Investment Operations Technician (M/F)
Optimissa
24.06.2025 | | Referência: 2288101

PARTILHAR
Empresa:
Optimissa
Descrição da Função
Estamos a contratar: Investment Operations Technician (várias posições)
Lisboa (parque das nações) Modelo híbrido
Início: a definir
Full-time
Sobre a Optimissa
A Optimissa é uma consultora especializada em mercados de capitais com presença internacional e uma forte componente tecnológica. Atuamos na ligação entre o setor financeiro e a inovação, desenvolvendo soluções à medida dos nossos clientes, que vão desde a reengenharia de processos, outsourcing de atividades operacionais, até ao desenvolvimento e implementação de aplicações financeiras.
Estamos a reforçar o nosso departamento de operações de investimento com vagas em diferentes equipas:
Settlement
Fundos
Corporate Actions
Oportunidade
Procuramos profissionais motivados e responsáveis, com espírito crítico e vontade de crescer num ambiente dinâmico e exigente. Se tens gosto pela área operacional e procuras um desafio sólido no setor financeiro, queremos conhecer-te!
Principais funções por equipa
Settlement
- Liquidação de operações de compra e venda de títulos (nacionais e internacionais)
- Envio de ordens para custodiantes e acompanhamento da liquidação
- Gestão de contas cash e reconciliações com custodiantes
- Transferência de títulos (IN/OUT) e parametrização de ativos financeiros
- Análise de reconciliações e resolução de discrepâncias
Fundos
- Gestão de liquidações de fundos internacionais e ordens de fundos nacionais
- Transferências IN/OUT e abertura/atualização de fundos no sistema
- Garantir o aprovisionamento e reconciliação das contas cash
- Processamento de subscrições/resgates e reconciliação com custodiantes ou sociedades gestoras
- Envio de reportes regulatórios e execução de tarefas paralelas definidas pelo cliente
Corporate Actions
- Processamento de eventos corporativos dos vários instrumentos financeiros.
- Parametrização dos eventos e comunicação com clientes e gestores
- Pagamento de rendimentos e controlo de contas Nostro
- Atualização de documentação de apoio, cotações e trailer fees
- Coordenação com outras equipas internas para garantir fluidez operacional
Responsabilidades transversais (todas as equipas)
- Cumprimento de procedimentos operacionais e objetivos mínimos
- Comunicação e escalada de dúvidas, riscos ou incidentes à liderança
- Proposta contínua de melhorias nos processos e mitigação de riscos
- Apoio na integração e formação de novos elementos
- Preenchimento e atualização de templates de controlo
- Participação ativa nos reportes e pedidos do cliente e da gestão
- Prevenção de backlog e manutenção de uma operativa fluída e controlada
O que valorizamos
- Licenciatura em Finanças, Gestão, Economia (preferencial)
- Atenção ao detalhe e capacidade analítica
- Proatividade e espírito crítico
- Boa capacidade de comunicação e organização
- Gosto por trabalho em equipa e foco na melhoria contínua
O que oferecemos
- Integração em projetos relevantes no setor financeiro
- Formação contínua e plano de crescimento interno
- Equipa colaborativa com cultura de entreajuda
- Flexibilidade e modelo híbrido de trabalho
- Ambiente desafiante com impacto real nos clientes

Observações
Lisboa (Portugal)