Regras de ouro
O seu CV é um cartão de visita que pode fazer a diferença entre um convite para uma entrevista ou a cartinha a dizer que não foi seleccionado.
Portanto, está na hora de transformar o seu CV numa arma eficaz:
Informações relevantes
Refira todas as informações que salientem as suas mais valias e aumentem as possibilidades de obter uma entrevista.
O facto de organizar todos os anos um festival de sardinhas não interessa quando se candidata para a função de Web Designer. Se, pelo contrário, quer trabalhar numa agência de organização de eventos, a informação torna-se importante.
Molde o seu CV ao emprego para o qual se candidata.
Tamanho reduzido
Tente reduzir o seu CV a duas folhas.
Bem organizado
Divida o seu CV em secções claras (por ex. dados pessoais, formação, experiência profissional, observações etc.) Coloque bastantes espaços em branco para o tornar mais legível.
Exemplos concretos
Espírito de equipa, capacidade de perseverança e facilidade de contacto são características bonitas, mas sem exemplos concretos ficam vazias de significado. Indique concretamente como, no passado, demonstrou o seu espírito de equipa ou onde já aplicou a sua capacidade de perseverança.
Tipo de CV
Um CV cronológico fornece uma listagem da sua formação e experiência de acordo com uma sequência lógica no tempo. Um CV funcional junta qualidades e características por área relevante.
Sinceridade
Uma pequena mentira a seu favor parece inocente mas pode ter consequências negativas. Ao mentir no seu CV arrisca-se a ser apanhado mais cedo ou mais tarde.
Voz activa
Use verbos dinâmicos e activos como organizar, presidir, ensinar, etc.
Aparência gráfica
Cada CV que envia deve ser uma impressão original.
Manchas, dobras nos cantos e vincos são proibidos.