A sua carreira é o nosso trabalho
Empresas
    Voltar
  Mal-entendidos e armadilhas cultura  

Causas e Efeitos da Globalização da Economia

1. Causas e Efeitos da Globalização da Economia

Causa una, causa nula. S.T.Aquino
Um dos principais factores, que tem conduzido para a corrida generalizada à globalização, tem sido o fenómeno das privatizações, um pouco por toda a parte. Privatização das empresas públicas, por um lado, e da desregulamentação (reduzindo ou desmantelando os monopólios), por outro, tem contribuído para o aumento da fluidez dos mercados e da concorrência.

A liberdade de trocas tornou-se num fenómeno de moda e levou à constituição de zonas de total liberdade económica, como é o exemplo da criação do mercado único entre os Estados Unidos e o Canadá, desde 1988, e do mercado único europeu, desde 1993. É também nesta linha que se insere a assinatura de acordos de livre-troca entre o Brasil e a Argentina e a Austrália e a Nova Zelândia.

Neste novo contexto, a ideologia da economia de mercado encontra-se numa fase de expansão e assiste-se à internacionalização dos mercados e da concorrência que se acelera, por um lado, sob o efeito cumulativo de factores favoráveis e, por outro, do próprio tempo conforme se sumariza no Quadro 1.

Factores de Aceleração da Globalização

Abertura das Fronteiras: EUA/Canadá, Europa Circulação dos produtos internacionais

Multiplicação das aquisições e fusões de empresas
Multiplicação do número de multinacionais

Aumento das viagens de homens de negócios

Serviços Internacionais para as empresas: bancos, consultores, auditores, etc.
Comunicações Circulação das imagens
Transmissão rápida das modas e "snob effect"

Globalização dos gostos e convergência das preferências

Segmentação de clientes transnacionais: adolescentes, yuppies, executivos

Pordutos e marcas com abrangência mundiais

Mensagens universais ou transculturais Produtos Mundiais Baixo custo da tecnologia

Fábricas de vocação mundial

International sourcing ou aquisição fora das fronteiras

Internacionalização de equipamentos, componentes, sub-contratantes e fornecedores Distribuição Mundial Transportes intrenacionais mais rápidos

Redes de transmissão de dados de equipamentos de telecomunicações

Padrões mundiais e internacionalização dos serviços Viagens-Turismo Clientes-Viajantes

Necessidade de presença dos produtos noutros países

Padrões mundiais de qualidade e internacionalização dos serviços aos clientes-viajantes

Internacionalização dos hotéis, bancos, organizadores de viagens, etc.

Fonte RHM (continua)


    Voltar
  Mal-entendidos e armadilhas cultura  


Deixe o seu comentário




 
Publicidade
Siga-nos: Facebook Expresso Emprego Twitter Expresso Emprego Linkedin Expresso Emprego

Publicidade


Formação Em Destaque...   Formação
 

Auditor

Page Personnel

Técnico Comercial de Moldes

Michael Page

Responsável de Loja

Randstad Professionals

Responsável de Loja

Randstad Professionals

Responsável de Loja

Randstad Professionals

Responsável de Loja

Randstad Professionals
 

Publicidade

©2014 | Expressoemprego | Todos os direitos reservados