Anterior     |     Seguinte  

Técnicos Especialistas na área de Administrador de Sistemas Windows (Júnior) (M/F)

Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (ESPAP, I.P.)

07.11.2025 | | Referência: 2320465

Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (ESPAP, I.P.)

  PARTILHAR






Descrição da Empresa

2025.23 - Recrutamento de 2 (dois) Técnicos Especialistas na área de Administrador de Sistemas Windows (Júnior), da carreira de Técnico para o Núcleo de Engenharia de Sistemas (NES) da Direção de Serviços Partilhados de Infraestruturas de Tecnologia de Informação e Comunicação (DITIC)


A Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (ESPAP, I.P.), pretende recrutar 2 (dois) trabalhadores/as para o exercício de funções de Técnico para o Núcleo de Engenharia de Sistemas (NES) da Direção de Serviços Partilhados de Infraestruturas de Tecnologia de Informação e Comunicação (DITIC)


Perfil do Candidato

Requisitos obrigatórios:

• Habilitações literárias ao nível do 12.º ano de escolaridade ou equivalente, devidamente reconhecido de acordo com a lei portuguesa;
• Ter residência fiscal em Portugal;
• Experiência em instalação, configuração e administração de Sistemas Windows Server;
• Experiência em instanciação e aprovisionamento de ativos VMware;
• Experiência em administração de DNS e DHCP;
• Experiência em operação Exchange;
• Experiência em operação de sistema de backup Commvault;
• Experiência em utilização de Devolutions RDM;
• Experiência em resolução de problemas, incluindo diagnóstico e solução de problemas relacionados com sistemas Windows, aplicações e serviços.

Preferencial (requisitos especialmente valorizados):

• Experiência em instalação, configuração e administração de Sistemas Windows Server:
• Experiência em utilização de Devolutions RDM:
• Experiência em operação de sistema de backup Commvault:
• Experiência em RVTools:
• Experiência em gestão de Split DNS, Primary e Reverse:

Competências associadas ao posto de trabalho e perfil pretendido:

i. Competências Transversais/Nucleares:
1. Orientação para Colaboração - Estabelecer relações efetivas com os seus interlocutores, contribuir para uma rede relacional colaborativa e promover um clima de bem-estar para alcançar objetivos comuns;
2. Orientação para Resultados - Estabelecer relações efetivas com os seus interlocutores, contribuir para uma rede relacional colaborativa e promover um clima de bem-estar para alcançar objetivos comuns.

ii. Competências Transversais/Funcionais:

1. Análise Crítica e Resolução de Problemas - Recolher, interpretar e compreender informação relacionada com a atividade, estabelecer relações e tirar conclusões lógicas a partir de factos e dados objetivos, antecipar e sinalizar problemas, utilizar processos técnico-científicos na abordagem aos problemas, e recorrer a diferentes fontes para encontrar soluções em tempo útil;

2. Iniciativa - Agir proativamente no sentido de alcançar os objetivos, intervir com autonomia em contextos críticos, realizar atividades mesmo que fora do âmbito da sua intervenção com o propósito de facilitar a resolução de problemas, procurar soluções mesmo que não tenha sido solicitado/a a fazê-lo, atuar com prontidão perante as solicitações da Organização;

3. Gestão do Conhecimento - Adquirir, atualizar e aplicar o conhecimento, partilhar o conhecimento e garantir a captura, armazenamento e acesso às informações e ao conhecimento na Organização;

2. Caracterização do eventual posto de trabalho:

As funções a desempenhar e que caracterizam o posto de trabalho são análogas às previstas para o conteúdo funcional de Técnico Especialista, em consonância com o conteúdo definido no Regulamento de Carreiras da ESPAP, I.P., compreendendo, entre outras, realizar o suporte à atividade e aos projetos de base tecnológica Microsoft, articular as atividades com a área de Gestão, Transição e Operação de Sistemas TIC, efetuar a otimização, upgrades, migrações e configuração de ambientes, não produtivos e produtivos e participar na administração e suporte de sistemas baseadas em tecnologia Microsoft.
Apoiar no desenho e implementação de arquiteturas tecnológicas baseadas em sistemas Microsoft, gerir situações de incidentes, problemas e pedidos de serviço, responder de forma rápida a soluções de suporte ao serviço PaaS, instalar, configurar e gerir servidores Windows, e recursos como Active Directory, DNS, DHCP e IIS e operar e administrar a solução integrada de backups em uso na ESPAP, I.P.;
Assegurar a passagem de conhecimento às equipas da ESPAP, I.P., analisar reportes de atividade e de indicadores, realizar reuniões de acompanhamento, controlo e avaliação da prestação, elaborar e atualizar documentação e procedimentos.

3. Local de trabalho:

Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (ESPAP, I.P.), Avenida Leite de Vasconcelos, 2, Alfragide, 2614-502 Amadora ou no «Campus XXI», sito em Avenida João XXI, 63 - 1000-300 Lisboa.


Oferta

4. Remuneração:

A remuneração a atribuir será a correspondente à base da carriera de Técnico na categoria de Técnico Especialista de acordo com o Regulamento de Carreiras da ESPAP, I.P.

6. Horário de Trabalho

O período normal de trabalho é de 40 horas semanais, distribuídas de segunda a sexta-feira em regime de horário flexível. A jornada diária é de 8 horas. O trabalho poderá ser prestado em regime híbrido de teletrabalho (2 dias presenciais e 3 dias remotos), caso a natureza das funções a desempenhar o permitam.


Contacto

7. Avaliação e seleção:

As candidaturas serão objeto de análise curricular, complementada por entrevista de avaliação de competências. Apenas os/as candidatos/as pré-selecionados/as na análise curricular serão contactados/as para a realização da entrevista.

8. Nós, eSPap, oferecemos

Novos desafios | Evolução profissional | Acesso a formação diversificada | Estrutura de comunicação com formalidade reduzida | Participação em projetos aliciantes e motivadores | Integração em equipa sólida e dinâmica | Conciliação da vida profissional, familiar e pessoal.

9. Formalização das candidaturas:

As candidaturas deverão ser remetidas exclusivamente em formato digital, no prazo de 10 (dez) dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação, acompanhado do curriculum vitae, detalhado e atualizado, e cópia do certificado de habilitações literárias, os candidatos estrangeiros, nacionais de um país que não integra a ‘UE, devem ainda anexar à sua candidatura: comprovativo de que residem em Portugal e comprovativo do grau habilitacional ou profissional, devidamente reconhecido, quando adquirido noutro país que não Portugal.





EMPREGOS SEMELHANTES





ÚLTIMOS EMPREGOS