Carreiras

10 passos para encontrar emprego

Sente que o mercado de trabalho é uma selva cheia de oportunidades? Imagina-se de arma em punho à caça dos melhores empregos? Leia o nosso artigo e saiba que há maneiras bem mais fáceis de caçar o emprego dos seus sonhos.

01.01.2000



  PARTILHAR




Inicie a caça ao emprego

O pensamento é importante nesta situação. Há determinadas coisas que deve ter em conta quando sai à caça de um emprego. Tais como:

- Ir à caça de emprego é a mesma coisa que ter que se promover e mostrar o seu talento;

- Caçar um emprego demora o seu tempo, nada aparece de repente;

- Siga um plano, mas seja flexível;

- Não desista facilmente, a esperança é sempre a ultima a morrer.


Escreva sobre si

Identifique e escreva quais são os seus pontos de interesse, quais as suas qualidades, os seus valores, necessidades e hábitos de trabalho. Se estiver bem ciente da sua personalidade, é mais fácil para si determinar qual o emprego ideal para si.

Determine os seus objectivos

Que tipo de função é que pretende desempenhar? Que tipo de actividades é que lhe dão mais prazer em executar? Qual a empresa indicada para si? Tem preferência em arranjar um emprego na sua zona geográfica, ou para si tanto faz ser perto de casa como a quilómetros de distância? Saiba primeiro o que quer antes de começar a procurar. Se souber o que quer logo à priori, a caça ao emprego vai ser mais fácil para si.

Crie uma pasta sobre a sua carreira

Prepare e arranje documentos tais como:

- Cartas de resposta a anúncios, cartas de resposta de empresas à sua candidatura;

- O seu curriculum vitae;

- Cartas de recomendação;

- Diplomas de cursos, certificados;

- Prémios e Lembranças;

- Cartões de visita de empresas, de contactos.

Organize um grupo de suporte

Escolha algumas pessoas para o ajudar a completar algumas tarefas que sejam necessárias nesta caça ao emprego. Estas pessoas para além de o ajudar neste desafio, vão apoiá-lo. Não se esqueça que várias cabeças pensam melhor do que uma.

Empresas alvo

Seleccione as empresas que acha que são ideais para si e que têm grandes possibilidades de o contratar. Escolher as empresas que mais lhe interessam é meio caminho andado na sua caça ao emprego. Procure as empresas que precisam de pessoas com o seu talento e com o seu perfil. Tente descobrir o nome da pessoa que está responsável pelos cargos a que você se candidata.

Prepare-se

Prepare todos os documentos necessários para apresentar a cada uma das empresas seleccionadas, nomeadamente: cartas de recomendação, certificados, currículo, etc…
Entregue em mãos ou envie por correio ou por e-mail à pessoa responsável pelas contratações. Mostre de maneira elucidativa que você pode vir a ser uma mais valia para a empresa.

A entrevista

Antes de ir para a entrevista faça uma pequena pesquisa sobre a empresa em causa. Vista-se de forma apropriada para a ocasião, pois não se esqueça que a imagem é o seu cartão de visita. Entre para a entrevista disposto a negociar aquilo que eles lhe oferecerem, seja humilde.

A resposta à proposta de emprego

Esta é a etapa da apreciação. Avalie as condições propostas pela empresa e caso aceite a proposta oferecida, telefone para lá a confirmar a sua resposta e pergunte quando pode começar o seu novo emprego. Caso recuse a oferta de emprego telefone para lá a dizer qual foi a sua decisão e que agradece a atenção dispensada e a oportunidade oferecida.

Avalie todo o processo de caça ao emprego

Se por acaso não conseguiu alcançar o emprego desejado, faça algumas perguntas a si próprio:

- Fiz tudo o que era necessário fazer?

- Fiz algo de errado durante esta caça?

- Onde é que eu posso melhorar ?

Não desista, pense positivo e vai ver que mais cedo ou mais tarde vai aparecer uma daquelas propostas de emprego que dificilmente dirá que não.

VD

Aproveite, consulte no Expresso Emprego as melhores ofertas de emprego e registe-se para receber a Newsletter Semanal adequada às suas preferências profissionais.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO




ÚLTIMOS EMPREGOS