Instituição Financeira procura um Regulatory Reporting Specialist para integrar a Direção Jurídica e Financeira.
Principais responsabilidades
Validar, submeter e monitorar os relatórios regulatórios exigidos pelo Banco de Portugal, incluindo CRC, PARI-PERSI, PAY, entre outros relatórios obrigatórios;
Assegurar a precisão e a consistência dos diferentes relatórios regulatórios, realizando verificações cruzadas e controles de validação entre os relatórios e as bases de dados internas;
Avaliar criticamente as atualizações regulatórias emitidas pelo Banco de Portugal e garantir a sua implementação dentro dos prazos, em coordenação com as equipes técnicas;
Colaborar com outras áreas da empresa em projetos internos, avaliando como esses projetos afetam os relatórios e garantindo que as alterações necessárias sejam identificadas e implementadas;
Trabalhar com outras equipes que gerem relatórios regulatórios, como EMF e FINREP, para promover uma visão integrada que permita comparar e reconciliar dados com os reportados ao CRC, assegurando controles consistentes (conhecimento de contabilidade é um diferencial);
Participar na criação e implementação de novos processos de relatório regulatório em resposta a mudanças nas regulamentações ou necessidades internas;
Contribuir para a melhoria contínua dos processos de reporte, buscando tanto a eficiência quanto a qualidade da informação reportada;
Identificar não conformidades e os riscos associados, estabelecendo planos de ação corretiva e garantindo sua execução em colaboração com outras áreas da empresa;
Junto com a equipe, implementar e realizar controles que assegurem a qualidade dos dados reportados e identifiquem possíveis inconformidades;
Atender aos requisitos do Banco de Portugal, garantindo que todos os controles exigidos sejam implementados e respondendo a quaisquer solicitações de esclarecimento ou auditoria de qualidade do regulador.
Perfil desejado
Licenciatura em Matemática, Gestão, Economia ou área similar;
Experiência obrigatória em reportes regulatórios e CRC;
Mínimo de 3 anos de experiência em análise de dados é uma vantagem;
Domínio avançado do Microsoft Office, com ênfase no Excel;
Grande interesse por temas de relatórios regulatórios bancários e análise financeira;
Conhecimentos em programação SQL e SAS são valorizados;
Capacidade analítica e visão crítica acentuadas;
Proatividade, comprometimento e senso de responsabilidade.
Benefícios adicionais
Uma boa oportunidade para o seu crescimento e desenvolvimento profissional.