Carreiras

Emprego de Pesadelo

O emprego dos seus sonhos bateu-lhe à porta e você vai à entrevista, está nervoso e só pensa nas perguntas que tem de fazer.

01.01.2000



  PARTILHAR




As entrevistas O emprego dos seus sonhos bateu-lhe à porta e você vai à entrevista, está nervoso e só pensa nas perguntas que tem de fazer e se vai causar boa imagem, mas está a esquecer-se de um pormenor … a empresa! Como é o local onde é entrevistado e a pessoa que o recebe?

A entrevista é a prova de fogo para o entrevistado. Naquela hora e lugar pode começar, ou não, uma nova etapa na vida do candidato. Sem pôr de parte a postura decidida e a imagem cuidada, há outros aspectos a ter em conta. O entrevistador é a chave que lhe dá acesso à empresa e, ao mesmo tempo, reflecte a imagem da empresa, por isso tem de estar atento aos sinais e ao ambiente que o rodeia.

Não vá para entrevista a flutuar nas nuvens. Concentre-se, dê o seu melhor e observe tudo: a maneira como é recebido e a tensão que lhe é dispensada são um bom indicador do tipo de emprego que vai ter.

Esteja atento a alguns aspectos:

Você aparece e o entrevistador não se lembra de ter marcado nada e nem sequer sabe o seu nome;

O entrevistador deixa-o à espera meia hora;

Está na sala de espera com os outros candidatos à mesma função e todos são entrevistados à mesma hora , mas por pessoas diferentes;

Está um calor insuportável e ninguém lhe oferece uma água ou um sumo;

Enquanto você é entrevistado estão a fazer obras;

O entrevistador passa mais tempo ao telemóvel do que a falar consigo;

Está constantemente a entrar e a sair da sala ou a ser interrompido;

Na empresa ninguém lhe sabe dar nenhuma informação;

O ambiente à sua volta é pesado e os tabalhadores estão todos com cara de poucos amigos;

Se o emprego porque tanto esperou, não corresponde às suas expectativas, pense bem para não transformar o sonho num pesadelo. Mais vale estar atento à realidade e deixar-se guiar pela sua experiência de vida e pelos seus instintos, do que deixar-se seduzir por um bom salário ou uma boa carreira, que afinal podem transformar a sua vida num inferno.

As relações de trabalho entre colegas e entre patrão e empregador não são fáceis e se a empresa não tiver condições, uma boa imagem ou não souber trabalhar em equipa, nem respeitar horários, o trabalho rapidamente transforma-se num fardo que lhe absorve toda a energia, saúde e alegria.

O stresse no trabalho pode ameaçar seriamente a sua saúde. Não queira fazer parte do universo de 17 % dos portugueses que sofrem de stresse constante no trabalho.
Um emprego à medida das suas expectativas é meio caminho andado para não sofrer deste problema.

 

CN






DEIXE O SEU COMENTÁRIO




ÚLTIMOS EMPREGOS