neste caso a estratégica que é a que eu gosto e na qual tenho estado a falar) é fascinante pois desenvolve projectos de transformação e/ou inovação exactamente nesse mundo de oportunidades.

Pessoalmente, e como referi no inicio, acho que no que respeita a conhecimento das áreas de negócio dos projectos e a visão integrada dos projectos na estratégia global da empresa, eu sempre tive essas preocupações. O que acho que retirei mais da minha experiência com equipas de consultores foi a consciencialização dessas mesmas preocupações como atitude permanente e até planeada bem como os métodos e planos de trabalho de toda a fase estratégica de um projecto incluindo a comunicação e a definição dos processos de negócio desse mesmo projecto.

Mais importante que tudo, aprendi que vale a pena sermos sempre consultores do nosso projecto ou da nossa área de trabalho, quer trabalhemos numa consultora quer tenhamos uma carreira na industria. Não podemos parar. Devemos ser inquietos, criticos e abertos e fazer do nosso trabalho um desafio permanente!






DEIXE O SEU COMENTÁRIO




ÚLTIMOS EMPREGOS


ACCOUNT MANAGER - B2B

Spring Professional Portugal

ACCOUNT MANAGER - IT

Spring Professional Portugal

ACCOUNT MANAGER - SECTOR PÚBLICO

Spring Professional Portugal