Descrição da Função
A Adecco Recruitment encontra-se a recrutar um HRBP Senior (M/F), para prestigiado cliente no setor dos transportes, sediado no Porto.
Responsabilidades
• Garantir que todas as políticas, processos e práticas definidas pela Sede são implementadas de forma consistente;
• Assegurar alinhamento entre prioridades da Unidade e diretrizes nacionais;
• Ser o embaixador da cultura, da ética, da segurança e das práticas ESG
• Apoiar a definição e execução do Plano Local de Recursos Humanos;
• Participar em reuniões de direção da Unidade, fornecendo análises, dados e recomendações.
• Traduzir necessidades operacionais em ações concretas de RH;
• Coordenar os processos de recrutamento local (triagem, entrevistas, documentação, integração).
• Acompanhar o desempenho, desenvolvimento e avaliação das equipas;
• Monitorizar saídas, causas e riscos, propondo ações corretivas;
• Garantir boas práticas de onboarding e offboarding;
• Assegurar o cumprimento das obrigações legais, laborais e regulamentares.
• Gerir relações com estruturas locais, assegurando diálogo equilibrado e construtivo.
• Acompanhar reuniões, plenários e interações formais.
• Atuar como ponto de contacto para resolução de conflitos e comunicação institucional.
• Realizar visitas regulares às instalações, parques, oficinas e pontos operacionais.
• Estar disponível junto das equipas e chefias para acompanhamento, diagnóstico e suporte.
• Observar comportamentos, práticas e necessidades, antecipando riscos humanos e operacionais.
• Apoiar tecnicamente a Unidade nos procedimentos disciplinares.
• Recolher documentação, evidências e testemunhos.
• Articular com a Assessoria Jurídica externa e garantir cumprimento de prazos.
• Monitorizar KPI´s de RH
• Identificar desvios e propor planos de ação.
• Supervisionar, orientar e apoiar os Técnicos de RH locais.
• Garantir coerência no registo, documentação e cumprimento de prazos administrativos.
• Facilitar a ligação entre operações locais e processos nacionais.
• Implementar a nível local iniciativas nacionais definidas pela Sede
• Apoiar auditorias internas e externas nas áreas de RH, segurança e formação.
Perfil
- Licenciatura em Gestão, Recursos Humanos ou área similar;
- Mínimo de 10 anos de experiência na área;
- Capacidade de gestão de equipas
- Capacidade de influencia e contacto com diferentes stakeholders;
- Capacidade de gestão de processos de recrutamento a nível nacional.